<
logo Melhores Destinos

E agora? O que fazer se o passageiro do corredor dormiu e você precisa sair do assento

Mateus Tamiozzo
17/10/2025 às 18:48

E agora? O que fazer se o passageiro do corredor dormiu e você precisa sair do assento

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Que o espaço na classe econômica é bastante econômico por parte das companhias aéreas, todos que viajam de avião já sabem. A configuração apertadinha gera algumas situações, como quando você está na janela e precisa passar por um ou dois parceiros de fileira para ir ao banheiro e eles estão dormindo. A grande pergunta nessa hora é: pular sobre o passageiro ou pedir licença?

Embora não exista uma resposta certa, já que as preferências variam e não há certo ou errado em uma situação dessas, definitivamente há a resposta mais sensata.

Pular sobre o passageiro pode gerar acidentes

Se você viaja com frequência, já deve ter sido os dois tipos de passageiro: o que está no lugar da janela ou do meio e precisa sair – normalmente para ir ao banheiro – ou o que está no assento do corredor e cai no sono quando alguém precisa de espaço para sair.

Para muitas pessoas, a primeira ideia é tentar pular sobre o outro passageiro. Não necessariamente por falta de bom senso, mas por não querer atrapalhar o sono de quem está ao lado.

O problema de uma atitude assim é que as chances de você acordar a pessoa ao lado são altas, porque é quase impossível sair da fileira sem esbarrar de alguma forma. Mas não é só isso: basta um desequilíbrio para um acidente acontecer, como cair (no corredor ou por cima do passageiro) ou se machucar de alguma forma. Se houver algum líquido ou comida por perto, a bagunça pode ser ainda maior!

Acorde o passageiro e peça licença

Quem escolhe o assento do corredor precisa estar ciente, desde o início, de que terá a responsabilidade de liberar espaço para quem está no assento do meio ou na janela. É uma questão de bom senso. É uma regra não escrita.

Não estamos falando de ser rude ou de cutucar o seu colega de viagem como se dormir no assento do corredor fosse um grande crime. Com gentileza e com jeitinho, tudo se resolve. Raramente há um desentendimento a bordo por um “direito básico” de quem não está no corredor.

No meu caso, quando estou no corredor para uma viagem internacional longa, costumo falar aos passageiros ao meu lado que não há problema em me acordar caso precisem sair. Quando estou no meio ou na janela, aviso logo que precisarei sair durante a viagem.

Atitudes assim deixam tudo devidamente combinado – embora não seja exatamente necessário – e tranquiliza as pessoas do meio e da janela que poderiam preferir pular sobre você a pedir licença.

Qual assento você prefere?

Eu já fui time janela por muito tempo, especialmente pela sensação de ter um “canto só para mim”, e nunca tive problema em pedir para as pessoas darem o espaço que eu precisava para sair do meu lugar para ir ao banheiro.

Poltronas do avião escolha de lugar no avião

Com o tempo, virei a casaca, e hoje em dia sou mais time corredor. Isso vale especialmente para voos internacionais noturnos, já que não vou conseguir ver nada pela janela e fica mais fácil sair e voltar do meu assento sem precisar movimentar outras duas pessoas durante a noite. Em viagens domésticas, eu ainda gosto da janela, especialmente durante o dia.

Assim, em muitos voos, atualmente sou a pessoa que precisa levantar durante a viagem para abrir espaço a meus parceiros de fileira. Por sorte, costumo estar acompanhado de pessoas que não levantam com frequência.

E você? Prefere ficar na janela ou no corredor?


  • Leia também:

Como escolher os melhores lugares no avião? Dicas para voar com conforto e fugir de roubadas!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção