logo Melhores Destinos

Governo americano quer regular tamanho dos assentos e espaço para passageiros nos aviões

Daniel Akstein Batista
04/08/2022 às 16:16

Governo americano quer regular tamanho dos assentos e espaço para passageiros nos aviões

O espaço entre os bancos do avião é sempre motivo de polêmica: quem nunca bateu o joelho no banco da frente ou ficou desconfortável durante o voo? Essa, no entanto, não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança: em caso de uma rápida evacuação, há espaço suficiente para as pessoas saírem? Pensando nisso, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está iniciando um processo de revisão regulatória para estabelecer os espaços entres as fileiras dos aviões comerciais e também o tamanho dos assentos.

Para entender melhor, a FAA vai buscar um feedback do próprio público para determinar quais as melhores dimensões dos assentos dos passageiros, incluindo largura, comprimento e inclinação, que são necessários para mais segurança no voo.

Atualmente não há nenhum regulamento que determine essas medidas mínimas – a única exigência é que as aeronaves devem ser evacuadas em até 90 segundos.

O público vai ter até o dia 1º de novembro para fazer as suas considerações online ou por carta. Após esse prazo a FAA vai analisar todos os comentários para ver se os novos padrões regulatórios serão mesmo necessários.

Segurança em primeiro lugar nos voos

Os comentários que a FAA pede para o público diz questão apenas à segurança, mas claro que isso pode impactar no conforto dos passageiros caso seja consenso que é preciso aumentar o espaço entre as fileiras.

Essa não é a primeira vez que a FAA faz algo parecido. Em 2018, o Congresso determinou que a agência estabelecesse novos padrões de tamanho de assento e pitch (a distância das fileiras) com base no que é preciso para a segurança e a saúde dos passageiros. No último mês de março, a entidade divulgou o resultado de testes de segurança/evacuações de emergência que realizou entre novembro de 2019 e março de 2020. Segundo o relatório, “o tamanho e o espaçamento dos assentos não afetaram negativamente o sucesso das evacuações de emergência”.

Porém, os testes foram realizados apenas com adultos saudáveis com menos de 60 anos, sem a participação de crianças, idosos ou pessoas com deficiências físicas. Agora, a FAA quer abranger mais pessoas na pesquisa pública para tornar ainda mais seguros os voos comerciais.

As novas regras afetarão diretamente os passageiros que voarem do Brasil para os Estados Unidos ou viajarem em voos domésticos por lá. Além disso, é normal que a regulamentação de uma agência importante como a FAA seja adotada ou sirva de modelo para normas de outros países.

*Com informações do portal Travel Weekly


Falando em segurança, você acredita que é possível evacuar a aeronave em 90 segundos ou os assentos são muito apertados para todo mundo sair ao mesmo tempo? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção