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Como é voar para Lisboa com a Azul nas classes Econômica e Economy Xtra do A330

Como é voar para Lisboa com a Azul nas classes Econômica e Economy Xtra do A330

VCP Campinas
LIS Lisboa
8750
Avião A330
Classe Econômica
Poltrona 29H
Data 14/08/2019
Partida 17h38
Chegada 6h47
Duração 9h09
Bruna Scirea Por
11/10/2019 às 18:29

Em agosto deste ano embarquei no voo da Azul de Campinas para Lisboa. A ida foi na classe econômica, e a volta, um mês depois, na Economy Xtra, que garante mais espaço aos passageiros. As notas desta avaliação são referentes à minha experiência na cabine da econômica, mas no fim do texto eu relato como foi viajar na Economy Xtra e faço uma breve avaliação se valeu a pena ou não.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 129 aeronaves, mais de 11 mil funcionários, um número superior a 900 voos diários, mais de 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. Opera voos para Fort Lauderdale – Miami, Orlando, Buenos Aires, Montevidéu, Porto e Lisboa, que é a rota da avaliação a seguir.

Check-in e embarque

A viagem teve início em Porto Alegre, onde realizei o check-in com uma simpática atendente e despachei a minha bagagem até Lisboa. O voo saiu pontualmente e desembarcamos no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, pouco antes das 14h do dia 14 de agosto de 2019. Eu poderia ter feito a conexão sem sair da área de embarque de Viracopos, mas fiquei curiosa para saber a quantas andava a fila para o check-in do voo AD8750 nos balcões da Azul.

Na primeira vez que passei pelo check-in ainda faltavam duas horas para o voo e a fila não passava de cinco pessoas (ainda que o procedimento estivesse sendo realizado apenas por poucos guichês).

Resolvi dar mais uma volta e retornar para ver se a fila aumentava, se demoraria, se ampliariam o número de atendentes realizando o check-in. Para a minha surpresa, no entanto, por volta das 15h30 o movimento era ainda menor. Foi quando resolvi perguntar se isso era comum. Uma funcionária deu uma rápida conferida no sistema e disse que apenas 9 passageiros ainda não haviam feito o check-in – e que isso era normal, já que muitos chegam mais cedo ou estão fazendo conexão, sem a necessidade de passar mais uma vez pelo procedimento. Dúvida esclarecida, resolvi embarcar.

embarque internacional viracopos campinas

Entrada do embarque internacional no Aeroporto Viracopos, em Campinas

Não levou mais do que cinco minutos para passar pelo raio-X e pela migração. Na sala de embarque havia espaço para todos os passageiros se sentarem enquanto aguardavam, o que é muito bom e respeitoso. O único ponto que deixa a desejar em Viracopos é que no embarque internacional há apenas dois quiosques com (poucas opções de) lanches. Diante da oferta e dos preços altos, eu, que estava com fome de verdade e de comida, preferi esperar para comer durante o voo.

airbus a330 azul campinas lisboa

Airbus A330 da Azul durante o embarque de passageiros do voo 8750 para Lisboa

No aplicativo da Azul, o embarque estava previsto para as 16h10, mas no televisor do portão o horário informado era 16h20. Fosse o que fosse, o embarque do voo AD8750 (ou voo TP500, na parceria com a TAP) começou efetivamente às 16h18.

Filas começando a se formar entre as poltronas do portão de embarque

No portão A08 do Viracopos, de onde teríamos acesso até a aeronave, as cadeiras estão posicionadas muito próximas da porta de embarque, o que faz com que as filas se formem por entre os corredores dos assentos. Achei um pouco bagunçado, mas apesar disso, o embarque foi rápido. Eu, que era da seção 2, entrei no avião às 16h40.

Cabine da Classe Econômica

O Airbus A330 tem a configuração 2 x 4 x 2 na cabine econômica. As poltronas são azul marinho, em um material que imita o couro, e têm o encosto da cabeça ajustável. Gosto bastante das cores das aeronaves da Azul, acho uma combinação simples e discreta. Sobre a minha poltrona, originalmente a 27H, havia um kit com cobertor e travesseiro. E logo de cara, também já chamou atenção a iluminação da cabine, que mais tarde percebi que tem a intensidade variável conforme o momento da viagem.

cabine classe economica airbus A330 da azul

Cabine da classe econômica do Airbus A330 da Azul

Eu havia escolhido viajar no corredor – sempre faço questão, para poder ir ao banheiro quando desejar e também esticar as pernas para fora do espaço da poltrona de vez em quando. Acontece que logo ao meu lado, junto à janela, estava um senhor de 1,93m (sim, ele me disse a exata altura), que viajava para fazer o Caminho de Santiago de Compostela e, naquele momento, tinha as pernas tristemente espremidas. Por vídeo, ele conversava com a filha, que havia ajudado a comprar a passagem. Os dois juravam ter selecionado um assento na Economy Xtra, com o pagamento a mais. Só lá pelas tantas da conversa descobriram que na verdade compraram o espaço nos voos domésticos, e não na ida e volta internacional.

