logo Melhores Destinos

Como é voar na classe econômica do Boeing 777 da Aeroméxico

Como é voar na classe econômica do Boeing 777 da Aeroméxico

GRU São Paulo
MEX Cidade do México
AM 15
Avião Boeing 777-200ER
Classe Econômica
Poltrona
Data Abril/2017
Partida 23:06
Chegada 06:20
Duração
Por Redação
3/08/2017 às 11:45

A Aeroméxico é a principal companhia aérea mexicana e membro da aliança SkyTeam. Oferece voos diários de São Paulo para a Cidade do México, com conexões domésticas e internacionais. Nosso leitor Alexandre Martins embarcou no Brasil para realizar o sonho de conhecer o México. Confira o relato que ele fez para o Melhores Destinos:

Numa manhã de setembro de 2016 o celular vibra. Era o aplicativo do MD, anunciando uma promoção irresistível para a Cidade do México, pela Aeroméxico. Eu sonhava há alguns anos visitar aquele país tão rico culturalmente e o MD me ajudou a realizar.

Check-in

O processo de compra foi simples. Pouco depois de efetuado a compra pelo site de uma agência virtual tudo foi confirmado, apesar da expectativa, pois era uma tarifa muito baixa e alguns acharam que a companhia não iria honrar com o valor anunciado. Mas ela honrou!

Check-in e embarque também tranquilos. Foram formadas filas segundo preferências comerciais e legais.

Cabine

O avião, que não era novo, estava bem conservado. A disposição dos assentos era o tradicional 3x3x3. O espaço era razoável na classe econômica, mas notei que um passageiro de mais de 1,80m não estava muito confortável. Dei uma bisbilhotada na executiva… Deve ser bem melhor voar nela, mas, particularmente, não acho tão interessante pagar muito mais por aquela configuração 2x3x2.

Entretenimento

O sistema de entretenimento, com tela individual na poltrona da frente, dispunha de 83 filmes, 8 games, muitos (mas muitos!) seriados, mapa de informações do voo, além de plantas dos aeroportos em que a Aeroméxico opera.

Como áudio, possuía uma boa discoteca musical, mas não brasileira. Não encontrei opção em português para os vídeos. Ou não tinha mesmo ou não consegui localizar.

Tentei dormir. Aquele controle remoto com fio é irritante, se você esbarra nele a tela acende e você acorda com uma luz solar nos seus olhos. Eu dei uns nós e joguei pra fora da poltrona. Outros passageiros tiveram problema com esse joystick.

Serviço de Bordo

Algum tempo depois, nós acordamos.

Foram distribuídos os kits de amenidades com fone de ouvidos, cobertor, travesseirinho e tapa-olhos, creme dental e escova.

Às 23h50 o pessoal de bordo começou a servir as refeições. As opções eram frango e fusilli com queijo e molho de espinafre, que eu escolhi. Estava bom e quente. Acompanhavam também salada fresquinha, pãozinho, amendoim salgado e cookie. Como bebidas, ofereceram refrigerante, suco e vinho tinto.

Tinha uma sobremesa deliciosa, doce de leite com baunilha. Posteriormente ofereceram mais vinho. Ao final serviram café. Nesse momento, eu já estava com saudades do Brasil, pois o café mexicano é bem ruim. Mas tinham a opção de descafeínado, o que é bem interessante. Só que quando se vê o fundo da xícara, um café não pode ser bom mesmo.

Ah! Logo após o café, passaram com as revistas de duty free. O desjejum foi servido ao amanhecer, uma hora e quinze minutos antes do pouso. Como outros já relataram, eles servem comida para nós tipicamente de almoço e janta no café da manhã. O feijão estava bonito, mas declinei dele. Também abri mão do café marrom claro novamente servido.

Comissários e equipe de solo

A equipe era medianamente cordial, moderadamente simpática, e não tão eficiente. Minha filha enjoou, chamei e não deram nenhum suporte. Resolvemos sem eles. Um passageiro asiático também precisou de ajuda pra mexer no sistema de entretenimento, e eu tive que ajudá-lo, pois só apareceram pra atender seu chamado muito tempo depois.

Programa de Fidelidade

Quem voa pela Aeroméxico pode pontuar na Smiles. Na hora acabei esquecendo de fornecer o meu número Smiles. Mas é possível fazer isso posteriormente, e eu ainda vou ver isso.

Nota do editor: uma viagem de ida e volta entre São Paulo e a Cidade do México rende 9.226 milhas. Para saber quantas milhas cada tarifa pontua na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Além da Smiles, o Club Premier é o programa de fidelidade da Aeroméxico. A companhia é membro da Skyteam, permitindo também o acúmulo de milhas nos programas da Delta, Air France-KLM, entre outros.

Conclusão

Conclusão

Para mim e minha família foi uma boa experiência, considerando um voo longo em classe econômica e considerando também que a companhia costuma ter um preço competitivo. Não foi um atendimento perfeito, vimos até algumas falhas, mas não nos ofereceu riscos nem comprometeu nosso humor.

Observação: No voo de volta era o mesmo aparelho, o N745AM, mas as poltronas que ocupamos estavam aparentemente mais novas. Esse voo, o AM14, decolou com 55 minutos de atraso. Segundo o piloto, alguns passageiros chegaram muito atrasados e não conseguiram embarcar, então tiveram que retirar as malas deles antes de decolarem. Algumas pessoas não conseguiram acomodar suas maletas no compartimento superior, mas os comissários os ajudaram.

Agradecemos ao Alexandre pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Aeroméxico

São Paulo - Cidade do México

Voo AM 15

7,4
Embarque 7,5
Assento 7,0
Entretenimento 8,0
Amenidades 8,0
Equipe 6,5
Fidelidade 7,5