Finalmente! Novos bagageiros 60% maiores prometem por fim à luta por espaço nos aviões
Finalmente! Novos bagageiros 60% maiores prometem por fim à luta por espaço nos aviões
A menos que você um passageiro com status elite nas companhias aéreas, é bem provável que tenha passado pelo drama de saber se haverá espaço no bagageiro do avião para guardar sua mala de mão. Quem nunca se deparou com o maleiro lotado e teve que ficar procurando algum espaço onde coubesse sua bagagem? Ou pior: foi obrigado a despachar sua mala um pouco antes do embarque porque não haveria espaço para ela a bordo!
É possível que em breve essa luta por espaço nos aviões seja coisa do passado. Pelo menos é essa a promessa do novo bagageiro desenvolvido pela europeia Airbus, fabricante dos jatos A320 usados por Latam e Azul no Brasil e incontáveis companhias aéreas por todo o mundo.
Chamado de Airspace L Bins, o bagageiro ampliado promete oferecer 60% mais espaço que os atuais e poderá receber três malas extras por compartimento, segundo a fabricante. O novo sistema foi apresentado no ano passado e a estreia está prevista para janeiro, em 38 jatos A320 da companhia alemã Lufthansa
Na prática, a ideia da Airbus parece simples: em vez das malas padrão serem acomodadas na horizontal, o novo espaço vai permitir que as bagagens fiquem na vertical. Dessa forma, cada compartimento acomodará mais malas de até 61 centímetros (altura) x 38 centímetros (largura) x 25 centímetros (profundidade).
A notícia foi bem recebida, afinal, viajar apenas com a bagagem de mão virou hábito para muita gente, seja pela comodidade ou pela economia de taxas. O problema dessa prática ocorre quando, ao procurar seu lugar na aeronave, percebe que acabou o espaço nos bagageiros!
Mudança nas aeronaves
Com a mudança, mais clientes poderão levar sua bagem na cabine. Além disso, a fabricante garante que os aviões podem ser reformados em até cinco dias, o que tornam as melhorias mais viáveis, pois as aeronaves ficarão inativas por pouco tempo.
A Airbus informou ainda que os materiais usados na reforma dos compartimentos são ultraleves e estáveis. As mudanças também serão feitas reutilizando a parede lateral, o teto e a iluminação do bagageiro.
Vale destacar que as novas aeronaves da Airbus já saem de fábrica com um novo modelo, o XL Bin, que também oferece mais espaço. Esse bagageiro pode ser encontrado em aviões mais novos da forta da Latam – A320neo e A321 neo.
Leia também:
- Bagagens em aviões: saiba o que pode levar e o peso permitido
- Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia
O que achou da novidade? Será que outras companhias aéreas também vão adotar as melhorias nos bagageiros? Participe nos comentários!