logo Melhores Destinos

Pilotos desviam rotas de aviões para passageiros contemplarem a aurora boreal

Daniel Akstein Batista
03/03/2023 às 11:37

Pilotos desviam rotas de aviões para passageiros contemplarem a aurora boreal

A aurora boreal é um dos fenômenos mais espetaculares do mundo, difícil de ver pois aparece em poucos países do chamado Círculo Polar, como Estados Unidos (Alaska), Groenlândia, Islândia, Canadá, Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia. Imagina então a surpresa de quem estava viajando de avião e pôde contemplar esse jogo de luzes no céu. Que sorte!

Bom, a verdade é que não foi apenas a sorte que presenteou os passageiros de dois voos que sobrevoaram a Finlândia na última semana. Os viajantes também devem agradecer aos pilotos, que mudaram a rota dos aviões para que todos os passageiros pudessem admirar a aurora boreal bem de pertinho.

As manobras foram registradas pelo site FlightAware. No rápido voo 488 da Finnair do dia 26/2, entre Kuusamo a Helsinque, na Finlândia, de pouco mais de 1 hora de duração, podemos ver a voltinha extra que o piloto realizou para presentear os viajantes.

É claro que ninguém reclamou pelo fato de o avião ter saído um pouco do seu trajeto inicial. Pelo contrário, os passageiros agradeceram poder ver a aurora boreal de perto e o piloto Tuomo Järvinen aproveitou a sua vista privilegiada para registrar o momento que poucos conseguem ver.

A Finnair afirmou que esse tipo de manobra é bastante rara nas operações de voos, mas que tudo foi feito com segurança. “Quando ocorrem desvios, a primeira prioridade é sempre a segurança de voo”, disse a companhia aérea.

Outro voo na aurora boreal

No dia seguinte, o voo 1806 da EasyJet saía de Reykjavik (Aeroporto Internacional de Keflavík), na Islândia, para a inglesa Manchester, e o fenômeno resolveu aparecer de novo. E quase no meio do caminho da viagem de quase 3 horas o piloto também fez uma manobra diferente, de 360º, para que todos os passageiros apreciassem a aurora boreal.

“Nós decolamos e no meio do voo o piloto apagou todas as luzes e a aurora podia ser vista pela janela esquerda. Mas estávamos sentados do lado direito e, depois de alguns minutos, o piloto voltou e deu uma volta de 360º ​​para que todos pudessem ver”, afirmou Adam Groves, um dos passageiros ao site BBC.

O detalhe é que Groves fez a viagem para a Islândia para, entre outras coisas, tentar ver a aurora boreal na região e para pedir a namorada em casamento. Não conseguiu contemplar o fenômeno no local, mas voltou noivo e ainda teve a sorte de conferir a aurora boreal do avião. Um final feliz!

Em comunicado, uma porta-voz da EasyJet afirmou que a decisão do piloto não é algo comum, mas que foi feita com toda a segurança possível. “Estamos satisfeitos que o capitão tenha conseguido realizar uma manobra controlada para permitir que os passageiros testemunhassem no ar uma exibição incrível de uma das maiores atrações da natureza.”

A aurora boreal

A aurora é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, que acontece em função do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Seu aparecimento depende da atividade das fulgurações solares e, por causa da raridade, há os chamados ‘caçadores de aurora boreal’ que percorrem regiões atrás do fenômeno.

*Com informações do site CNN internacional.


Quem aqui sonha em ver a Aurora Boreal? Por ser um fenômeno difícil de acontecer, podemos dizer que os passageiros desses dois voos tiveram uma sorte tremenda e também contaram com um piloto bonzinho!

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção