logo Melhores Destinos

Como é voar na classe executiva do Boeing 767 da LAN

Camille Panzera
22/10/2014 às 17:26

Como é voar na classe executiva do Boeing 767 da LAN

Quem acompanha o Instagram do Melhores Destinos (@melhoresdestinos) sabe que nossa equipe esteve recentemente no sul do Chile, visitando as cidades de Pucón e Valdivia, além da Reserva Biológica Huilo Huilo. A viagem aconteceu por um convite da Latam e nos permitiu voar na classe executiva da LAN, no Boeing 767-300 e agora trazemos a avaliação desse voo para vocês, encerrando o nosso especial de avaliações de classes executivas!

O voo em questão foi o LA 750, no dia 19 de outubro, programado para sair de Santiago (SCL) às 7h05 e chegar a Guarulhos (GRU) às 12h. Como a viagem foi a convite da companhia, não houve compra de passagens. Já fiz esse trecho algumas outras vezes, tanto com a LAN, como com a TAM e a GOL. As viagens anteriores, foram em classe econômica e na classe executiva da TAM. 

avaliacao-767-lan-executiva

Check-In
Cheguei ao aeroporto com mais ou menos duas horas de antecedência e as filas nos guichês da LAN já estavam bem cheias. Não consegui fazer o check-in nas máquinas de auto-atendimento, mas isso não foi de todo ruim, porque nesse momento fui encaminhada para o local onde é feito o check-in na executiva. O atendimento é feito em uma área especial, mais reservada, no andar superior ao check-in e embarque convencional da área internacional do Aeroporto Arturo Merino Benitez. No check-in também descobri que o voo sairia uma hora mais tarde porque o Brasil tinha adotado o horário de verão naquele dia.

Na área dedicada à Business, nada de filas. O check-in foi bem fácil, durou apenas alguns instantes e foi feito por uma funcionária atenciosa. Próximo a essa área, fica a dedicada à imigração dos passageiros que viajam na executiva e mais uma vez o trâmite foi muito fácil, também não havia ninguém na fila. Isso é uma mão na roda porque as filas de imigração em Santiago às vezes são grandes.

avaliacao-executiva-lan-20

Embora eu não tenha usado, passageiros da executiva têm direito de utilizar a sala VIP Neruda. A sala estava bem vazia, tinha apenas duas pessoas, e dispunha de poltronas confortáveis para descansar ou tirar um cochilo, computadores, wifi, jornais, televisão, além de uma boa variedade de bebidas e lanchinhos.

avaliacao-executiva-lan-21

Após a espera para o embarque, que passou rápido enquanto eu me entretia com Kenzo, filho de um leitor do MD, pude fazer o embarque e como passageira da executiva, estava disponível o embarque prioritário. Ainda no finger, perto da porta do avião, estavam expostos jornais e revistas chilenos e brasileiros para que os passageiros pudessem ler durante o voo.

Avião
O avião utilizado no voo foi o 767-300, estava limpo e tinha aparência de novo. Os assentos estavam dispostos em três fileiras, cada uma com duas poltronas – 2-2-2. O teto tinha aquele visual sky, mais moderninho. Na poltrona estavam disponíveis fones de ouvido, a revista de bordo, a revista de vendas do free shop da LAN e o menu da refeição do voo.

As poltronas eram muito confortáveis, com um enorme espaço para as pernas e para que o assento se inclinasse completamente. O assento tinha botões para inclinar por completo (180°) ou ajustá-lo em três áreas diferentes; cabeça, tronco e pernas. Nas poltronas, de tecido e couro avermelhado, havia ainda lâmpadas individuais, suporte para casacos, tomada universal para recarregar dispositivos, entrada USB, divisória para ter mais privacidade em relação ao passageiro vizinho e controle remoto com botões para controlar o serviço de entretenimento, acender a luz ou chamar um comissário de bordo.

Avaliação Executiva - LAN

Serviço de bordo
Logo após o embarque e acomodação dos passageiros e das bagagens, uma aeromoça passou servindo suco de laranja ou água. Em seguida, outra aeromoça passou oferecendo jornais e revistas e distribuindo um kit conforto com meias, protetor de ouvido, máscara de dormir, caneta e sacola. Mesmo sendo um voo curto, com duração de menos de quatro horas, achei interessante que esse kit fosse dado aos passageiros. A qualidade não era lá grandes coisas, mas achei bacana que pelo menos estava disponível.

