Como é voar com a Air Canada


Como é voar com a Air Canada
A convite da Comissão Canadense de Turismo (CCT), o Melhores Destinos visitou alguns dos principais destinos turísticos do país entre os dias 19 a 30 de agosto. Além do nosso especial Canadá, com dicas Montreal, Québec, Banff, Vancouver e Toronto nosso enviado especial Rodrigo Cerantola fez uma avaliação dos serviços da Air Canada e de sua empresa regional, a Air Canada Express (antiga Jazz). Vale destacar que após a compra da Canadian Airlines, em 2001, a empresa entrou na lista das vinte maiores companhias do mundo, voando para 178 destinos no mundo. Atendendo a pedidos de muitos leitores, publicamos hoje os detalhes desta experiência, que segundo o autor foi bastante positiva. Acompanhe:
O Melhores Destinos em sua viagem ao Canadá voou pela Air Canada, partindo de Guarulhos direto a Toronto, trajeto que levou 10 horas. Posteriormente, fizemos conexão em Toronto com destino a Montreal, voo que levou uma hora e meia, em outro jato menor. Durante a viagem, também utilizamos a empresa doméstica da Air Canada (Air Canada Express / Jazz). No total voamos de São Paulo a Toronto, Toronto a Montreal, Montreal a Québec, Québec a Toronto, Toronto a Calgary, Calgary a Vancouver, Vancouver a Toronto, Toronto a Vancouver e, por fim, de volta ao Brasil.
Check-in
Tanto no voo de ida quanto no de volta ao Brasil o check-in foi bastante rápido e organizado. Nos voos internos, a mesma coisa: não tivemos nenhum problema e todos os funcionários da Air Canada foram bastante atenciosos.
Aviões
Os aviões usados eram bem novos e a Air Canada mescla em sua frota aeronaves da Boeing (777 e 767), Airbus (A330, A321, A320, A319) e mesmo da Embraer (E190 e E175). Já a Air Canada Express (antiga Jazz) usa praticamente apenas aeronaves da fabricante canadense Bombardier, incluindo jatos da família CRJ (705 e 100) e turboélices (Q400 e Dash-8) O grupo conta ainda ainda com 19 bimotores Beechcraft 1900D, com capacidade para 19 pessoas, nas companhias regionais Air Georgian, Central Mountain e EVAS.
A configuração dos assentos depende do trecho, mas nos voos regionais basicamente eram duas fileiras (3-3). No 767-300 utilizado entre o Brasil e o Canadá havia três fileiras, com três poltronas no meio e duas nas laterais. O voo da volta foi num A330 com configuração semelhante.
No voo Montreal-Quebec, utilizamos um bimotor Bombardier Dash 8-300 — geralmente esses “aviõezinhos” são utilizados pela AC para trechos curtos. Para um marinheiro de primeira viagem, o turboélice pode causar uma certa estranheza, porém é bastante seguro. A única diferença a ser notada inicialmente é o ruído dos motores, que é um pouco mais alto se comparado aos jatos.
Engraçado notar que a configuração das aeronaves nos trechos domésticos era muito boa. O espaço era ótimo! Já para nos voos internacionais eu que tenho 1,85 m passei aperto! Soa estranho, pois deveria ser justamente o inverso, não é?
Atendimento
O atendimento da tripulação durante os voos da Air Canada é bastante atencioso e prestativo: até onde percebi, todos os pedidos aos comissários de bordo foram atendidos sem problemas e os mesmos eram bastante simpáticos. Foram feitos avisos em português no voo SP-Toronto. Nos demais voos todos em inglês e francês. Os comissários idem.
No voo internacional, mantas e travesseiros estavam à disposição dos passageiros nas poltronas. O único problema é que a empresa cobra 3 dólares canadenses pelos fones de ouvido! Como levei o meu, não tive problemas.
Serviço de bordo
As refeições servidas pela empresa são boas. Nos voos longos (mais que 3 horas de duração) eram servidas refeições, com opção de massa ou algum tipo de carne (frango ou carne vermelha), juntamente com salada e sobremesa. Em voos curtos, um pacotinho de salgadinho (como amendoim ou outros) e bebidas em geral. Eu particularmente não sou muito exigente com relação a comida de avião e fiquei satisfeito.
Entretenimento
A Air Canada oferece sistema de entretenimento com programação On Demand. O passageiro escolhe o tipo de música que quer escutar entre as opções – rádios pré-programadas – que são fornecidas pela companhia. Havia várias opções de filmes, séries e documentários. A programação, porém, não me atraiu e preferi ler um livro. Apenas como comparação, os melhores sistemas que eu já vi foram os da Avianca e também da TAM (voos internacionais), com filmes e músicas mais atualizados, além do controlezinho para crianças brincarem nos games, opção que não existe na AC.
Dica: Atenção às bagagens
Para viagens internacionais, são permitidas duas bagagens de 32 kg. Porém, se a pessoa for viajar dentro do país, na classe econômica é permitida somente uma única bagagem de 23 kg e nada mais! Eu não tive problemas em relação a isso, mas é bom estar atento para evitar problemas.
Conclusão
Vale a pena voar pela Air Canada, mesmo porque a empresa praticamente domina o espaço aéreo canadense. É sem dúvida uma boa opção, senão a única!! Antigamente, havia a Canadian Airlines, que foi comprada pela AC por volta do ano 2000. Agora a Air Canada é a maior companhia aérea do Canada e domina os voos no país.
Agradecemos mais uma vez ao Rodrigo pelas informações e imagens e convidamos a todos os que já usaram os serviços da Air Canada a compartilhar suas experiências com os colegas do Melhores Destinos nos comentários abaixo. Se tiver alguma imagem de seu voo com a AC ou na Jazz também pode nos enviar pelo e-mail contato@melhoresdestinos.com.br e poderemos inclui-la neste post.
Quer fazer uma avaliação de alguma empresa que ainda não foi descrita aqui no Melhores Destinos? Mande um e-mail para contato@melhoresdestinos.com.br. Ficaremos felizes em publicá-lo!
A foto do avião no começo do post é de divulgação da Air Canadá.
56 Comentários
As infos do voo acima da foto do avião não se referem a Qatar?
Realmente é uma ótima empresa, agora ser a única que domina os céus canadenses, do ponto de vista do consumidor, não é tão bom assim, já que a livre concorrência agradece
Bom, em abril/11, minha bagagem não chegou em Toronto. Foi chegar três dias depois, completa, mas, com o zíper quebrado (sim, eu tinha cadeado TSA). Imagina você chegar para ficar quatro semanas e sua mala não? No primeiro contato, no qual você é atendido por um indiano falando em inglês (deve fazer parte do treinamento para inglês), mandaram aguardar e, depois de 24hs, te dizem que você pode comprar até 50 dólares americanos em roupas (vocês já imaginam que não dá para comprar grande coisa, né?) que haverá reembolso. No domingo, três dias após minha chegada, a mala chegou. A segunda pegadinha vem agora: eles não reembolsam você no guichê da cia., é preciso preencher um formulário no site da Air Canada e enviar os comprovantes pelo correio para o Canadá que eles te mandarão um cheque (?), também pelo correio.
De qualquer forma, cabe deixar bem claro que não sem quem foi responsável pelo estravio temporário já que meu voo era TAM até Caracas (Venezuela) e de Caracas segui para Toronto pela Air Canada.
pode se voar de West jet, uma low cost, e grande empresa canadense tambe. Outra opcao eh air transat nao tao grande mas eh canadense.
Na foto ta escrito GRU-EZE EZE-GRU seria GRU-YYL YYL-GRU nao?
A air canada acumula milhas na TAM.
Fui de Air Transat de Toronto a Londres e os preços são ótimos. O problema é que são apenas 23kg de bagagem mesmo num voo intercontinental como esse.
Pessoal, na imagem está GRU-EZE (aeroporto de Buenos Aires)… acho que houve um equívoco…
Quanto ao relato, muito bom… já viajei de Air Canadá e também não tenho do que reclamar…
Parabéns pelo site sempre atualizado e com conteúdo útil!
o 767 da foto tem um interior bem antigo.. olhe os bins , ele estava bem conservado? os 767 da LAN são bem mais novos por dentro…
Ótimo o relato do MD! Mas um detalhe…. na foto da aeronave da Air Canada motra EZE-GRU. Mas EZE não é o código IATA do maior aeroporto de Buenos Aires (Min. Pistarini), em Ezeiza??
Otimo trip report amigo.
Somente na foto acima do trip consta uma foto indicando a rota como GRU e EZE buenos aires e nao toronto.
Mas otimo trip.
Geralmente a air canada nao oferece as melhores tarifas uma vez q domina a rota. Porem com o inicio dos voo da COPA AIR para toronto pode ser que as coisas mudem. Afinal ela chegoi com otimas promocoes na rota como divulgada aqui mesmo no melhores destinos.
Parabéns
Vou de Copa para Toronto dia 27/11… vamos ver como vai ser..
GRU-EZE? EZE-GRU?
EZE não fica na Argentina? Esse voo saiu de Guarulhos, foi para o Ezeiza e depois para o Canadá?
Esqueci de mudar 🙂 vou arrumar agora. Valeu!
Fiz o mesmo roteiro este ano e só acrescentaria 2 coisas, uma alternativa à Air Canada é a empresa canadense West Jet que esta brigando pau a pau com a Air Canada lá e quem quiser ir ao Canada, é bom preparar o bolso, pois foi um dos destinos mais caros q já visitei e eu não viajo pouco!
Bom post! Não vamos nos esquecer que na alta temporada de fim de ano a Air Canada costuma trazer para o Brasil o seu Boeing 777-300ER, que é mais espaçoso e confortável!
Uma ressalva! Embora a Air Canada tenha mais de 50% do mkt share canadense, existe uma ótima opção para os viajantes: a Westjet. Esta outra cia detém hoje aproximadamente 40% do mercado canadense e opera com preços competitivos. Seu principal hub é o aeroporto de Calgary, mas também é muito forte no Aeroporto de Toronto Pearson.
O 777 300 ER é maior mas isso nao quer dizer q seja mais espaçoso… pra mim q viajo em economica somente rs… não foi no da Air Canada… mas no da Air France me senti uma galinha empulerada… conforto pra uma viagem longa…. = Nota Zero pro 777 300 er
fiz um intercambio pro canada na volta eles perderam minha mala no trecho toronto – sp perdi, demorou uns 6 meses para me ressarcir!
Esse post veio em boa hora, já que estou prestes a comprar uma passagem de SP a NY pela Air Canadá! Melhores Destinos mandando bem sempre! Valeu!
Mês passado fui de Guarulhos para Toronto pela Air Canada, e de Toronto para Charlottetown pela Jazz. Realmente, de SP – Toronto é muito boa a viagem, bem tranquila. Entretanto, no voo para Charlottetown o avião era bastante apertado, quase uma kombi com asas, e a comida servida era cobrada. Ah, e o comentário geral das pessoas era de que na ida para Toronto os comissários parecem ser mais atenciosos do que na volta para SP. Também percebi claramente isso, mas nada que deixe a desejar.
Vale a pena ressaltar que pode ser marcada a saída de emergencia por CAN$150, no momento da reserva. Para quem tem 1,90 como eu, apesar do preço, é um achado.
Bom eu nunca voei, mas pelas experiencias q minha ma~e teve nas duas vezes q ela utilizou os serviços da empresa… eu nunca voarei e nem minha mãe. meu irmão e de Montreal e periodicamente ela vai pra la. mas agora pelo EUA e não pamis por Toronto utilizando a Air Canada. pois nas duas vezes os voos tiveram problema e não saíram. somente no dia seguinte, ou seja, por duas vezes ele teve o mesmo problema. e pelo q andei verificando no site da empresa esse problema parece ser constante.
Fui há 2 anos para Vancouver, então peguei Brasil-Toronto, Toronto-Vancouver, não tive que comprar os fones. No voo Toronto-Vancouver não havia alimentação inclusa, mas ao contrário dos voos no Brasil, você pode pelo menos tomar água sem ter que pagar por isso. Claro que se você quiser água engarrafada você pagará, mas você tem uma opção de não pagar.
Perto das empresas brasileiras para voos domésticos é quase 5 estrelas!
