logo Melhores Destinos

Arraial do Cabo: 8 coisas que você precisa saber antes de visitar o paraíso!

Thayana Alvarenga
11/12/2020 às 4:59

Arraial do Cabo: 8 coisas que você precisa saber antes de visitar o paraíso!

Se você está montando um roteiro para Arraial do Cabo, separamos 8 coisas que você precisa saber antes da sua viagem, como informações sobre as melhores praias, como chegar, roteiro de poucos dias, hotéis e mais. Não deixe de conferir também o nosso guia de Arraial do Cabo, com tudo para você planejar uma super viagem ao paraíso da região dos Lagos!

1. Melhores praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são daquelas com água cristalina, areia branquinha e muito sol – extremamente importante para amenizar um pouco do frio que o banhista sente ao entrar no mar. A pequena cidade conta com nove praias: Prainha, Praia dos Anjos, Praia Grande, As Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Praia do Farol, Praia Brava, Praia do Pontal e Praia da Graçainha. Além delas, há também a Praia de Figueira e Monte Alto, que pertencem ao distrito de Arraial.

Saiba o que esperar das principais praias de Arraial do Cabo:

Prainha: é a primeira praia que você avista ao chegar por terra na cidade de Arraial do Cabo. A imensidão do mar em tons de azul mostra que dali por diante esse destino tem muito a surpreender. Com ondas calmas, o espaço é excelente para quem quer passar o dia, pois conta com barracas que vendem coisas para comer, beber e alugam cadeiras e guarda-sóis – prepare o bolso na alta temporada!

Praia dos Anjos: é de onde saem os passeios de barco e viagens de barco-táxis que levam turistas para outras praias da cidade. Não é recomendado o banho por aqui – e você nem vai querer, pois tem praias muito mais bonitas nas redondezas. Ainda assim, a vista é bem legal e reúne diversos barquinhos atracados esperando para sair. Do outro lado, às vezes, tem alguns pescadores.

Praia Grande: como o próprio nome já diz, é uma das maiores de Arraial do Cabo. Com sua extensa faixa de areia oferece uma boa estrutura para receber turistas com quiosques mais completos e barracas práticas na areia. Organize seu roteiro para ao menos um dia tentar ver o por do sol da areia. Sem dúvida, será inesquecível.

As Prainhas do Pontal do Atalaia: é aqui que está aquela famosa escada marrom de madeira que muitos viajantes posam para fotos em Arraial do Cabo. Mas não é para menos: o cenário paradisíaco de águas azuis merece todos os cliques do mundo. Se tiver disposição para subir, experimente também a vista lá do alto das escadas, contemplando todo o mar – é de arrepiar!

Praia do Forno: é uma das mais procuradas por quem visita Arraial do Cabo já que é um dos cartões postais da cidade. É um excelente ponto para mergulho com snorkel. Portanto, não esqueça de levar o seu e aproveitar o contato com a vida marinha de pertinho. Em dias normais você pode chegar por uma trilha fácil e com paisagens lindas, porém com a pandemia da Covid-19 o acesso está sendo permitido somente via barco-táxi, que te deixa direto na areia.

Praia do Farol: foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, considerando critérios como pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A área é de preservação ambiental e, por isso, é protegida pela Marinha do Brasil, que permite somente até 250 pessoas na praia a cada 45 minutos. Apesar do pouco tempo, vale muito a pena pois o cenário é realmente de tirar o fôlego – e com sorte você ainda consegue ver tartarugas, arraias, baleias e muito mais.

Praia Brava: ela não tem esse nome por acaso. Se você está pensando em visitá-la, esteja ciente de que as ondas são fortes e o acesso não é dos mais fáceis. A faixa de areia é muito pequena, portanto é importante ficar de olho na maré para não ir no dia errado. Ainda assim, o visual do alto da trilha por si só já vale a caminhada. Não há estrutura comercial nesta praia, portanto leve coisas básicas de água e alimentação na bolsa.

Praia do Pontal: ela começa no Morro do Mirante e faz limite com a Praia do Foguete, em Cabo Frio, sendo então a primeira praia de Arraial do Cabo. Com 700 metros de extensão, possui uma longa faixa de areia, que aos finais de semana é bastante concorrida pelos visitantes. O paisagismo também é muito bonito nesta região, já que há muitas árvores e espaços com mais sombra para quem prefere fugir do calorão.

Praia da Graçainha: Com uma curta faixa de areia, essa praia só aparece quando a maré está baixa – e é também quando dá para ver tartarugas marinhas nadando perto. Por ali há muitas pedras, então é importante ter cuidado ao entrar na água. Para chegar é necessário fazer uma trilha leve de cerca de 10 minutos à direita da Prainha – prepare-se para paisagens perfeitas para fotos. Não esqueça de levar o seu snorkel!

2. Roteiro de poucos dias em Arraial do Cabo

Tem poucos dias para ficar na cidade? Não tem problema, seguindo as nossas dicas pelo menos as principais praias você vai conseguir conhecer bem. Para isso, é importante já no primeiro dia fechar um passeio de barco. Várias empresas oferecem o serviço, que leva os turistas para quatro delas: saindo da Praia dos Anjos e seguindo para Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia da Ilha do Farol. Só neste primeiro dia você já terá conhecido quatro praias diferentes em Arraial.