A permissão para retirar os cintos durou um pouquinho mais do que o normal, pois assim que avião decolou entramos em uma área de turbulência. Após isso, os passageiros já trocaram suas poltronas por “camas” e as aeromoças começaram a cobrir os passageiros com mantas e a distribuir travesseiros. Há que se mencionar que a qualidade das mantas e dos travesseiros era boa, a manta esquentava de verdade e era muitíssimo superior ao tecido que é oferecido na classe econômica, que pelo menos para quem sente frio, não é suficiente.

executiva-lan3

Refeição
Pouco tempo após a decolagem e todos devidamente acomodados com suas mantas, uma comissária passou entregando toalhas de pano quentes para higienização das mãos. Depois, outra passou cobrindo as mesas com um guardanapo de pano para a bandeja de comida que viria a seguir. Como era um voo curto, estava disponível somente uma refeição, que era o café da manhã.

No bolsão à frente da poltrona estava o cardápio com o menu do dia: os pratos disponíveis para o café eram omelete ou prato com um mix de frios e queijos. Escolhi a segunda opção e não me parece ter sido muito acertada. Achei o prato sem graça e com pouca variedade de queijos ou frios; o que salvou mesmo foram as torradas e as frutas que acompanhavam a refeição.
Para beber havia sucos, chás, refrigerante, café, água, vinho, whisky, cerveja e outras bebidas que foram servidas duas vezes.

Durante o voo, os talheres utilizados eram de metal, os guardanapos de pano, os copos de vidro, os pratos e outros recipientes, como o saleiro e pimenteiro, eram de porcelana. Disso não há o que se reclamar.

Avaliação Executiva - LAN

Entretenimento
Essa é uma área da LAN que eu sempre gosto e que não me decepciona. Em outra oportunidade já assisti a um filme brasileiro antes de estar disponível em nossos cinemas. O televisor à frente da poltrona era grande e tinha funções disponíveis em inglês, espanhol e português.

Na tela, que funcionava com um controle remoto fixado na poltrona, estavam disponíveis uma enorme variedade de álbuns musicais, de artistas de diversos gêneros; jogos, o mapa do voo com trajeto e duração até o destino, temporadas inteiras de seriados e filmes – muitos filmes. Havia títulos lançados há pouco no cinema, como 300 A Ascensão do Império, Hotel Budapeste, Godzilla e A Culpa é das Estrelas (que eu não recomendo se você não quiser chorar durante o voo).

Outro ponto positivo do sistema de entretenimento é que os fones de ouvido isolavam bastante os ruídos externos, o que permitia que você escutasse o que estava passando na TV sem precisar colocar o volume no máximo.

executiva-lan

Chegada
A chegada ao Aeroporto de Guarulhos foi pontual e o desembarque foi feito no novo Terminal 3. Como os passageiros da executiva saem antes do avião e o aeroporto estava vazio, não houve muita fila na imigração brasileira. Não demorou muito, as malas já estavam passando na esteira para que os passageiros a retirassem.

Para quem ainda não passou pelo Terminal 3 de Guarulhos, a primeira chegada é impactante. O terminal está bem moderno e espaçoso quando comparado ao utilizado anteriormente. Agora o free shop fica depois da Receita Federal e está bem maior e com mais opções de produtos.

Conclusão
Achei o conforto e serviços oferecidos pela LAN ótimos. O entretenimento a bordo é excelente e as poltronas que viram cama são sensacionais para quem quer descansar. Não gostei tanto da minha escolha para o café da manhã, acho que eu teria sido mais feliz com o omelete, mas de qualquer forma, o atendimento das comissárias e as regalias de um voo na executiva são ímpares. O voo podia até durar mais algumas horinhas que eu não ia me importar. Quem viaja nessa classe não deve deixar de averiguar a possibilidade de utilizar alguma sala VIP nos aeroportos por onde passar. Não deixe de ler também nossa avaliação da classe executiva da LAN no Boeing 787 Dreamliner!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção