Empresa conversa com Airbus para ter assentos de dois andares nos aviões


Empresa conversa com Airbus para ter assentos de dois andares nos aviões
Se você já acha algumas classes econômicas apertadas hoje, imagina se a ideia da startup Chaise Longue pegar? A empresa desenvolveu um assento de dois andares que devem deixar o avião ainda mais cheio – e pelo jeito a Airbus já está interessada nesse conceito.
O projeto da Chaise Longue foi apresentado em 2023 na Aircraft Interiors Expo, em Hamburgo, na Alemanha. O design traz dois assentos no nível superior e outros dois no nível inferior, assim sequencialmente.
Pelo projeto apresentado, o espaço superior onde ficam as bagagens não existirá mais – elas teriam que ser colocadas embaixo das poltronas.
O que parecia ser apenas uma ideia conceitual, no entanto, pode virar realidade daqui a alguns anos. Isso porque, segundo matéria da CNN, uma das maiores fabricantes de avião do mundo já está conversando com a startup sobre o assunto. De acordo com a reportagem, um representante da Airbus confirmou que “a Chaise Longue está explorando alguns conceitos iniciais com a Airbus em soluções de assentos de dois níveis para aeronaves comerciais da Airbus”.
Mais espaçoso?
À primeira vista, o novo conceito de poltronas de dois andares parece bastante claustrofóbico. Segundo o designer e CEO da Chaise Longue, Alejandro Núñez Vicente, o nível superior foi projetado para dar “ângulos de reclinação maiores” e a “possibilidade de esticar mais as pernas” do que o assento médio de um avião econômico. E quem vai embaixo também conseguiria ter mais espaço para as pernas.
Em sua reportagem, a CNN afirmou que testou o protótipo e, apesar de ser mesmo mais claustrofóbico, há um espaço maior para os passageiros esticarem as pernas.
A ideia da Chaise Longue, no entanto, não é lotar as cabines econômicas com esses novos assentos duplos. Elas ficariam no centro, cercadas por duas fileiras de assentos tradicionais do avião (e nesse caso estamos falando de aeronaves maiores, que fazem as viagens internacionais).
Se a Airbus vai realmente levar essa ideia adiante nós não sabemos, mas a verdade é que o projeto não é totalmente novo. Em 2020, mostramos aqui no MD uma proposta ainda mais ousada da empresa porto-riquenha Zephyr Aerospace LLC, criando uma espécie de beliche nos aviões.
Ao contrário do projeto da Chaise Longue, no entanto, essa ideia aqui trazia cabines individuais, com mais conforto aos passageiros (tirando o fato de ter de subir uma escadinha para se acomodar nas poltronas de cima). Até agora, o projeto não saiu do papel.
O que você achou de entrar em um avião com poltronas em dois andares? Sou sempre a favor de as aeronaves oferecerem mais conforto para os passageiros, mas não parece ser bem o caso.