Voei em junho pela air canada e a mesma somente cobrava os 3 dólares pelos fones nos voos domésticos. Para voos internacionais o fone era distribuído gratuitamente.
Já voei com várias companhias aéreas, inclusive companhias low-cost e a pior delas de longe foi a Air Canada, fiz uma viajem ao Canadá e tudo correu bem na ida, apesar do mal atendimento dos comissários de bordo. Na volta no dia 26/02/10 tomei o avião de Vancouver para Toronto e chegando em Toronto o voo estava atrasado e só saiu no outro dia, tive de dormir no aeroporto pois a companhia aérea somente disponibilizou hotel para os passageiros de madrugada além de não terem disponibilizado o transporte para o hotel, a companhia deu várias versões para justificar o atraso e não prestou nenhuma assistência para os passageiros. No outro dia de manhã na hora de fazer o embarque tinha apenas uma pessoa fazendo o check-in e tinha uma fila enorme enquanto ao lado da fila do voo pro Brasil tinha o check-in de um voo da Air Canada para os EUA e tinha umas 5 ou 6 pessoas fazendo o check-in e ninguém na fila. Eu não recomendaria a Air Canada para ninguém depois da situação que aconteceu comigo, um total descaso por parte da companhia.
Olá, Já voei Air Canadá e nao gostei! Pagamos caro as passagens e as TV nao eram individuais , o filme era desinteressante , e o aviao era antigo.O interessante é que os voos dómesticos, foram ótimos. Air Canadá, só se nao houver opçao.
Voar Air Canada é perfeito!!! Viajei várias vezes e não tenho do que reclamar!
Além do que o Comite Canadense poderia ensinar os funcionários do consulado canadense a distinguir um estudante de um desempregado. Tive que ír pessoalmente ser entrevistado no consulado pois acharam que o documento do banco onde trabalhei não era verdadeiro…Fiquei um mes por lá, tudo muito bom, legal. Parece uma torre de babel.Mas vale a pena.
Aliás, acho que acordaram e descobriram que braileiro é consumidor hehehe nada como uma moeda forte e os caras tem de passar o chapéu.
Voei SP-TORONTO-HALIFAX no dia 09/05/11 e tive uma decepção muito grande com a Air Canada. Na verdade foi mais com os comissários daquele voo. Uma delas, já começou uma confusão porque queria que um passageiro trocasse a bagagem de mão de lugar no compartimento, e para quem entende inglês ficou claro que ela estava totalmente alterada. Durante todo o voo estavam fazendo piadinhas sobre a falta de entendimento de inglês de vários passageiros, na sua maioria idosos. Um senhor, numa atitude rude, mas acredito que bem inocente, estalou os dedos para chamar a atenção da mesma comissária e ela quase pulou no pescoço dele. Disse em inglês – que esse senhor não entendia uma palavra – "never… never… slap your fingers at me"… não contente um outro comissário veio depois e disse para o tal senhor… que "na companhia deles isso não existia"! Enfim… um exagero! Fiquei perplexo com a falta de profissionalismo desses comissários. Voei uma semana antes desse voo, Sydney-Santiago-SP pela Lan e acho que eles dão de dez a zero na AirCanada. Comida muito melhor, inclusive com talher não-plástico na economica, sistema de entretenimento melhor, sem falar que um A340 é melhor do que um 767 com a configuração da AirCanada! Sinceramente, estou para ver serviço de bordo melhor do que o da Qantas. A Aircanada não é nenhuma Aerolineas, é verdade, mas deixou de me conquistar com certeza!
Ahhhhh ME POUPEM! COMIDA BOA NA AIR CANADA? VOCÊS NÃO SABEM O QUE É COMER BEM DENTRO DE UM AVIÃO! FALO ISSO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E TER VIAJADO MAIS DE 10 VEZES PARA O CANADÁ! A COMIDA É HORRÍVEL!
Calma Thiago, cada um tem direito a dar a sua opinião. Por que tanto ódio e revolta em seu coração? (Olha, até rimou!) =)
o serviço é péssimo mesmo, os funcionários não são comprometidos com os passageiros e a politica da empresa é ganhar. Andam com as regras em baixo do braço, alteram voos, cancelam, fazem overbooking, tudo conforme a conveniência deles. A comida não é boa. No máximo razoável.
Essa companhia deve ser evitada. Uma das piores que já voei. É uma injustiça com as outras que tem serviços muito melhores.
isso eh normal
so no brasil q tem 2 de 32kg
se voce comprar do canada para o brasil na air canada fica com so 1 de 23kg
na europa tambem, so uma de 23kg, a nao ser que saia do Brasil
nao dei se ha alguma lei que defina isso
eu sei que a empresa nao pode cobrar por bagagem, tem que ter uma franquia minima, veja a pluna, cobra para todos os paises, menos o brasil1
Que bom que deu certo. Eles tiveram sorte que vocês não entrevistaram usuários frequentes!!
Além de tudo que já foi dito nos comentários, é preciso dizer que eles obrigam as pessoas a fazer check-in nas máquinas, para, em seguida, pegar uma baita fila de despacho de bagagens… e outra baita fila pra arrumar o check-in mal feito das máquinas. Enfim, uma empresa acostumada ao monopólio, sobretudo depois que EUA passaram a exigir visto de trânsito.
Fui no dia 08/09 e voltei no dia 21/09 pela Air Canada. A aeronave não é conservada, os banheiros sempre sujos, a comida é muito pouca para quase 11 horas no ar. E realmente lá é tudo muito caro. E além de não te atenderem bem voce é praticamente obrigado a "dar" gorjeta. Isso eles fazem quetão de dizer a voce, nao importa a lingua que voce fale eles irão obrigar a voce a dar a gorjeta. Tambem nao viajo pouco e o Canadá com certeza será um destino que não recomendo para quem quer ir a turismo. É um lugar lindo (isso eu vi) e dizem que é bom para trabalhar/estudar, mas com certeza não é um destivo onde voce vai ser bem atendido.
Sim, mas isto logicamente depende das Cias Aéreas. No caso da Air Canada a questão de conforto melhora bastante, principalmente na largura do assento, que faz uma baita diferença em voos longos!
Veja abaixo uma rápida comparação das aeronaves:
Air Canada 777 – Distância 32.0" / Largura 18.5"
Air Canada 767 – Distância 31.0" / Largura 17.5"
Tam 777 – Distância 32.0" / Largura 17.0"
American 767 – Distância 30.0" / Largura 17.2"
United 767 – Distância 31.0" / Largura 18.0"
Copa – Distância 31.0" / Largura 17.0"
Bah!@
Isto mesmo Daniella, empresas que detem o monopólio nao evoluem. Creio que a melhor maneira de viajar para o Canadá é pegando um voo até NY, dar uma paradinha, e de lá ,seguir para o Canada.
tem farinha?
Uma correção. No texto informa que são cobrados 3 dólares canadenses por fone, mas é somente se você fica com eles, o que caracteriza a compra. Durante o voo você pode utilizar sem custo algum.
Na verdade, por algum motivo, as viagens de e PARA o Brasil tem um limite maior que pro resto do mundo (32kg). Bom para nós.
Olá Matheus, como foi seu voo para toronto pela Copa? Eu estou em duvida se vou pela Copa ou pago mais caro e vou pela AC. Obrigado!
Olá Matheus, copmo foi seu voo pela Copa airline? conte-nos por favor. abraços
Não sei se ajuda, mas temos duas avaliações da Copa aqui no MD, nas classes econômica e executiva
Eu voei com a minha namorada de GRU para Toronto – JFK. Foi um desastre. Para começar não tínhamos assentos marcados. Fizemos o check in e o rapazinho não marcou os nossos lugares. Os tickets da bagagem apenas no nome da minha namorada. O avião atrasou a sua saída em SP quase 3 horas decorrente do tráfego aéreo de Guarulhos. Resultado: Perdemos a conexão em Toronto para o JFK. A imigração no Canadá para vôos de conexão é a mais confusa que eu já presenciei. Ainda mais para os EUA. Cheio de processos burocráticos para não dizer burrocráticos mesmo. A imigração americana é feita lá mesmo no aeroporto de Toronto. Entramos numa fila enorme de Customer Service da Air Canada. Remarcamos o nosso voo, mas ao invés de JFK, nos enviaram para LGA. Resultado: Perdemos as malas. Fui para um setor do LGA para reclamar da mala e fui muito mal atendido. Me passaram um telefone que eu liguei do orelhão do aeroporto de LGA. Quem estava no outro lado da linha: Uma pessoa que falava Inglês com origem Hindu. Depois de 3 horas de explicação, nos forneceram apenas 50 dólares para cada passageiro para comprar as necessidades de um dia e cheio de burocracia para reaver o dinheiro. Era inverno e as minhas roupas estavam na mala: Resultado: Uma febre/gripe de mais de uma semana me tratando. Nunca mais voarei nessa Cia. Aérea.
