Como é voar na Ukraine International Airlines (UIA)


Como é voar na Ukraine International Airlines (UIA)
Graças à participação de nossos leitores em suas viagem mundo à fora, o Melhores Destinos está construindo o maior banco de avaliações de companhias aéreas do Brasil. Hoje, convidamos você a embarcar com a Ukraine International Airlines (UIA) (se preferir pode chamar de Приватне акціонерне товариство 🙂 ), a maior companhia aérea da Ucrânia e a empresa oficial (flag carrier) do país. A UIA foi apontada recentemente como uma das piores companhias aéreas do mundo pela revista Business Inside, mas isso não assustou nosso leitor Fabricio Coelho Vianna. que além de voar com a companhia para Kiev ainda comprou meio litro de cerveja para comemorar. Acompanhe seu relato exclusivo para o MD:
Recentemente, eu e minha esposa Júlia planejávamos nossas férias e a ideia inicial seria aproveitarmos 15 dias entre Paris e Londres. Pesquisa pra lá, pesquisa pra cá, encontramos Vitória x Rio x Paris (com stop over) x Londres ida e volta por um preço bem atraente. Como curiosidade não mata, troquei Londres por Kiev e surpresa, a passagem ficou apenas U$ 100,00 mais cara, e considerando que a Ucrânia fica bem mais longe de Paris do que Londres (e supondo que a oferta de voos para Kiev seja menor), resolvemos comprar na hora! Era a oportunidade de reencontrarmos a Olga, que fez high school com a Júlia nos EUA, e de conhecermos Kiev, um destino um tanto fora dos roteiros tradicionais.
Compramos as passagens pela Air France, entretanto, a perna Paris x Kiev seria operada pela Ukraine International Airlines (UIA), a maior companhia aérea da Ucrânia. De imediato pensei: “Ótimo! Vou fazer um relato para o Melhores Destinos!”.
A empresa foi criada em 1992 e atualmente conta com uma frota de 23 aeronaves, a maioria Boeing 737, mas também possui jatos Embraer 190. A sua base é no Aeroporto Internacional de Kiev Boryspil. A UIA voa para cerca de 40 capitais na Europa, países da antiga União Soviética (Rússia, Geórgia, Moldávia, Bielorússia, Cazaquistão, etc), além de alguns destinos no Oriente Médio, na Ásia e na África.
Compra e check-in
Embora não tenhamos feito a compra no site da UIA, o processo aparenta ser simples e fácil. Ponto negativo: o site da empresa não dispõe de área do cliente, não sendo, portanto, possível recuperar informações ou gerenciar as reservas efetuadas, havendo apenas um formulário de contato.
O check-in foi relativamente rápido. Havia cinco guichês (três funcionando) no Terminal 2 do Aeroporto Paris Charles de Gaulle. A aeronave não estava em nenhum finger, portanto tivemos que ir de ônibus. O voo saiu no horário previsto, com previsão de aproximadamente três horas e meia de duração.
Voo
Voamos num 737-400 meio antigo, porém limpo. Para se ter uma ideia, havia cinzeiros nos encostos de braços das poltronas, que eram de couro já bem surrado. Quanto ao espaço entre os assentos, digamos que foi padrão GOL, ou seja, bem apertado. Embora houvesse uma classe executiva na frente da aeronave, não percebi nenhuma diferença nos assentos, provavelmente apenas o serviço de bordo tenha sido mais elaborado.
Por falar em serviço de bordo, toda a equipe foi muito atenciosa, embora eu não tenha entendido nada do que eles disseram em inglês durante as orientações de praxe, já que falavam muito rápido e com sotaque ucraniano…
Não havia nenhum sistema de entretenimento, apenas revistas em ucraniano/inglês. A comida estava muito cheirosa, mas tenho que ressaltar que a minha fome também era grande. A refeição foi simples, porém quente e apetitosa. Foi servido fusilli com peito de peru e tomates, e as opções de bebida foram suco, água ou café.
Quem quisesse bebida alcoólica poderia escolher na carta de produtos à venda, o que incluía também snacks e outras coisas. Como bom brasileiro, quando vi que constava cerveja ucraniana de meio litro por 2 Euros já fiz um pedido, mas a realidade bateu mais forte, ela veio quente, direto da caixa…
Enfim, chegamos a Kiev. O desembarque foi tranquilo no novo terminal construído para a Eurocopa do ano passado: muito bom, porém atualmente operando a 25% de sua capacidade (lembrei logo do “legado” da Copa no ano que vem).
Conclusão
É difícil avaliar uma companhia aérea tendo nela voado apenas uma vez, já que o voo de volta para Paris, que também seria operado pela UIA, foi trocado por um da própria frota da Air France. Espero que o relato possa ajudar, especialmente ao colegas viajantes que planejam visitar a bela capital ucraniana.
Agradecemos ao Fabricio por esta excelente avaliação, que certamente será muito útil para os leitores que estão planejando uma viagem à Ucrânia e demais países da região. Cá entre nós, não achamos a Ukraine tão ruim, mas esses rankings são sempre muito questionáveis! E você? Já voou com a UIA? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.