Como é voar com a CSA Czech Airlines – classe executiva


Como é voar com a CSA Czech Airlines – classe executiva
A CSA Czesch Airlines é a companhia aérea nacional da República Tcheca. Fundada em 1923, ela tem alguns marcos na história da aviação, como ter sido a segunda companhia do mundo a operar um avião a jato – um Tupolev TU-04 em 1957 – e a primeira a ter uma rota feita exclusivamente com jatos, entre Praga e Moscou. Hoje, a companhia voa para 43 destinos na República Tcheca e em países europeus – em muitas rotas ela é a única opção – com frota de 23 aeronaves. Nosso leitor Marco Aurélio Simonassi optou por voar com a companhia após aproveitar a promoção fantástica da Iberia para Roma no ano passado e conta como foi sua viagem. Acompanhe:
No ano passado fiz uma viagem a Praga e comprei as passagens para Roma, através da promoção da Iberia, que o Melhores Destinos divulgou. Acabou que decidi não fica em Roma e sim ir a República Tcheca, logo, comprei as passagens pela CSA Czech Airlines e conto minha experiência agora.
Compra
Fácil e rápida pelo site da própria cia. Só não consegui marcar os assentos, pois eles só marcam no check-in. Um detalhe é que na ida apostei no sistema de leilão para fazer o upgrade e acabamos (eu e minha esposa) sendo contemplados com a executiva por um valor bem em conta (60 euros). Nosso voo de ida foi na executiva porém nosso voo de volta foi na SmartWings, companhia parceira da CSA e que faz as vezes de low cost mesmo tendo lanches a bordo de graça.
Check-in
Fácil e rápido no aeroporto de Fiumicino. A atendente também nos orientou a procurar a sala vip da Alitalia pois a CSA é da mesma aliança global.
Prioritário. Entramos primeiro e o avião estava limpo e organizado.
Voo
O avião era um 737-800 novo, a executiva utilizava o sistema parecido com a Gol, deixando a poltrona do meio vaga, criando mais espaço para os ocupantes. O serviço foi excelente, com drinks antes da decolagem e serviços de revistas e jornais. O voo era curto (2 horas de duração entre Roma e Praga).
Logo após a decolagem nos foi servido uma salada com frios, pães e bebidas variadas. Serviram sobremesa também. O vinho era realmente muito bom.
Mesmo sendo novo, no avião só existiam telas coletivas e somente a rota do avião foi mostrada ao longo do voo.
Bagagens
Chegaram primeiro e em perfeito estado.
Conclusão
O serviço foi excelente e realmente pelo preço pago valeu cada centavo optar pela executiva.
Agradecemos ao Marco pela avaliação, que certamente vai ser bastante útil para leitores que planejam visitar Praga e outros destinos na República Tcheca. e você? Já voou com a CSA? Deixe sua opinião sobre ela nos comentários e participe! Já são quase 100 companhias aéreas do mundo todo avaliadas pela comunidade do MD! Confira todas neste post!
20 Comentários
Muito bom saber..no meio do ano vou de Paris para Praga pela Czech e estava meio receoso com a qualidade da empresa. Se bem que quem voa aqui no Brasil…..
Certeza que era um 737-800? A CSA não opera com esse tipo: http://www.csa.cz/en/portal/quicklinks/about-us/a…
A SmartWings é que opera com 737-800
Corrigindo: Era um A320-200 bem novo.
Por isso não encontrei nenhuma imagem desse 737! kkkk
a foto acima nao é nem de um 737-800 muito menos de um A320 e sim de um 737-300 ou 500 no minimo . nota-se pelas turbinas e altura da fuselagem e por se tratar de um avião curto.
É um 737-500
Leo, Denis e pessoal do MD, eu enviei ha uns 6 meses um email com fotos de todo o passo a passo q voces orientam, descrições, textos, etc sobre esta cia, com este mesmo trecho, inclusive. vcs responderam dizendo que publicariam. Hoje, quando fui olhar, os créditos não estão como meus, mas como a avaliação de outra pessoa. O que houve? Decepcao.
Julio, vamos postar a sua também, fique tranquilo! Logo ela será publicada!
Obrigado pela atenção e disposição de sempre, Denis! Forte abs!
Te mandei um e-mail, veja lá! 😉
Denis/Leo
Já que vocês possuem bastante cias aéreas avaliadas, e consequentemente uma fila para publicação, seria interessante 2avaliações por semana…
Todos nós adoramos ler sobre as experiências de bordo…
último FDS fiz voo com a Aerlingus em um ATR72… pensa em um voo com emoção…
Abs
Oi xará, então, são duas mesmo: terças e quintas-feiras. Se aumentarmos para três começamos a ter reclamações- já tentamos e não deu certo!
#liberadeniss
Gostaria de sugerir a vocês um post com dicas de como se disponibilizar para o sorteio de cadeiras executivas. Sempre ouço falar da possibilidade, mas não sei de fato como é o processo. Obrigada e parabéns pelos textos
Sorteio de assentos na executiva? Nunca ouvi falar..
Thomas, boa tarde. É a mesma coisa a que o texto se refere "Um detalhe é que na ida apostei no sistema de leilão para fazer o upgrade e acabamos (eu e minha esposa) sendo contemplados com a executiva por um valor bem em conta (60 euros)".
Carla, este assunto é algo complicado, porque cada empresa segue um padrão, basicamente funciona assim:
1º Passageiros Elite da empresa (que possuem status de passageiro frequente na própria cia – podem existir diversos níveis) podem receber o upgrade para executiva de graça ou usando vouchers de upgrade ou milhas
2º Passageiros pagantes tarifa cheia (FULLFARE) um passageiro que pagou uma tarifa alta pode receber o upgrade para executiva de graça caso tenha o Status na Aliança da empresa que esta voando, ou mediante pagamento de "adicional" para isso.
3º Upgrade no balcão mediante a pagamento (milhas ou dinheiro) depende da cia aérea, independente de ser um passageiro frequente nesta cia, etc.
4º Overbooking seu voo foi lotado, você reservou janela, trocaram de avião e agora terá que voar no corredor ou até mesmo poltronas no centro do avião (se tiver como provar que estava marcada em X assento podes conseguir).
5º Pedindo upgrade! Cordialidade, boa educação faz parte do dia a dia de todos, e quem trabalha em aeroportos e aeronaves tem uma rotina estressante, quanto mais gentil e educado for, mais chances de ter seu pedido aceito/lembrado…
6º Algumas empresas usam o sistema de leilão para vender a preços camaradas o upgrade para a Classe Executiva, empreas como a CopaAirlines, CZech Airlines, Iberia, TAP, Thai, AirMalasya, etc…
7º Sorte – bom, sorte é sorte!
Viajei de Praga parabFrankfurt , o aviao era novo e o serviço foi decente. O interessante e que consegui a passagem bem mais barata no site do e dreams france. Eu coloquei praga – Frankfurt e eles me colocoram outro trecho paris-praga que nao solicitei mas ficou mais barato. Acho que coloquei no site Kayak para verificar os preços.
Carla e Dênis, vale ressaltar que a Iberia também já trabalha com sistema de leilão para UPGRADE de classe. E os preços são bem em conta, vale a pena dar o lance e ficar aguardando para saber se foi contemplado, o que geralmente ocorre cerca de 72 horas antes do horário de partida do voo.
Pois é Marcos, por isso disse que é algo complicado… depende muito da empresa, do destino, do tipo de tarifa, etc…