Gustavo, uma ajuda, por favor. Vou fazer Rio-Toronto-NY. A escala será feita em Toronto. Só passarei por 1 imigração (Toronto)?
Tenho uma dúvida. Estou indo de SP-Guarulhos para Quebec com conexão em Toronto. Para realizar essa viagem eu preciso apenas do visto canadense? Mesmo não fazendo escala nos eua eu preciso do visto de trânsito americano?
Obrigada
Apenas o visto canadense
Queria verificar se o voo de de Toronto a Guarulhos costuma ter muito atraso. Preciso comprar minha volta a POA, o voo está programado para chegar as 10:45, estou pretendendo embarcar a POA com um voo das 13:00hrs, mas com medo de não dar tempo.
Leandro, compre o voo para a noite. Se não atrasar, quando chegar a Guarulhos procure o balcão da companhia e peça para antecipar. Eles fazem isso sem custos e você não corre riscos.
Estava procurando uma avaliação sobre como é voar pela Air Canada, pois o mês que vem vou para Toronto com eles… porém os comentários são totalmente o oposto do post.
Se vocês tiverem interesse, posso fazer uma segunda opinião.
Oi Flávia! Seria ótimo! Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.be para combinarmos!
Gostaria de tirar uma dúvida com relação as bagagens. Eu irei fazer uma viagem para Vancouver, saindo de São Paulo, com passagem de ida e volta. Diante disso, eu tenho direito a 1 ou 2 bagagens?
Não gostei de viajar pela Air Canadá, fomos de SP para Nova York os comissários de bordo muito sem educação. Na volta íamos de Nova York para Toronto, nosso voo saia as 6:30 da manhã, chegamos no aeroporto as 4:00 da manhã ai veio a surpresa funcionários totalmente despreparados, tinha apenas 4 pessoas na nossa frente e a fila não andava e fomos atendidos as 5:45 da manhã a funcionária não sabia fazer nada nem digitar no computador direito sabia, era 4 passagens que estava comprada a 8 meses atrás simplesmente ela boa disse que não tinha mais só poderia ir 2 pessoas ficando 2 pessoas para ir em outro voo se alguém desistisse. Como assim? Foi uma bagunça.
Conclusão: Embarquei com meu marido primeiro depois arrumaram para mae nhá irmã e meu cunhado as 10:30 perdemos o dia todo nisso. Nunca mais viajo pela Air Canadá achei um lixo, viajo 4 vezes ao ano para exterior e nunca tinha deparado com tamanha falta de respeito.
Williana uma pessoa pode levar quantas malas? Fiquei em dúvida…
Detestei a Air canada! voei com eles, de Cancun-Calgary e Vancouver-Montreal e Toronto-Bermudas, tripulação super grossa! agem como se fosse uma low fare, ou seja, tem que pagar por tudo extra, só te dão direito a uma mala de 23 kg grátis! no canada tem duopólio, ou é air canada ou westjet, ambas bem chatinhas…. Não recomendo! Mas…. não se tem muitas opções…
Voe pela Air Canada em julho de 2013 com retorno em dezembro de 2013, no trecho SP -> Toronto -> Vancouver e Vancouver -> Toronto -> SP.
Não tive do que reclamar na ida, os funcionários foram educados, o avião estava limpo e novo e a comida não era ruim. Na escala, tive orientação dos funcionários.
Já na volta, em Toronto, fui pedir informação, pois, estava meio perdida no aeroporto e a funcionária foi bem grossa.
Fora isso, pretendo voar novamente com eles.
sim, eles sao pessimos.