Então prometi para ele que eu cederia a minha caso não houvesse nenhuma outra poltrona de corredor vaga. Conversei com a comissária Juliana, extremamente simpática e solícita, e ela ficou de ver o que poderia fazer – já adiantando que o voo estava completamente lotado. Lá pelas tantas ela retornou dizendo que havia disponibilidade na 29H. Então me mudei para lá, e o senhor peregrino viajou no corredor, com uma poltrona vaga ao seu lado. Enquanto isso se resolvia, foi feito o cheque de portas e os comissários passaram distribuindo fones de ouvido e aplicando o inseticida em toda a cabine.

Logo que me acomodei no novo assento, percebi que a aeronave não conta com apoio para os pés – costumo utilizar, quando tem, mas não dá para dizer que senti falta do item. No alto dos meus 1,67m (uau!), achei o espaço para as pernas bom e a reclinação da poltrona razoável.

Serviço de bordo

Partimos às 17h38, com cerca de 20 minutos de atraso. Às 18h14 iniciariam o serviço de bordo pela cabine da Economy Xtra. Já fui logo abrindo minha mesinha, porque fico ansiosa diante da possibilidade de comer (hê), mas os comissários e o carrinho só chegaram até mim às 18h40. Eu já estava tinindo de fome.

jantar serviço de bordo azul campinas lisboa

Jantar servido na classe econômica no voo da Azul entre Campinas e Lisboa

Escolhi carne de panela com arroz e batata. A outra opção seria fusilli com molho branco e queijo gratinado. Para beber, um copo de água e outro do vinho tinto português Pedro Carvalho. Gostei bastante da carne de panela, que não era o prato mais temperado que já comi na vida, mas estava bem honesta. Para acompanhar, veio uma salada de batata, cenoura, milho e salsinha, além de um pãozinho com manteiga. A sobremesa era um quindim bem cremoso. Um pouco doce demais pro meu gosto (que é de pouco açúcar), mas deu pra comer a metade.

Entretenimento

Devidamente alimentada, busquei um filme para assistir no sistema de entretenimento, que tem tela tem 9 polegadas, sensível ao toque. Não achei nenhum filme que me chamasse atenção: não curto ação, nem infantil (que eram boa parte das opções) e já tinha visto todos os que me interessavam mais. Nessa função de buscar um filme para assistir, também percebi que não existe legenda nos filmes estrangeiros. Ou seja: ou você assiste no áudio original ou dublado.

Dei mais uma passeada pelos jogos, mapa de voo e resolvi dormir. O sistema de entretenimento da Azul não conta com canais de TV ao vivo, nem wi-fi.

Conectei meu celular no USB do próprio monitor pra carregar durante a viagem e pedi a uma comissária que passava se era possível conseguir um tapa-olho e um protetor auricular, já que a bordo daquele voo havia um grupo bastante animado. Mas a funcionária me avisou que esses itens somente estavam disponíveis para passageiros da Economy Xtra. Enquanto o sono não vinha, fiquei pensando se entregar um kit desses para os passageiros que solicitassem geraria um super custo a mais para a companhia. Dormi acreditando que não. E mentalizando: na próxima, trazer de casa.

Por volta da 1h45 (horário de Brasília), começaram a servir o café da manhã. Em uma caixa de papel vieram: iogurte de morango, um bolinho de baunilha e chocolate, bolacha salgada, queijo processado e um salgado quente com presunto e queijo. Achei legal, mas senti falta de uma frutinha. Para beber, pedi um copo de água e um chá preto.

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Café da manhã do voo da Azul entre Campinas e Lisboa

Após o serviço de bordo, o comandante anunciou que em Lisboa o dia amanheceu com céu azul e temperatura de 20 graus. Enquanto descíamos, pudemos confirmar pelas janelas que o dia começava realmente promissor na capital portuguesa. Um colorido horizonte já anunciava a presença do sol.

A aeronave tocou o solo às 6h47 minutos no horário de Lisboa (às 2h47 no horário de Brasília), exatamente 9h09 minutos após partir de Campinas. O horário previsto para a chegada era às 6h55, então chegamos quase 10 minutos antes.

De Lisboa para Campinas na Economy Xtra

Por algum motivo que desconheço consegui mudar o meu assento da volta da classe econômica para a Economy Xtra sem custo nenhum. Inicialmente, minha poltrona era lá na fileira 31, mas quando fiz o check-in online, um dia antes do voo, cliquei no 6G para ver qual seria o custo: cerca de R$ 300. Achei que não valia a pena. Aí tentei remarcar em um assento da econômica, mas o sistema bloqueou meu check-in. Tive de deixar para fazê-lo pessoalmente no guichê da Azul no aeroporto de Lisboa, onde me informaram que minha poltrona já estava marcada: era a 6G da Xtra. Expliquei a situação e perguntei se haveria alguma cobrança. Disseram que não. Então sorri, entreguei meu mochilão para ser despachado e lá fui eu para o embarque, louca para me sentar logo na minha superpoltrona e esticar as pernas como se não houvesse amanhã no meu espaçoso assento. Chique que só.

E era muito espaço. A configuração da cabine Economy Xtra também é 2 x 4 x 2, e a poltrona 6G está exatamente na primeira fila e no corredor, além disso, não havia ninguém do meu lado. Ou seja: dava para fazer um baile no entorno da poltrona. Mas eu só dormi mesmo.

Antes de decolar, recebemos um kit com meia, fones de ouvido e tapa-olhos. Esse é um dos diferenciais da Economy Xtra. O outro, mais importante, é o espaço entre as poltronas: enquanto na econômica são 78cm, a Xtra oferece 87cm. Além disso, na Xtra cada passageiro conta com uma tomada USB individual em cada poltrona, enquanto na econômica as tomadas USB são compartilhadas a cada dois assentos. Fora isso, nada muda. O serviço de bordo é o mesmo, ainda que as refeições comecem a ser servidas pela Xtra.

Vale a pena viajar na Economy Xtra?

Eu que não sou super alta e costumo prezar pela economia, não arcaria com o acréscimo cobrado pela Azul para embarcar na Xtra (pelo site, durante o check-in, o acréscimo era de R$ 300 para o trecho). Claro que o maior espaço para as pernas garante conforto para qualquer um, mas essa não é uma questão que me incomoda na econômica do A330. No entanto, repito: para os passageiros grandes, de pernas bem mais compridas do que as minhas, como o senhor peregrino de 1,93m, pode ser fundamental contar com esse espaço a mais.

Além disso, o USB do meu monitor na Xtra não estava funcionando e havia algum mau contato no fone de ouvido – tive de assistir ao filme com um chiado meio infernizante ao fundo. Pelo valor a mais que se paga pela Xtra, acredito que qualquer um ficaria no mínimo chateado com esses pequenos detalhes, que se tornam mais críticos quando se está num voo diurno atravessando o Atlântico, quando o entretenimento é ainda mais fundamental.

Em relação ao serviço de bordo, o voo de ida agradou mais do que o da volta. No retorno para o Brasil optei por um penne de bacalhau com molho branco e azeitonas pretas que estava bem sem graça. A outra opção era frango com purê de batata e legumes. A bandeja chegou bem molhada, o pão que acompanhava estava seco e gelado e tinha ainda uma salada de folhas verdes, com tomate, pepino e cebola roxa (meio polêmico botar um cebolão cru na comida de um voo, o que vocês acham?).

O pastel de nata estava até gostoso – mas pensa comigo: neste voo, são grandes as chances de você estar voltando das férias que passou em Portugal, que provavelmente incluiu Lisboa, onde tem pastel de nata quentinho a cada esquina. Dei uma mordida e resolvi parar, antes que a última lembrança dessa deliciosa iguaria se tornasse um doce gelado.

Mais tarde serviram um salgadinho e mais tarde ainda, por volta das 20h, quando estávamos não muito longe de Campinas, foi servido um lanche (como o café da manhã da ida): pão quente, queijo processado, bolo de laranja e iogurte de morango – uma combinação que eu particularmente gosto.

Programa de Fidelidade

O TudoAzul é o programa de fidelidade da Azul. O acúmulo de pontos base em voos domésticos é de 1 ponto a cada real pago pela tarifa, podendo a chegar a 6 pontos no caso de clientes TudoAzul Diamante com passagens na tarifa Mais Azul. É possível ainda pontuar os voos no MileagePlus da United, ou no Victoria da TAP Portugal. Confira as regras de pontuação da tarifa que consta em seu bilhete antes de decidir onde creditar seus pontos.

O programa possui quatro categorias diferentes, que podem render o despacho de até 3 bagagens cortesia em voos nacionais, cortesia para o Espaço Azul, embarque e check-in prioritários, entre outros benefícios.

Conclusão

Já havia viajado outras vezes com a Azul para Portugal e considero uma boa opção para chegar até a Europa. Nesta última experiência na classe econômica, julguei a comida boa, mas não surpreendente. Já o sistema de entretenimento deixou a desejar (mas aí pode ser um pouco problema meu, que já havia visto os únicos filmes do catálogo que me interessavam). Na volta, na Economy Xtra, o voo era diurno e me obriguei a assistir novamente um filme que havia visto há muito tempo – mas havia o problema do áudio, que deixava um som metalizado bastante incomodativo.

O assento é confortável dentro do esperado e, apesar de não reclinar tanto, com ajuda do encosto ajustável, travesseiro e cobertorzinho, dá para se ter descanso. Na Economy Xtra, ressalta-se o maior espaço para as pernas, que não fez muita diferença para mim, mas acredito que seja fundamental para o conforto dos mais altos.

Por fim, o atendimento dos comissários foi simpático e solícito quando preciso – como quando encontraram um outro assento para que o futuro peregrino de Compostela pudesse viajar com um pouco mais de espaço. Mas há de se dizer: não custava nada (ou muito pouco) fornecer um tapa-olho e um protetor auricular a quem pedisse, não?

E você? Já viajou com no A330 da Azul entre Campinas e Lisboa? Deixe nos comentários a avaliação da sua experiência!

Nota final.

Azul

Campinas - Lisboa

Voo 8750

8,0
Embarque 9,0
Assento 8,0
Entretenimento 7,0
Amenidades 7,0
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0