No dia seguinte você pode matar mais três bolas numa única tacada e aproveitar para conhecer a Praia do Pontal, Prainha e Praia da Graçainha, essa última sendo mais recomendada em caso de maré baixa. Como falei anteriormente, para chegar nela é necessário fazer uma leve trilha a partir da direita da Prainha.

Foto: Saveiro Don Juan

No terceiro dia se a maré estiver baixa, uma opção é ir para a Praia Brava. Lembre-se de ficar atento todo o tempo enquanto estiver na praia, já que a água pode avançar rapidamente e cobrir a faixa de areia te deixando ilhado. Por último, a dica é aproveitar o restante do dia na Praia Grande. Se tiver mais tempo, vale acrescentar mais praias citadas anteriormente ou aproveitar um dia inteiro na Praia Grande, com direito ao por do sol soberbo que falaremos a seguir.

3. Como chegar a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está a cerca de 165 km da cidade do Rio de Janeiro. Para chegar até lá, o que muita gente faz é ir até a capital de avião e lá pegar outros meios para chegar a região dos Lagos. Tem quem vá de ônibus com a empresa Auto Viação 1001, quem alugue um carro e vá dirigindo as cerca de duas horas e meia até o paraíso, quem prefira aplicativos de carona como o Blablacar… Somente ônibus, vans e micro-ônibus pagam taxa para entrar na cidade, estando isentos os motoristas de carros comuns.

Voo da GOL para Cabo Frio, perto de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo não tem aeroporto, mas a vizinha Cabo Frio sim. Apenas 20 minutos de carro separam as duas cidades, portanto se você estiver disposto a gastar é a melhor opção – isso porque as passagens não são baratinhas. Quem voa para lá é a Azul e a GOL, que na alta temporada até operam voos diretos! As vezes aparecem passagens aéreas promocionais para Cabo Frio, baixe o app do Melhores Destinos para não perder nenhum desconto!

4. Hospedagem em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade simples e muito pequena – ouso dizer, inclusive, que não tem estrutura para receber o tanto de turistas que a procura atrás das belezas naturais. Quem visita vai encontrar opções de hospedagens mais simples, como pousadas charmosas ou casas de temporada – então não espere por algo muito refinado como um resort cinco estrelas.

Ainda sobre a casa de temporada, é uma ótima escolha para quem viaja em família e precisa de toda a estrutura com banheiros, quintal, cozinha e etc. Há opções para todos os estilos de viagem, desde quartos simples em lugares mais afastados, até apartamentos com varanda para você contemplar a paisagem surreal das praias direto da sua cama.

Confira algumas opções de hotéis em Arraial do Cabo!

5. Atrações turísticas de Arraial do Cabo

Quem visita Arraial do Cabo será abordado todo o tempo por vendedores oferecendo atrações turísticas na cidade, principalmente ali perto da Praia dos Anjos. Além do tradicional passeio de barco citado anteriormente, o turista pode fazer mergulho com cilindro, trilhas guiadas, bugues e outras atividades náuticas. É importante explicar que os serviços oferecidos seguem basicamente o mesmo roteiro independente da empresa, portanto considere outros pontos na hora de escolher a prestadora de serviço, como formas de pagamento, flexibilidade de horários e cancelamentos, tipo de barco etc.

6. Melhor por do sol de Arraial do Cabo

Arraial é linda de todos os jeitos, mas o momento em que o sol resolve descansar é um espetáculo à parte. Se você é como eu que adora contemplar o pôr do sol, em Arraial do Cabo o melhor lugar para fazer isso é na Praia Grande. Da areia, o turista pode agradecer por mais um dia nesse paraíso, enquanto se despede do sol, que vai indo embora refletindo sobre a água transparente.

Leia também:
Pôr do sol: dicas de fotografia e destinos no Brasil para quem ama apreciar

7. Melhor nascer do sol de Arraial do Cabo

O nascer do sol em Arraial do Cabo varia de acordo com a época do ano, porém é inesquecível visto principalmente de três praias: As Prainhas do Pontal do Atalaia, Prainha e Praia do Pontal. Uma das vantagens de ver o nascer do sol na areia é que além de vivenciar um momento que não sairá tão cedo da sua memória, o seu dia ainda rende! Como você já vai estar acordado e na rua, fica mais fácil se organizar para visitar outras praias e até mesmo fazer trilhas sem aquele calorão do meio do dia.

8. Aluguel de guarda-sol e cadeira de praia em Arraial do Cabo

Outra dica importante para economizar durante a sua viagem em Arraial do Cabo é perguntar nos quiosques / barracas das praias se eles deixam usar cadeira, mesa e guarda-sol ao consumir com eles. Ano passado estive na Prainha na alta temporada e estavam cobrando R$ 60 pelo kit com cadeira, mesa e guarda-sol – e não tinha conversa nem desconto, mesmo consumindo. No dia seguinte resolvi perguntar em outro quiosque, que permitiu o uso de todo o kit sem custo adicional para o caso de consumo com eles, o que achei justo. Pesquise para não ter surpresinhas desagradáveis com cobranças abusivas!

Prainha


E você, já esteve em Arraial do Cabo? Tem mais alguma dica infalível para a viagem ao paraíso? Comente abaixo e ajude outros leitores!!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção