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Assento inovador permite que passageiros estiquem as pernas na classe econômica

Daniel Gadelha
11/05/2021 às 10:04

Assento inovador permite que passageiros estiquem as pernas na classe econômica

Quem nunca ficou feliz ao se acomodar no assento do avião e perceber que a poltrona ao lado ficou vazia? Esse é um conforto muito bem-vindo para quem viaja na classe econômica. Pensando nesse problema, a Zodiac Aerospace, empresa especializada em poltronas de avião, desenvolveu um projeto conceitual que promete aproveitar os assentos livres logo a frente para oferecer mais conforto aos passageiros.

Chamado de Eco Zlounge, o conceito possibilita que os passageiros estiquem as pernas utilizando o espaço não ocupado da poltrona à frente. Embora a reclinação da poltrona permaneça a mesma e o novo assento não vire uma cama como na maioria das cabines de classe executiva, os viajantes teriam mais conforto e até poderiam relaxar e dormir no avião mais facilmente.

Como funciona?

Um painel da poltrona da frente é baixado, servindo como apoio para as pernas. Um acesso para o fundo do assento da frente é então liberado para colocar os pés.

Embora não seja uma má ideia, existem problemas que podem fazer com que o projeto não vá para frente. O primeiro deles é que só conseguirão esticar as pernas os passageiros que se sentarem atrás de uma poltrona vaga, o que pode estar sendo frequente durante a pandemia, mas que não é o caso em tempos normais quando as empresas aéreas chegam a vender mais assentos do que a capacidade das aeronaves, o temido overbooking.

Além disso, o assento pode motivar passageiros a trocar de lugar durante o voo, em busca de um assento que permita esticar as pernas, o que pode causar tumulto a bordo e, em alguns casos, até desbalancear o peso do avião. Adicionalmente, quem estiver usufruindo do assento com as pernas esticadas criaria uma barreira para os vizinhos acessarem o corredor, já que eles terão que “pular” o passageiro “sortudo”.

Por fim, todos os projetos de assentos para aeronaves precisam ser analisados por entidades competentes antes de entrarem no mercado. Neste caso, nota-se que a tampa da abertura do compartimento cria uma barreira que pode atrapalhar a evacuação da aeronave em caso de emergência, o que pode representar um entrave à sua aprovação.

Vale lembrar que quem estiver disposto a pagar um pouco mais para ter espaço extra para as pernas pode adquirir os assentos das primeiras fileiras ou poltronas das saídas de emergência.

Com informações no site SimpleFlying.

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E ai, o que achou da ideia? Será que um dia veremos essa ou outra solução para uma viagem mais confortável na classe econômica? 

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