Como é voar na Croatia Airlines

Marcel Bruzadin
7/08/2015  ·  9:137 · ago · 2015  ·  9:13

Como é voar na Croatia Airlines

Hoje vamos publicar uma avaliação de companhia inédita aqui no Melhores Destinos, a Croatia Airlines. Fundada em 1989 e até então a primeira companhia aérea do país, a empresa cresceu ao longo dos anos e ligou a Croácia com diversos outros países da Europa. Hoje a Croatia Airlines conta com uma frota total de 12 aeronaves e tem como objetivo principal fortalecer o turismo do país, além de transportar milhares de passageiros anualmente para vários países europeus.

A avaliação da companhia foi feita pelo nosso leitor Eliziel Ferreira, que voou no trecho Split – Zagreb, ambas cidades da Croácia. Será que vale a pena usar os serviços da companhia croata?

como-e-voar-croatia-airlines-report

Confira o relato na íntegra e tire suas próprias conclusões. Se você também já voou com a Croatia Airlines, não deixe de comentar ao final do post. Boa leitura!

1. Introdução

Roteiros definidos, procuramos uma forma de deslocamento desde Split para Zagreb, na Croácia, de forma satisfatória. O trajeto de ônibus, embora muito em conta, levaria em torno de 11 horas de deslocamento entre as cidades o que não seria nada amigável para um final de viagem.

Pesquisamos por trem e seriam mais de 6 horas de deslocamento. Também não encontramos nenhum relato de alguém que tivesse feito essa mesma viagem de trem, então ficamos um pouco receosos. Depois de algumas pesquisas, encontramos a Croatia Airlines fazendo o trecho por 49 euros em um voo de 50 minutos, o que nos permitiria aproveitar o finzinho do dia em Zagreb. Seria o melhor a escolher, considerando o custo x benefício.

Não conhecendo nada das companhias aéreas da Croácia, pesquisei muito a fim de encontrar algum relato de voo pela Croatia Airlines para facilitar a tomada de decisão e não tive muito sucesso. Contudo, o fato de que a companhia tem 25 anos e é membro da Star Alliance nos deu mais segurança em fechar o voo.

Dados do voo:

Trecho: Split (SPU) X Zagreb (ZAG) – OU381

2. Compra

Compramos as passagens pelo próprio site da empresa com quase 3 meses antecedência. O site é bastante limpo, oferece várias opções de idiomas e é de fácil navegação. Após simular os trechos, eles informam os preços em outras datas próximas, assim como nas companhias brasileiras. O preço é informado em kunas (moeda local), mas o site lhe dá a opção de converter em euros, dólares e outras moedas para ter um comparativo melhor.

como-e-voar-croatia-airlines-website

A tarifa que pegamos era considerada promocional pela companhia. Considerando os custos da Europa, eu achei o valor justo. Na hora de finalizar a compra, o site solicita o itoken (Verified by Visa/MasterCard Secure Code) para a utilização do cartão de crédito, o que pode ocasionar certa dor de cabeça na hora de finalizar a compra, dependendo da administradora de crédito. Felizmente, eu não tive problemas. Não é necessário se cadastrar para efetuar compras, o que facilita bastante.

3. Check-in e embarque

Chegamos com 1h10 min de antecedência ao aeroporto de Split. O balcão do check-in estava vazio e fomos atendidos de imediato. O atendimento no balcão do check-in foi estritamente sério. Não chegou a ser rude, mas foi totalmente profissional. A bagagem de mão também foi pesada e etiquetada, confirmando que atente aos padrões de transporte da companhia. Passei alguns minutos na frente do check-in e observei que todas as bagagens de mão estavam sendo pesadas.

como-e-voar-croatia-airlines-embarque

O embarque ocorreu dentro do horário previsto e logo embarcamos no ônibus que nos levaria à aeronave. O padrão profissional continuou pela atendente que passava os códigos de barras dos cartões de embarque no scanner e orientava os passageiros a entrar no ônibus.

4. Aeronave

Ao comprar a passagem, o voo estava programado para ocorrer em um turboélice Bombardier/ De Havilland DHC-8 400. Mas, para minha surpresa, o voo ocorreu e um Airbus A-319 adesivado com a logomarca da Star Alliance, provalmente por ajustes na malha aérea da Croatia Airlines.

como-e-voar-croatia-airlines-aeronave-embarque

O avião estava bem limpo e conservado. Não era recém-adquirido, mas era bem novo. As poltronas eram configuradas de forma tradicional (3 de um lado e 3 de outro com um corredor central), e na frente da aeronave, havia um separador de classes, por uma cortina, não pude ver nada pois viajamos bem no final da aeronave.

como-e-voar-croatia-airlines-poltronas

As poltronas eram revestidas de couro, estavam bem conservadas e eram confortáveis. O espaço entre elas era satisfatório, aproveitei e tirei uma foto ( tenho 1,79 m).

como-e-voar-croatia-airlines-poltronas-espaco

5. Serviço de bordo

A tripulação também seguia o comportamento do pessoal de solo, estritamente profissional, apenas observava os passageiros entrando, mas não falava nada. Eram educadas, mas “sem intimidade” com os passageiros. Em apenas 3 momentos do voo, ocorreram interações com os passageiros: momentos antes da decolagem, no momento do serviço de bordo e ao chegar a Zagreb.

Os avisos eram dados pelo comandante e comissários em croata e em inglês. Somente na chegada em Zagreb, os comissários deram um aviso em espanhol, destinado a um grupo que faria conexão naquele aeroporto.

Por se tratar de um voo bastante curto, foram apenas 33 minutos voando, foi servida água aos passageiros. Vi que a companhia possuía itens para compra a bordo, porém, nada foi oferecido.

Como entretenimento havia uma revista da companhia aérea e, durante o voo, havia uma programação coletiva de vídeos.

como-e-voar-croatia-airlines-revista

como-e-voar-croatia-airlines-entretenimento

6. Chegada

O voo chegou 20 minutos antes do horário previsto. O piloto fez um pouso excepcional, boa parte dos passageiros aplaudiu o pouso. Na saída da aeronave foi o momento que as comissárias foram mais simpáticas. Todas as etapas do voo seguiram sem problemas ou atrasos.

Tanto o aeroporto de Split, como o de Zagreb, que é capital da Croácia não possuem pontes de embarque. A ausência das pontes de embarque, principalmente em Zagreb por ser maior e bem mais movimentado, achei um fato, no mínimo, curioso.

7. Conclusão

De modo geral, foi interessante voar pela companhia e voaria novamente. Acredito que o ponto principal para melhoria seria o atendimento, pois o modo profissional que atuam, chega a ser intimidador.

Agradecemos ao Eliziel por enviar o seu relato de viagem para o Melhores Destinos e compartilhar o voo com a Croatia Airlines com milhares de outros viajantes. Se você também teve a oportunidade de fazer um voo com a companhia aérea croata, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, eles serão importantes para complementar essa avaliação.