Como é voar com a Azul do Recife para Fort Lauderdale

Por Rony Elias
Leitor do Melhores Destinos
9/08/2019 às 17:41

Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, um número superior a 900 voos diários, mais de 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. Opera voos para Fort Lauderdale – Miami, Orlando, Buenos Aires, Montevidéu e Lisboa. Em maio deste ano o leitor Rony Elias viajou entre Recife e For Lauderdale, na Flórida, e nos conta a seguir tudo sobre o voo!

Como é voar para Fort Lauderdale com a Azul

Eis então minha primeira avaliação para o Melhores Destinos. Sou um leitor assíduo do site e já usei (e abusei) de diversas promoções encontradas por aqui. Entretanto, queria fazer a minha parte e contribuir de alguma forma relevante, principalmente porque não encontro muitos reviews de voos com saídas do Recife (onde eu moro).

Nunca voei de Executiva, então minha experiência com voos internacionais está toda baseada em classe econômica e em companhias aéreas que saem daqui mesmo do Recife, como a TAP e a Copa Airlines.

Confesso que eu já era um fã da Azul em voos domésticos, tanto pelo atendimento, quanto pelo diferencial em relação ao conforto. Então desde que o Recife virou um hub da Azul e foram anunciados voos diretos daqui para a Flórida, eu tinha bastante curiosidade para saber como era voar com a Azul para o exterior. Em março deste ano resolvi então matar a minha curiosidade, rsrs.

Comprei meu voo Recife-Fort Lauderdale pelo preço de R$ 1.978 em um promoção da Visa. Só para exemplificar esse mesmo voo estava saindo R$ 72 mais caro no próprio portal da Azul.

Check-in e embarque

Faltando menos de 24 horas para o voo, tentei fazer o check-in através do aplicativo da Azul, porém havia o aviso que seria realizado apenas presencialmente no aeroporto. No aplicativo só havia a opção de confirmar o assento, que eu já havia marcado desde a compra da passagem, e alimentar o sistema com informações como passaporte, endereço que ia ficar hospedado nos Estados Unidos, entre outros dados solicitados.

Então faltando duas horas e meia para o voo, me dirigi ao Aeroporto do Recife. Moro praticamente do lado do aeroporto, então em 15 minutos já estava por lá.

Chegando, me dirigi aos guichês de check-in e peguei a fila preferencial, pois estou na categoria Safira no TudoAzul. O atendimento foi bem rápido, sendo que eram quatro guichês em atendimento naquele dia, e estava bem tranquilo mesmo para aqueles que não estavam na fila preferencial. Até questionei a equipe de solo, que me confirmou ter assento disponível na Economy Xtra que custava R$ 256, porém eu não estava interessado. Para quem estiver, tem o ganho de 86 centímetros de espaço para as pernas (e de quebra ainda leva um kit com protetor auricular e máscara de dormir).

Fui conhecer a sala VIP e fiquei aguardando o embarque, que ocorreu no portão 14 e iniciou-se as 12:30. Tudo correu de forma tranquila e organizada, respeitando as prioridades por lei e posteriormente embarquei através da fila de prioridades por ser TudoAzul Safira.

Sala VIP

No início da viagem, após realizar o check-in, chequei pelo aplicativo MasterCard Experience quais as salas vips conveniadas que haviam disponíveis e apareceram duas: a Proair e a Vip Luck Viagens. Entretanto, no aplicativo dizia que a Proair só funcionava das 20h às 23h diariamente (o que achei estranho), mas mesmo assim me dirigi para a única que estava aberta, que era a Vip Luck Viagens. Trata-se de uma sala VIP bem simples (bem simples mesmo – e minúscula).

Passei uns 20 minutos por lá, comi umas guloseimas e peguei um refrigerante. Depois parti para o embarque, passando pelos raios-x e depois pela Polícia Federal. Tudo tranquilo.

Quando cheguei lá dentro observei que a sala VIP ProAir estava funcionando, diferentemente do que dizia no app. Fui lá de qualquer forma para conhecer e até relatei o ocorrido a funcionária da Sala VIP, para que pudesse corrigir tal informação junto ao Lounge Key. Mas este que vos escreve já percebeu que foi em vão (pois já se passaram vários dias e no app continua a mesma informação).

A sala VIP da ProAir sim pode ser considerada uma sala VIP, rsrs. Bem mais organizada e um espaço muito maior que a Vip Luck Viagens. Todavia, segundo fui informado, ela apenas funciona em horários de voos internacionais e no saguão desses respectivos voos (que nem sempre está disponível para quem está voando em voos domésticos).

Cabine da classe econômica da Azul

Ao entrar, percebi no assento disponível um pacote com uma manta e um travesseiro. Às 13h03 o embarque foi encerrado. A previsão de decolagem era 13h30, porém decolamos um pouco mais cedo, às 13h28.

O avião parecia bem conservado, bem limpo e a configuração dos assentos na Econômica era 2 x 4 x 2. Os assentos convencionais são bem confortáveis e eu não tive nenhum problema com eles. Nesse voo fui próximo à janela e pelo que eu reparei, mesmo aqueles assentos que são encostados no banheiro reclinam tanto quanto os demais. O espaço entre as poltronas achei satisfatório (considerando que tenho 1,75m), porém acredito que se for um indivíduo mais alto talvez seja mais interessante investir em um assento na Economy Xtra.

Gostei da iluminação do avião, que muda pra deixar o voo mais confortável, simulando horários diferentes do dia para evitar o jet-lag.

Explorei a seção de Lançamentos, que havia diversos filmes indicados ao Oscar, tais como: Nasce uma Estrela, O retorno de Mary Poppins e Bohemian Rhapsody. Porém existem outras categorias, como romance, séries, drama, comédia, documentários e ação.

Acabei assistindo Aquaman e Vingadores – Guerra Infinita (sim, minha vibe nerd falou mais alto). Até dei uma olhada em outras seções, mas não achei tão interessante assim. Então, na minha opinião, o que salva é realmente essa seção de Lançamentos. Não são todos os filmes que apresentam a opção de legenda pelo que notei, na verdade a maioria existe apenas a opção dublada mesmo. Então, caso você não curta filme dublado, as opções ficam meio limitadas.

Eles oferecem fone de ouvido caso você não tenha. Havia outras opções de entretenimento, as quais eu não explorei, tais como canais de música, TV e jogos. A TV ao vivo, infelizmente, só funciona dentro do território brasileiro.

Eu havia criado uma expectativa em relação ao fato de que os aviões A330 têm câmeras instaladas para você assistir à decolagem e ao pouso ao vivo, porém o sistema não estava disponível nesta aeronave que voei.

Todos os assentos possuem também tomada pra carregar os aparelhos e porta USB. As telas são touch e você controla a luminosidade, volume e seleção de opções diretamente na tela. A seção de “status de voo” é bem interessante, pois você acompanha em tempo real a rota do avião e quanto tempo falta para chegar no destino.

Serviço de bordo da Azul

A primeira refeição foi oferecida às 14h09 e havia duas opções: macarrão pizza ou arroz com carne. Fui de massa mesmo e achei muito bom. Os acompanhamentos foram salada, pão e tastemade. Para beber tinha refrigerante, água, suco e, de diferencial, vinho tinto. Fui de vinho tinto. Bem forte, por sinal.

Às 14h48 houve um segundo round apenas de bebidas. Fui de vinho tinto de novo, rs. 17h05 eis um lanche, no qual foi oferecido cookie integral ou torresminho. Achei meio fraco, pois sei que nos voos domésticos existem outras opções de snacks. Até questionei a comissária, porém ela falou que só tinham estes. Uma pena! Eu curto muito aqueles balas de gelatina em formato de avião, a batata frita e até as goiabinhas. Fui de cookie integral mesmo. 20h05 e mais um lanche. Dessa vez bem reforçado, com direito a um sanduíche de peito de peru e queijo. Havia também uma opção vegetariana, apenas com tomate e queijo. Acompanhamentos: polenghi, bananinha cremosa, cream cracker e bolinho de laranja.

Confesso que me surpreendi positivamente com a quantidade de “refeições”. Achei que só teria no início e no final mesmo, como outros voos que peguei da TAP e da Copa.

Comissários e equipes de solo

Excelente! Não tenho o que reclamar. Tanto comissários, quanto equipes de solo, bem atenciosos.

Programa de fidelidade

Pontuei esse voo no próprio Programa da Azul, que é o TudoAzul.

Chegada

A chegada foi às 21h31 (a previsão era essa mesma) em Fort Lauderdale. Então foi super pontual! O único problema que tenho a relatar é que tivemos que esperar por cerca de 20 minutos na pista, aguardando que estivesse liberado nosso finger (ponte telescópica).

Outra fato que constatei é que só havia Declaração de Alfândega (Customs Declaration) em inglês a bordo, então vi muitos passageiros com dúvidas em relação ao preenchimento. Fiquei com essa pergunta: será que não existem formulários em português?

Depois de passar pela imigração, não demorou muito e as malas já estavam disponíveis na esteira.

A Azul não me decepcionou. Assim como curto viajar com a Azul em vias domésticas, para destinos internacionais com certeza ela vai estar entre as minhas opções. Torço que tenham cada vez mais destinos saindo daqui de Recife. Super recomendo esse voo direto para Flórida.

Os pontos de melhoria na minha opinião são os que eu comentei na avaliação: ter opções de mais filmes legendados; ter snacks mais variados, pois só torresminho e cookie integral não é aceitável quando a gente sabe que existe uma série de opções nos próprios voos domésticos da companhia. Por fim que as câmeras para assistir a decolagem e o pouso estejam funcionando. No mais, só elogios mesmo.

Agradecemos ao Rony pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br