Como é voar com a Adria Airways, maior companhia aérea da Eslovênia
Como é voar com a Adria Airways, maior companhia aérea da Eslovênia
Dando sequência às avaliações de voo que vocês, leitores do Melhores Destinos, nos encaminham, hoje, vamos falar de uma companhia pouco conhecida entre nós brasileiros, a Adria, e que oferece uma vasta gama de opções de voo entre a Eslovênia e outros países da Europa.
Com mais de 50 anos no mercado aéreo, a Adria é, desde 2004, membro da Star Alliance e oferece atualmente voos para mais de 190 países e conta com uma modesta frota de 10 aeronaves, divididas entre 6 modelos Airbus e 4 Bombardier.
Veja a avaliação de voo completa enviada pelo leitor Silveira, que voou entre as cidades de Ljubljana, capital da Eslovênia, e Frankfurt na Alemanha.
Lembre-se, se já voou com a Adria também, deixe seu comentário ao final do post para que outros viajantes e leitores possam aproveitar as dicas em uma próxima viagem, ok?
Boa leitura!
Introdução
Em recente viagem à Europa, utilizei como base a cidade de Frankfurt (FRA) para chegada e partida no continente em virtude das excelentes ligações internacionais do aeroporto. O roteiro a partir de lá foi todo terrestre, com exceção do último segmento, entre Ljubljana (LJU), capital da Eslovênia e Frankfurt, no qual as ligações de trem eram escassas, lentas e consideravelmente caras. Dessa forma, fiz opção pelo voo com a companhia aérea Adria.
Compra
A compra foi feita diretamente pelo site da Adria, exibido inicialmente no idioma esloveno, mas com opções de exibição em inglês e algumas outras línguas. A página é simples e funcional, o pagamento foi realizado em cartão de crédito e logo em seguida, recebi em meu e-mail o e-ticket com o localizador.
Após realizar muitas pesquisas de voos entre outras companhias, a Adria apresentou melhor opção de horário e custo-benefício, uma vez que eram escassas as opções para o trajeto na data desejada e era a única companhia que oferecia voo direto. As demais alternativas apresentavam escalas entre 12 e 20h. A única ressalva foi a ausência de marcação de assentos no momento da compra. Porém, fiz o procedimento pelo e-mail da companhia e fui prontamente atendido sem nenhum problema.
Na ocasião, o valor pago para voar em julho/15 foi de €189,66 (euros).
Check-in e Embarque
O aeroporto de Ljubljana fica a 24 km da capital, em uma pequena cidade chamada Zgornji Brnik. É o principal aeroporto do país e contou em 2015 com a movimentação de aproximadamente 1,5 milhão de passageiros.
Talvez em virtude das pequenas dimensões do aeroporto, o check-in da Adria, a maior operadora no aeroporto, era realizado junto a todos os demais da Star Alliance, e, embora o atendimento estivesse sendo realizado por somente 3 ou 4 atendentes, o processo foi ágil e fácil. Não haviam máquinas de autoatendimento ou coisas do tipo. O tempo de espera na fila não chegou a 10 minutos.
De posse do cartão de embarque, segui para a área de segurança, na qual os procedimentos de raio-x e detector de metais foram realizados de maneira rápida e cordial.
Vale lembrar que a Eslovênia faz parte da União Européia (UE) desde 2004 e celebra o Acordo de Schengen, de forma que não foi necessário nenhum trâmite migratório para viajar até a Alemanha. Em seguida, estava na pequena área de embarque, que conta com um free-shop de tamanho bastante razoável e outros serviços comerciais como cafés e outras lojas.
O aeroporto possui dois níveis para embarque, sendo que os portões localizados no piso superior contam com acesso aos fingers, e os do piso inferior, embarcam em posições remotas. Pelo que pude perceber, os voos do andar superior eram direcionados a localidades fora da zona do acordo de Schengen, e assim ficavam separados dos demais, pois contavam também com estrutura diferenciada para os trâmites de migração e alfândega.
Apesar de marcado para as 18h05, o embarque só foi iniciado às 17h50, quando o ônibus estacionou diante do portão aguardando os passageiros. O procedimento foi realizado com muita rapidez, e logo todos os 64 passageiros estavam no interior do grande ônibus, rumo à aeronave.
Um fato que me chamou a atenção foi o despacho das bagagens de mão mais volumosas (como malas de rodinhas) na porta da avião, recolhidas em um carrinho plataforma pela equipe de solo – e restituídas da mesma maneira no momento do desembarque em Frankfurt. Todos pareciam bastante à vontade com o procedimento.
A Bordo
O voo JP124 foi realizado pela aeronave CRJ-900. O avião estava de fato novo e bem cuidado, e era configurado no padrão 2 x 2, com poltronas de couro azul e capacidade de 84 passageiros.
Havia uma pequena divisão de classe nas 3 primeiras filas, denominada “Star Alliance Business Class” mas não notei nenhuma diferença em termos de conforto e espaço.
A decolagem aconteceu exatamente às 18h11, sob chuva, mas tanto o procedimento quanto o voo foram extremamente tranquilos e estáveis. Ocupei o assento 5D, na janela e, por estar bastante distante dos motores, todo o percurso foi extremamente silencioso para mim. Também não tenho a reclamar da distância entre as fileiras (78,74 cm), quase igual ao espaço apresentado pela Azul em seus Embraer 190/195. Apesar de ser muito alto, o espaço era suficiente para um voo de pouco mais de uma hora de duração.
O entretenimento a bordo se limitava à uma revista escrita em esloveno e inglês, bem como um catálogo de compras Duty-Free. Junto, havia também um cardápio com as opções de compras de alimentos e bebidas, cujos preços eram próximos aos encontrados nas lojas do aeroporto. Para ser ter uma ideia, um combo de sanduíche mais suco custava € 6.
O serviço de bordo foi iniciado momentos após atingirmos o nível de cruzeiro, mas praticamente ninguém solicitou itens do cardápio. O serviço para o único passageiro da “Business Class” foi oferecido como cortesia.
O voo e a aproximação final em Frankfurt ocorreram de forma bastante silenciosa e estável. Às 19h23 houve o toque e, exatamente 6 minutos depois, o desembarque havia sido iniciado. O procedimento, assim como em Ljubljana, local de origem, foi realizado em uma posição remota do grande aeroporto, onde já aguardava um ônibus para transportar os passageiros ao terminal. As bagagens foram disponibilizadas poucos minutos após chegarmos na esteira.
Conclusão
A experiência em voar com a Adria foi bastante positiva, especialmente em relação à agilidade, cordialidade e eficiência no atendimento e nos serviços de maneira geral. Os preços são, na minha opinião, razoavelmente elevados para o padrão europeu e para um voo no padrão low cost, porém, trata-se de uma rota em que a companhia é a única operadora e as demais formas de conexão entre os destinos são bastante complexas e caras.