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Como é voar com a Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires!

Como é voar com a Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires!

GIG Rio de Janeiro
AEP Buenos Aires (Aeropoarque)
1293
Avião Boeing 737-800
Classe Econômica
Poltrona
Data 29/11/2017
Partida 11:10
Chegada 13:30
Duração
Por Leonardo Cassol
6/12/2017 às 0:19

Era a primeira vez que eu ia voar com a Aerolíneas Argentinas. Confesso que estava um pouco apreensivo, já que no passado eu li e ouvi muitos relatos de problemas operacionais, atrasos nos voos e um serviço de má qualidade. Ao mesmo tempo, eu sabia que a companhia havia renovado sua frota e implementado grandes mudanças nos últimos anos, melhorando sua eficiência operacional. Teria a companhia evoluído o suficiente para prestar um serviço de boa qualidade? Foi o que eu pude avaliar nessa viagem do Rio de Janeiro para o Aeroparque, que você confere em detalhes agora.

Sobre a Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas é a maior companhia aérea da Argentina. Junto com a subsidiária Austral, voa para 36 destinos dentro da Argentina e outros 22 destinos internacionais, a partir dos aeroportos Aeroparque Jorge Newbery e Ezeiza Internacional, em Buenos Aires. O grupo é membro da aliança global SkyTeam, junto com Delta, Air France, KLM, Aeroméxico e outras 15 companhias.

A Aerolíneas possui em sua frota aeronaves Airbus 330, Airbus 340, Boeing 737-700 / 800. A Austral opera aeronaves Embraer 190.

Resumo da avaliação

Duração do voo: 3 horas e 25 minutos (Rio /Galeão – Buenos Aires/Aeroparque)

Destaques positivos: cabine, poltronas e organização do embarque

Pontos a melhorar: entretenimento e falta de tomadas de energia

Check-in

Minha viagem era a trabalho. O bilhete foi comprado através de uma agência de viagens e, ao receber o localizador dois dias antes da viagem, tentei sem sucesso reservar o assento pelo site da companhia. Como faltava pouco tempo para o check-in online abrir (ele pode ser feito entre 2 horas e 36 horas antes do voo), não me preocupei em correr atrás, apesar do medo de viajar sozinho na poltrona do meio. Faltando menos de 30 horas para o voo eu fui no site da Aerolíneas e tentei fazer o check-in. A dificuldade foi que eu não consegui inserir meu número Smiles como programa de passageiro frequente. Já que a empresa argentina tem parceria com o programa brasileiro, eu queria pontuar as milhas dessa viagem na Smiles. E parece que isso não é possível pelo site. Mas não desisti! Baixei o app da Aerolíneas e consegui fazer o check-in adicionando a Smiles como programa de fidelidade. E consegui reservar uma janela, na poltrona 22A.

Não tem como salvar o cartão de embarque da Aerolíneas na carteira do celular, como na maior parte das companhias aéreas. O sistema é bem antiquado. Tem que imprimir em casa, ou no aeroporto. Mesmo não tendo bagagem para despachar, passei nos balcões de check-in do Galeão para checar a situação. A empresa utiliza a Asa C, no Terminal 2. Estava bem vazio. Aproveitei para imprimir meu cartão de embarque no totem de autoatendimento, sem dificuldade.

Sala VIP Smiles

Como a Aerolíneas é parceira da Smiles, clientes Smiles Ouro e Diamante podem utilizar a sala VIP Internacional do programa no Galeão, com até um acompanhante. Também há uma sala quase igual a essa em Guarulhos.

O lounge é bem amplo, confortável e estava quase vazio. Afinal, a viagem era pela manhã, quando a quantidade de voos internacionais é menor.

É possível carregar o celular e computador, utilizar internet, comer e beber à vontade. São muitas opções de lanches ou mesmo comida. O cardápio muda conforme o horário. Pela manhã tinha ovos mexidos e salsicha, além vários tipos de sanduíche. Na parte da tarde e noite são servidos drinks e vários tipos de bebidas alcoólicas.

O tempo passou rápido. Deu pra escrever dois posts inteiros para o Melhores Destinos, e forrar o estômago até que o embarque do meu voo fosse anunciado.

Embarque

O embarque começou pontualmente, de forma bem organizada, mesmo como  voo completamente lotado. Notei que alguns torcedores do Grêmio estavam indo para Buenos Aires assistir a final da Libertadores, que aconteceria naquela noite.

O embarque encerrou um pouco antes do previsto, liberando a aeronave para seguir pontualmente para a decolagem.

Cabine

O Boeing 737-800 utilizado pela Aerolíneas Argentinas parecia ter pouco tempo de uso, e tinha o SkyInterior, com janelas e compartimentos de bagagens maiores, iluminação em LED e cabine mais confortável.

