logo Melhores Destinos

Como é voar com a Air France do Brasil para Europa na nova classe executiva do Boeing 777-200ER

Como é voar com a Air France do Brasil para Europa na nova classe executiva do Boeing 777-200ER

CDG Paris
GRU São Paulo
AF 456
Avião Boeing 777-200ER
Classe Executiva
Poltrona
Data 14/12/15
Partida 10:30
Chegada 19:19
Duração
Por
7/05/2016 às 15:41

A Air France está investindo significativamente na modernização de sua frota, trazendo para o Brasil aviões Boeing 777 com o interior completamente renovado, incluindo novos assentos-cama ultramodernos na classe executiva, além de um novo sistema de entretenimento em alta definição. Essas novidades já estão presentes em um dos dois voos que partem diariamente de São Paulo para o Aeroporto Charles de Gaulle. O Melhores Destinos foi conferir as novidades da nova cabine de classe executiva da Air France, que você acompanha nessa avaliação exclusiva!

Sobre a Air France

A Air France é a maior empresa aérea da França e uma das maiores da Europa. Foi fundada em 1933. Juntamente com a KLM, as companhias formam um dos maiores grupos de aviação do planeta. É membro da aliança global Skyteam. Seu principal centro de operações é no gigantesco aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. A Air France possui mais de 238 aeronaves, voando para quase 200 destinos no mundo. No Brasil, atualmente, possui voos diários ligando São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília à Europa, bem como um acordo comercial com a GOL, que conecta os principais aeroportos brasileiros com os voos da Air France.

Duração da viagem: 11h55m   Aeronave: Boeing 777-200ER reformado

Capacidade: 280 passageiros (40 Executiva; 24 Premium Economy e 216 Econômica)

Destaques positivos: nova configuração da cabine, novas poltronas-cama, refeições

O que pode melhorar: ausência de Wi-fi

Check-in

Check-in

Optei por fazer o check-in num totem na entrada do aeroporto, que estava vazio. A fila para despacho de bagagens era pequena para passageiros da classe executiva ou Sky Priority. O susto ficou pela fila da segurança e do controle de passaporte, que estava gigantesca, mesmo na parte preferencial do Sky Priority. Gastei cerca de 30 minutos para acessar a parte interna do excelente e moderno Terminal 2E. Achei bem demorado! Recomendo ficar atento e não deixar para entrar muito próximo do horário do voo.

No Terminal tinham pelo menos quatro Airbus A380 da Air France (para quem não conhece, o maior do mundo, aquele de dois andares). Não sabia para que lado olhar. Além disso, a estrutura é bem moderna. A área de embarque dispõe de computadores com acesso à internet, videogames e muitas lojas. Muito agradável!

Sala Vip

A Air France tem uma nova e gigante sala Vip no Terminal 2E, para quem embarca de Paris para o Brasil em seus voos. Passageiros em primeira classe, classe executiva e com status Flying Blue Platinum ou Gold e SkyTeam Elite Plus voando Air France, KLM ou em companhias aéreas parceiras podem utilizar o excelente lounge.

O lounge fica logo depois da área de segurança. É muito bonito e moderno. Uma decoração incrível e muito bom gosto! Oferece Wi-Fi com excelente velocidade, banheiros, duchas e toalha de banho, sala de repouso, sala de TV, jornais e revistas. Muitos pontos de energia disponíveis! Tem até tablets.

Um diferencial da sala é o spa, que oferece serviços mediante agendamento. Não deu tempo pra eu conferir, mas pareceu bem atrativo. Vale a visita! Dá pra relaxar bastante. O risco é relaxar demais e perder o voo! Já pensou? 🙂

Para comer, algumas opções quentes e frias, sanduíches e petiscos. Muita coisa mesmo. Para beber, desde refrigerantes, tônica e sucos variados, até chá, leite e café expresso. Tem ainda dezenas de opções de vinhos, champanhes, whisky, vodca, licores, entre outras opções.

Embarque

O embarque começou e encerrou tranquilamente, dentro do horário previsto. Ao entrar no avião, encontramos na poltrona uma manta, travesseiro e um cabide com o número da nossa poltrona. Se você tiver um paletó, blaser ou casaco os comissários se encarregam de pendurar para você. Muito fino e prático!

Ainda durante o embarque, os comissários servem champanhe, água e entregam cardápio.

Cabine

A nova cabine é excepcional, a começar pela excelente configuração adotada, 1 – 2 – 1, com 10 fileiras de apenas 4 assentos, totalizando 40 casulos com poltronas-cama. Todos os assentos dão acesso ao corredor, no formato espinha de peixe, com bastante conforto e privacidade. Os acabamentos estão todos novos e bem conservados. Decoração de muito bom gosto. É irreparável o trabalho da Air France na reconfiguração dessa aeronave. Parabéns!

O assento ficou mais largo e reclina 180 graus, virando uma cama (flat-bed). O apoio para os pés é bem espaçoso. O posicionamento das poltronas favorece e muito a privacidade. Notem que há uma divisória

Entretenimento

Cada assento possui uma tela individual de alta definição de 20 polegadas, sensível ao toque, que conta com um moderno sistema de entretenimento, com conteúdo sob demanda. Há um controle remoto, também como rela sensível ao toque. O sistema dispõe de 12 idiomas e mais de 1.000 horas de entretenimento, com filmes, documentários, seriados, desenhos, jogos etc., cuja oferta é renovada todos os meses. É uma boa seleção que mescla conteúdo novo e antigo. É possível consultar a programação completa.

O sistema acompanha um fone de ouvido com isolamento de ruídos.

A nécessaire é um destaque positivo, bonita, elegante e diferente.

Serviço de Bordo

São servidas 3 refeições durante o voo. Em nosso voo, o menu era assinado pelo Chef Jean-Marie Massaud.

Em função do horário de decolagem, nosso voo contou com almoço, lanche e uma refeição leve antes do pouso. (Sugestão: não coma antes de embarcar!)

Almoço

O almoço da classe classe executiva começou cerca de 30 minutos após a decolagem. O serviço começa com os comissários trazendo toalhas quentes para a limpeza das mãos, seguido de bolacha com patê como aperitivo. São oferecidos vários tipos de bebidas, vinhos, refrigerantes e sucos, além de tônica, cerveja e chá.

A entrada estava impecável. Camarão sauté, vinagrete de fruta cítrica, vieiras sauté, fricassê de abobrinha com tomate, pão quente com manteiga e azeite, além de uma deliciosa seleção de queijos. Estava bom demais!

IMG_3036

Para o almoço, eram 4 opções de pratos do dia: filé com molho de cebola e vinho branco, batatas assadas ao alho e cenouras sauté (minha opção), ou filé de frango caseiro com molho de raiz forte, purê de batata e cenouras sauté, ou filé de bacalhau com avelãs, molho de carne, aipo e castanhas, ou ainda lasanha de cogumelo com molho cremoso.

Não me arrependi da escolha! O filé estava um pouco ressecado, mas bem quente. Ficou bom quando utilizei o molho, que reduziu a secura da carne. Foi uma refeição muito boa.

IMG_3028

De sobremesa, muitas opções. Duo de mousse de chocolate, bolo, sorvete e salada de frutas frescas. Demais!

Refeição leve

IMG_3003

Comissários e equipe de solo

Não tenho reclamações das equipes de solo e dos comissários que me atenderam nessa viagem. Os funcionários da Air France foram profissionais e eficientes. Não dá pra esperar um show de simpatia, mas os funcionários foram gentis.

Programa de Fidelidade

A Air France, juntamente com a KLM utilizam o Flying Blue como programa de fidelidade. O voo entre São Paulo e Paris permite acumular até 5.829 milhas por trecho ou 11.658 ida e volta, mais um bônus adicional de 5.829 milhas pela tarifa de Executiva, totalizando 17.397 milhas . A partir de 5 mil milhas já é possível resgatar trechos em períodos promocionais, para voar dentro da Europa.

A empresa faz parte da aliança global Skyteam, onde oferece benefícios e parcerias em conjunto com empresas como KLM, Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Alitalia, Delta, Korean, entre outras. Quem tiver status Elite ou Elite Plus em alguma das empresas da Skyteam, pode desfrutar de vários serviços adicionais ao voar Air France, como check-in e embarque prioritários, franquia adicional de bagagem, assentos preferenciais e acesso às salas VIP (apenas Elite Plus).

No Brasil, a Air France mantém acordo de compartilhamento de voos com a GOL e parceria para o acúmulo e resgate de milhas com o Smiles. É possível resgatar passagens do Brasil para Europa para voar com a Air France a partir de 50 mil milhas Smiles ou a partir de 20 mil para voos dentro da Europa. Confira em detalhes as tarifas e o percentual de acúmulo de voos de parceiros no Smiles em nosso guia exclusivo.

Conclusão

Pousamos suavemente no aeroporto de Guarulhos dentro do horário previsto.

Voar com a Air France em sua cabine reformada foi uma experiência agradável! Não é a toa que a Air France acumula nota 8.2 (juntando classe econômica com classe executiva) no ranking de companhias aéreas do Melhores Destinos.

Nota: os funcionários da Air France não tiveram conhecimento sobre o review ou sobre a presença de nossa equipe a bordo. Não houve tratamento diferenciado em nenhum momento. O anonimato nos permite retratar a experiência real que um passageiro terá ao voar com a companhia aérea. Além disso, os comentários retratam não apenas como eu fui tratado, mas como os funcionários trataram os demais passageiros.

E você, o que achou? Já voou ou vai voar com a Air France na classe executiva? Cabine antiga ou nova? Ficou com alguma dúvida? Teve uma experiência semelhante ou diferente da minha? Comente e participe!

—-

Leonardo Cassol – é editor do Melhores Destinos e especialista em milhas e programas de fidelidade. Possui o status máximo nos quatro programas de fidelidade nacionais: Black Signature Latam Fidelidade (One World Emerald), Smiles Diamante, Amigo Diamante (Star Alliance Gold) e TudoAzul Diamante. Também foi membro Premier 1K (Star Alliance Gold) no MileagePlus United por 6 anos consecutivos e Freccia Alata Plus (Sky Team Elite Plus) na Alitalia. Acumula e utiliza, em média, 1 milhão de milhas a cada ano. 

Nota final.

Air France

Paris - São Paulo

Voo AF 456

8,9
Embarque 9,0
Assento 10
Entretenimento 9,0
Amenidades 8,5
Equipe 8,5
Fidelidade 8,5