logo Melhores Destinos

Como é voar com a Air France do Brasil para Europa em classe econômica premium!

Como é voar com a Air France do Brasil para Europa em classe econômica premium!

GRU São Paulo
CDG Paris
AF 459
Avião Boeing 777-200ER
Classe Premium Economy
Poltrona
Data 12/12/15
Partida 21:25
Chegada 11:30
Duração
Por
7/05/2016 às 15:41

A Air France está investindo significativamente na modernização de sua frota, trazendo para o Brasil aviões Boeing 777 com o interior completamente renovado, incluindo novos assentos na classe econômica e na classe executiva, além de um novo sistema de entretenimento. Essas novidades já estão presentes em um dos dois voos que partem diariamente de São Paulo para o Aeroporto Charles de Gaulle. O Melhores Destinos foi até Paris conferir as novidades da nova cabine, que você acompanha nessa avaliação exclusiva das classes Econômica e Premium Economy!

Sobre a Air France

A Air France é a maior empresa aérea da França e uma das maiores da Europa. Foi fundada em 1933. Juntamente com a KLM, as companhias formam um dos maiores grupos de aviação do planeta. É membro da aliança global Skyteam. Seu principal centro de operações é no gigantesco aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. A Air France possui mais de 238 aeronaves, voando para quase 200 destinos no mundo. No Brasil, atualmente, possui voos diários ligando São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília à Europa, bem como um acordo comercial com a GOL, que conecta os principais aeroportos brasileiros com os voos da Air France.

Duração da viagem: 11h55m   Aeronave: Boeing 777-200ER reformado

Capacidade: 280 passageiros (40 Executiva; 24 Premium Economy e 216 Econômica)

Destaques positivos: sistema de entretenimento, reclinação da poltrona, refeições

O que pode melhorar: ausência de Wi-fi

Check-in

A Air France opera no novo e moderno Terminal 3 do GRU Airport – Aeroporto Internacional de Guarulhos. Chegamos cerca de 3 horas antes do voo e, como as imagens demonstram, o check-in estava bem vazio, com pronto atendimento. Como eu já havia feito o check-in pela internet (poltrona 19L – janela – classe Premium Economy), passei lá apenas para conferir a situação e tirar algumas fotos.

O acesso ao embarque em Guarulhos se dá através de painéis eletrônicos, com leitura eletrônica dos cartões de embarque. A fila do controle de passaportes estava bem tranquila, então rapidamente pude ir para a sala vip utilizada pela empresa.

Sala Vip

A Air France e a KLM utilizam o Executive Lounge GRU Airport. Podem acessar o lounge passageiros em primeira classe, classe executiva, ou com status Flying Blue Platinum ou Gold e SkyTeam Elite Plus. Utilizei a sala usando o cartão Milemiglia Alata Plus (SkyTeam Elite Plus), que foi obtido através da promoção de status match da Alitalia.

É um lounge bacana, bem funcional, que conta com serviço de banho e dispõe de Wi-Fi, jornais e revistas. Para comer, opções quentes e frias, massa com molho, quiche, mini saladas, sanduíches, vários tipos de doces. Para beber, vinho, espumante, whisky 12 anos, licor, refrigerantes, tônica e sucos, café expresso, entre outras opções.

O lounge estava vazio quando eu cheguei, mas chegou a ficar bem movimentado minutos antes do embarque. Achei o lounge confortável e adequado.

Embarque

O embarque iniciou e finalizou no horário previsto, começando pelas prioridades estabelecidas pela legislação brasileira. Em seguida, embarcaram as prioridades comerciais e os demais passageiros, conforme os assentos marcados. Os passageiros estavam ansiosos para embarcar, então houve um certo atropelo quando o embarque iniciou.

Decolagem

A decolagem foi tranquila e ocorreu no horário previsto.

Cabine

Premium Economy

A class econômica premium da Air France é mais do que o uma poltrona com maior distância entre as demais. É, de fato, uma classe de serviço, com divisórias internas, poltrona e serviço diferenciado. Não chega nem perto da classe executiva, mas, de fato, oferece mais espaço e mais conforto para quem estiver disposto a pagar um pouco mais.

A cabine Premium Economy possui 3 fileiras de 8 assentos, na configuração 2 x 4 x 2. Aí tem a primeira grande diferença da econômica normal, que possui 10 assentos por fileira, na configuração 3 x 4 x 3. São 30,5 cm, contra 22,9 da classe econômica tradicional!

O assento é diferenciado, com apoio reclinável para a cabeça, luminária retrátil, tomada, apoio para os pés, maior reclinação da poltrona e um cobertor e travesseiro diferenciados. Além disso, tem alguns mimos, como fone de ouvido diferenciado, uma garrafa de água no assento, além de um item adicional do serviço de bordo, que conta com cardápio. É, de fato, um serviço premium.

No entanto, apesar do ótimo espaço entre as poltronas, confesso que não achei o assento tão confortável assim. Tive dificuldade para dormir, pois não achei uma posição adequada. Talvez por ser a primeira vez, talvez pelo assento ser esquisito mesmo. Por favor, opinem! Mas a nota se refere ao assento da econômica premium

Econômica

Já a classe econômica tradicional me surpreendeu pela reclinação da poltrona (foto), bem mais generosa do que na mesma aeronave da co-irmã KLM. São 22,9 cm de espaço. O acabamento da poltrona é em couro escuro, com detalhes em vermelho. Os assentos também possuem tomada de energia e um bom acabamento.

São 5 banheiros para atender a classe econômica. Os lavatórios são básicos, sem nenhum diferencial.

Entretenimento

Cada assento possui uma tela individual de alta definição, sensível ao toque, que conta com um moderno sistema de entretenimento, com conteúdo sob demanda. O sistema dispõe de 12 idiomas e mais de 1.000 horas de entretenimento, com filmes, documentários, seriados, desenhos, jogos etc., cuja oferta é renovada todos os meses. É uma boa seleção que mescla conteúdo novo e antigo. É possível consultar a programação completa.

Amenidades

Os fones de ouvido são um importante diferencial, pela qualidade. Na Premium Economy tem fones anti-ruído.

Passageiros em Premium Economy recebem ainda uma nécessaire, com máscara de dormir, lenço refrescante, meia e protetor auricular.

Serviço de Bordo

Jantar

Cerca de 30 minutos após a decolagem o jantar começou a ser servido. Um diferencial da Premium Economy é o cardápio impresso, além de um item adicional na refeição. De entrada: Foie Gras e camarão servidos sobre manga marinada (item adicional da Premium Economy), com duas opções de prato principal: carne sauté ao estragão com arroz com açafrão e cenouras Vicky (minha opção), ou pene com queijo e molho marinara. Adicionalmente, queijos, doces, bolo de maça e frangipane com amêndoa.

A comida estava boa, quente, gostosa, e com boa apresentação para o padrão de uma classe econômica. A sobremesa era um pouco seca, mas deu pra comer numa boa. O pão estava frio.

De sobremesa, sorvete! Acontece que eu comi e esqueci de tirar foto (desculpa!). Mas sorvete é sorvete… não tem muito o que ver não.

Café da manhã

Aproximadamente 2 horas antes de pousar, inicia o serviço de café da manhã, com frutas, pão, omelete com tomate, iogurte, café e suco de laranja. A omelete estava boa. As frutas estavam bem amargas. O resto estava ok.

Comissários e equipe de solo

Não tenho reclamações das equipes de solo e dos comissários que me atenderam nessa viagem. Os funcionários da Air France foram profissionais, gentis e eficientes. Não dá pra esperar um show de simpatia, mas transcorreu tudo bem.

Programa de Fidelidade

A Air France, juntamente com a KLM utilizam o Flying Blue como programa de fidelidade. O voo entre São Paulo e Paris permite acumular até 5.829 milhas por trecho ou 11.658 ida e volta, mais bônus pela tarifa de Premium Economy. A partir de 5 mil milhas já é possível resgatar trechos em períodos promocionais, para voar dentro da Europa.

A empresa faz parte da aliança global Skyteam, onde oferece benefícios e parcerias em conjunto com empresas como KLM, Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Alitalia, Delta, Korean, entre outras. Quem tiver status Elite ou Elite Plus em alguma das empresas da Skyteam, pode desfrutar de vários serviços adicionais ao voar Air France, como check-in e embarque prioritários, franquia adicional de bagagem, assentos preferenciais e acesso às salas VIP (apenas Elite Plus).

No Brasil, a Air France mantém acordo de compartilhamento de voos com a GOL e parceria para o acúmulo e resgate de milhas com o Smiles. É possível resgatar passagens do Brasil para Europa para voar com a Air France a partir de 50 mil milhas Smiles o trecho ou a partir de 20 mil para voos dentro da Europa. Confira em detalhes as tarifas e o percentual de acúmulo de voos de parceiros no Smiles em nosso guia exclusivo.

Conclusão

A aeronave pousou em Paris um pouco antes do previsto. O desembarque iniciou rapidamente, após a aeronave encostar no terminal. Como voei um pouco depois dos atentados terroristas de Paris, deu pra perceber uma vigilância ostensiva do Exército e da Polícia francesa. Mas não teve nenhum susto e tudo transcorreu normalmente, inclusive na imigração.

Voar com a Air France em sua cabine reformada foi uma experiência agradável! Não é a toa que a Air France acumula nota 8.2 no ranking de companhias aéreas do Melhores Destinos.

Nota: os funcionários da Air France não tiveram conhecimento sobre o review ou sobre a presença de nossa equipe a bordo. Não houve tratamento diferenciado em nenhum momento. O anonimato nos permite retratar a experiência real que um passageiro terá ao voar com a companhia aérea. Além disso, os comentários retratam não apenas como eu fui tratado, mas como os funcionários trataram os demais passageiros.

E você, o que achou? Já voou ou vai voar com a Air France? Cabine antiga ou nova? Ficou com alguma dúvida? Teve uma experiência semelhante ou diferente da minha? Comente e participe!

—–

Leonardo Cassol – é editor do Melhores Destinos e especialista em milhas e programas de fidelidade. Possui o status máximo nos quatro programas de fidelidade nacionais: Black Signature Latam Fidelidade (One World Emerald), Smiles Diamante, Amigo Diamante (Star Alliance Gold) e TudoAzul Diamante. Também foi membro Premier 1K (Star Alliance Gold) no MileagePlus United por 6 anos consecutivos e Freccia Alata Plus (Sky Team Elite Plus) na Alitalia. Acumula e utiliza, em média, 1 milhão de milhas a cada ano. 

Nota final.

Air France

São Paulo - Paris

Voo AF 459

8,1
Embarque 8,0
Assento 7,0
Entretenimento 8,5
Amenidades 8,5
Equipe 8,5
Fidelidade 8,5