São 162 assentos na classe econômica e 8 na Club Economy, uma classe econômica premium, com apenas 4 assentos por fileira.

As poltronas têm acabamento em couro e são bem densas, mais confortáveis que as ultra finas usadas por outras companhias que operam nessa rota. Além disso, oferecem uma boa reclinação.

Club Economy

A Club Economy possui apenas 8 poltronas, 2 fileiras de 4 assentos (2×2). Há uma cortina que divide as cabines, ficando o banheiro da parte da frente exclusivo para a tripulação e para os passageiros que voam nessa classe.

Não sei dizer se o serviço de bordo é diferenciado e se vale a pena, pois viajei na econômica tradicional. Mas tirei fotos das poltronas.

Mesmo com bastante espaço, os compartimentos de bagagem ficaram lotados.

Entretenimento

O Boeing 737 da Aerolíeneas não possui monitores individuais de entretenimento. Nem coletivos! Mas existe um sistema que pode ser usado nos celulares, tablets e computadores dos próprios passageiros, além da revista de bordo.

Sistema de entretenimento

É fácil se conectar ao sistema de entretenimento seguindo as instruções do folheto explicativo.

O problema fica por conta do conteúdo, que é bem pobre e parece totalmente voltado para o público argentino. Não há sequer um filme ou uma série minimamente conhecidos… Não dá vontade de assistir nada.

Desisti! Como eu tinha conteúdo salvo no meu celular, decidi assistir alguns episódios da série The Big Bang Theory. Foi uma boa escolha, com diversão garantida! Senti falta de tomadas de energia. Mas consegui carregar o celular no meu notebook.

Depois de assistir 2 episódios e do serviço de bordo, dormi pesado. E só acordei na hora de pousar.

Serviço de Bordo

Quase uma hora depois da decolagem os comissários iniciaram o serviço de bordo. Foi servido um sanduíche de miga, com “pan de miga”, com refrigerante, suco ou água. De sobremesa, uma mini alfajor de dulce de leche, que vem dentro de uma simpática caixinha que você confere na imagem abaixo.

O sanduíche estava gostoso e com bastante recheio de presunto, queijo prato e manteiga. Nada mal para um voo de 3 horas. Gostei.

Comissários e equipe de solo

Os comissários foram gentis e prestativos durante todo o voo, que foi bem tranquilo e sem imprevistos. Pelo menos um deles falava e entendia português.

Em solo tive um rápido contato com os funcionários responsáveis pelo embarque, que foram ágeis e conduziram o processo com uma organização impecável.

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da companhia é o Aerolíneas Plus. Para brasileiros e quem não viaja com frequência com a empresa, não faz muito sentido utilizá-lo.

A Aerolíneas também tem parceria com a Smiles. O acúmulo é em função da quantidade de milhas voadas. Eu acumulei 1.232 milhas por trecho, ou 2.464 milhas na viagem de ida e volta. O crédito foi rápido, 3 dias após a viagem. Os trechos e as milhas acumuladas nos voos contam para qualificação de categoria. Veja as regras de acúmulo das tarifas da Aerolíneas na Smiles.

Outra opção é acumular em um dos programas das companhias aéreas membro da Skyteam , como Delta, Air France e KLM, entre outras.

Conclusão

O voo foi bem tranquilo. Pousamos suavemente um pouco antes do previsto no Aeroparque, que é o aeroporto central de Buenos Aires (lembra o Santos Dumont, no Rio de Janeiro). A Aerolíneas oferece voos diretos em horários bem convenientes para esse aeroporto, partindo de algumas cidades brasileiras. E isso é um diferencial importante.

Como o Aeroparque é relativamente pequeno para operações nacionais e internacionais, o embarque e desembarque tem grande chance de ser remoto. Assim que pousamos já havia um ônibus esperando os passageiros, seguido de outros dois.

A passagem pela imigração e controle de passaportes levou cerca de 20 minutos. Esse tempo pode ser maior ou menor dependendo do horário de chegada do voo.

Voo de retorno

Como não vou fazer uma avaliação do voo de volta, já que a experiência foi muito parecida, relato aqui alguns destaques.

O check-in estava relativamente vazio, já que existem várias seções dependendo da região de destino do voo. Já o embarque em Buenos Aires atrasou um pouco e foi menos organizado, dada a limitada infraestrutura do aeroporto. Mas isso não chegou a comprometer o horário de chegada do voo no Rio de Janeiro.

O acesso à aeronave foi novamente feito remotamente, com o auxílio de ônibus. Durante o voo, foi tudo muito tranquilo e semelhante ao voo de ida.

Avaliação final

Fiquei positivamente surpreso com a qualidade e a consistência do serviço oferecido pela Aerolíneas Argentina. Pontualidade, aeronaves novas e confortáveis, bom serviço em solo e no ar. Se a Aerolíneas Argentinas for uma boa opção para uma futura viagem minha, não hesitarei em voar novamente com a empresa.

E você, voou recentemente com a Aerolíneas Argentinas? Como foi a sua experiência? Comente e participe!

Nota final

Aerolíneas Argentinas

Rio de Janeiro - Buenos Aires (Aeropoarque)

Voo 1293

8,0
Embarque 10
Assento 8,0
Entretenimento 6,0
Amenidades 7,5
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0

44 Comentários

  • Luclecio says:

    Muito bom o relato. Estarei indo em junho com minha esposa para Buenos Aires e de la para Santiago. Estou com duvida se vou da capital argentina para Mendonza com a Aerolineas passar uns dias la e depois atravessar os andes de bus ou se vou direto de buenos aires a santiago em um voo da KLM? O que me indicariam? Alguem ja voou com a KLM nesse trecho?

  • Jackson Alves says:

    Parabéns pelo relato!

  • Ernesto Lippmann says:

    Pena que Buenos está cara para nós brasileiros…..

  • Ernesto Lippmann says:

    Et…. quem for no aeroparque, é melhor pegar taxi fora das fila oficial, com o cuidado de escolher aqueles marcados “radio taxi”. São frequentes as reclamações sobre os taxis do Aeroparque. Para quem vai para Palermo e tem pouca bagagem, uma opção e o onibus comum, basta comparar e carregar um cartão sube (bilhete unico) no kiosco do primeiro andar e pegar o onibus em frente. Demora 20 minutos, e normalmente da para ir sentado. custa menos de 2 reais. Para o centro tem o aerobus, um pouco mais caro.

  • Diogo Beiral says:

    Bom relato, achei um pouco desnecessário falar sobre o acesso ao lounge da smiles, pois, aos leitores mais leigos, pode parecer que isso faz parte de uma experiência geral dos vôos operados pela aerolíneas.
    Obrigado por compartilhar.

  • Marcos Castilho says:

    Como a pessoa enfrenta a maior dificuldade para fazer o check in, e dá nota 10 para o mesmo? Parei de ler logo ali, pois vi que não tem crédito nenhum essa avaliação.

  • Pedro Henrique says:

    A club economy é a classe executiva em voos de curta/média duração. O serviço é diferente e segue padrões de classe executiva em voos internacionais. Mas em voos domésticos na Argentina o serviço é igual.
    Já voei varias vezes, mas a questão de valer a pena ou não vai de cada um, pois como a duração é pouca, acaba não sendo desgastante.

  • Letícia Cavallari says:

    Saberia me dizer como faço para usar as milhas smile para comprar passagens na aerolineas?!

  • André Franco says:

    Eu li tudo e não entendi o porque deu 10 para o check-in.

  • Rafael Poggi says:

    Sempre tive receio de voar com a Aerlíneas, dado relatos de amigos e parentes que já voaram com ela. Mas agora eu até que arriscaria, mesmo sem o serviço de entretenimento – que faz falta num voo de média duração como esse.

  • Rodrigo Rodrigues says:

    Valeria nota 0 para o entretenimento , já que nem tem, e ainda assistir filme sem tomada ?!

  • Alexandre Mazzacaro says:

    So pode ser materia paga.
    Algum tempo atras voei El calafate—-Buenos Aires, deixaram na origem nossas malas pois o aviao pesava demais, dois dias com a roupa do corpo e procurando a empresa que nao nos deu a minima. Tivemos que comprar tudo.
    Na volta com coneccao em Foz do Iguacu o aviao atrasou e era velho demais, o braco da postrona estava envolvido com fita isolante e ao taxiar saiu um jorro de combustivel da asa, um assombro. A tripulacao achou normal…….
    Aqui no Rio foi para juizo e pagaram otima indenizacao pela safadeza com as bagagens.
    So deixaram pra tras as bagagens dos brasileiros, inacreditavel atitude. Aerolineas nunca mais.

    • Alexandre, foi a experiência que eu tive. Não fazemos matéria paga não. As fotos e o relato são genuínos. Eu até citei que fiquei impressionado pois não esperava uma experiência tão boa. Problemas como o que ocorreu com você infelizmente acontecem todos os dias, em todas as companhias aéreas. Poderia ser comigo também, mas não foi. Uma mesma cia pode oferecer experiências bem distintas. Se você viajar um pouco vai perceber isso. Lamento que tenha acontecido com você.

      • Ernesto Lippmann says:

        Tambem voei recentemente com as Aerolineas, e minha percepção bateu com a do FR do Leo. Pequeno atraso, de 15 minutos, mas avião novo, tripulação ok, consegui assento de emergência sem cobrança de tarifa, e a vantagem de pousar no Aerparque.

  • Jéssika Carvalho says:

    Senti falta do entretenimento, praticamente nao há

  • Lilian says:

    Adorei a avaliação, já que vou voar 27/12 foi muito bom o seu relato. Já estava preocupada.

  • Murilo de Sousa Rosa says:

    Boa noite! Qual a melhor opção para ir do aeroporto Ezeiza para o Aeroparque? Obrigado.

    • Murilo, os dois são bons, depende do que você prefere. O Aeroparque é bem mais próximo da cidade. O transporte sai mais em conta. Ezeiza tem uma infraestrutura melhor e muito mais opções do freeshop.

      • Murilo de Sousa Rosa says:

        Obrigado Leonardo! Mais uma dúvida, para quem vai descer em Ezeiza, lá pelas 11:00 da noite e precisa ir para o Aeroparque, há horários de ônibus noite a dentro? Mais uma vez obrigado.

    • Murilo, os dois são bons, depende do que você prefere. O Aeroparque é bem mais próximo da cidade. O transporte sai mais em conta. Ezeiza tem uma infraestrutura melhor e muito mais opções do freeshop.

    • Diogo Marxx Ramirez says:

      Ônibus executivo da Manuel Tienda Leon. Tem também da Arbus, mas a grade de horários dele é mais restrita.

  • André Costa says:

    Pra Buenos Aires é de boa, já pra Bariloche foi complicado, certo que as condições climáticas não ajudou, depois de dois dias forneceram onibus para Bariloche, quase 24 horas de estrada, chegando lá cederam apenas uma diária, as outras tive que tirar do meu bolso pois só tinha voo 3 dias depois que cheguei em Buenos Aires.

  • Gustavo Piccinini says:

    Muito bom!!!
    Eu acredito que a Aerolineas vem se esforçando cada vez mais para oferecer um serviço de qualidade – seja nas aeronaves, no atendimento a bordo, no lanche descente que por sinal é grátis, etc…
    Acho que aquela imagem de ser uma péssima cia aérea está mudando.
    Já fui para Buenos Aires duas vezes: uma vez com a Aerolineas e outra vez com a Gol.
    A melhor experiência foi disparado com a Aerolineas.

  • Artur Aranha says:

    Eu voei ano passado pela aerolíneas argentinas de São Paulo- Buenos Aires(aeroparque), Buenos Aires (Ezeiza)-Lima-Buenos Aires e Buenos Aires (aeroparque)-Porto Alegre, e fiquei muito satisfeito pelo atendimento e pelas aeronaves utilizadas, no trecho para Porto Alegre foi utilizado um Embraer 190 da austral com entretenimento individual semelhantes aos da Azul e nos demais trechos 737-800 super novos e mais confortáveis que as aeronaves semelhantes que a Gol e Tam utilizam no mesmo trecho, achei o servido de bordo melhor que Gol e TAM também. Se tiver oportunidade voarei novamente pela Aerolíneas argentinas e como cheguei no aeroparque no início da manhã e o meu vôo partindo de Ezeiza para Lima era só anoite o transfer que ela te dá pela tenda Leon renda a opção de descer numa estação que tem perto do centro onde vc pode deixar a bagagem e dar um rolé no centro de buenos Aires e depois voltar nessa mesma estação é pegar o ônibus para Ezeiza. Ao menos quendo fui em julho do ano passado dava para fazer

  • Vanessa Martins says:

    Acredito que a avaliação deveria ter sido feita desde o ato da compra da passagem. Tentei por 3 vezes em um período de 1 mês comprar passagens de El calafate para Ushuaia e simples não consigo, recebo o email com a reserva mas na hora de efetuar o pagamento, após colocar os dados do cartão, a página roda eternamente. Entrei em contato com a operadora de cartão que me disse constar as tentativas de comprar porém sem confirmação da cia. Após constatar várias outras reclamações desisti, já que até pra vender é difícil.

  • Silvio Carneiro says:

    Gostei do relato, até animei-me a voar de novo com eles. A única vez que voei por eles, fiz um voo Ushuaia/EZE. Esqueci os alfajores no bagageiro e relatei à tripulação. Eles foram verificar e disseram que não estava lá. Limitei a dizer para eles: “Saíram caminhando…”.

  • Murilo de Sousa Rosa says:

    Obrigado Eduardo!

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