Arábia Saudita vai emitir vistos para turistas estrangeiros pela primeira vez!


Arábia Saudita vai emitir vistos para turistas estrangeiros pela primeira vez!
Um dos países mais fechados do mundo finalmente se rendeu ao turismo. A Arábia Saudita, que até então só permitia a visitação de peregrinos muçulmanos com destino a Meca, viajantes de negócios e diplomatas, começou a emitir vistos para turistas estrangeiros.
Cidadãos de 49 países foram autorizados a solicitar o visto online para a Árabia Saudita, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China e Japão. O visto eletrônico (eVisa) é válido por um ano, com múltiplas entradas, para estadias de até 90 dias no país. O Brasil ainda não faz parte da lista.

Riade, a moderna capital da Arábia Saudita
Leia também:
– Turismo no Irã: dicas de viagem para um misterioso destino no Oriente Médio
– É ético viajar para Cuba a turismo? Vale a pena? Confira nossas dicas!
– Turismo na Coreia no Norte: um relato de três dias na capital Pyongyang
– Como tirar o visto cubano?
“Abrir a Arábia Saudita para turistas internacionais é um momento histórico para o nosso país”, declarou em um comunicado Ahmed al-Khateeb, chefe do turismo saudita. “Os visitantes serão surpreendidos (…) pelos tesouros que temos para compartilhar – cinco locais de patrimônio mundial da Unesco, uma cultura local vibrante e uma beleza natural de tirar o fôlego.”
Agora os turistas estrangeiros poderão conhecer algumas das diversas atrações do país, como a moderna capital Riade, as praias cristalinas de Umluj, conhecidas como “as Maldivas da Arábia Saudita”, além de sítios arqueológicos como o Mada’in Saleh, em meio aos cênicos desertos sauditas. As cidades sagradas de Meca e Medina ainda continuarão proibidas para estrangeiros.

Mada’in Saleh, sítio arqueológico em pleno deserto
A decisão não vem ao acaso. A Arábia Saudita, conhecida por ser um reino islâmico ultraconservador, vem se esforçando para modernizar sua imagem. O país árabe frequentemente é alvo de denúncias de abusos dos direitos humanos e ainda promove execuções públicas. Só recentemente as mulheres foram autorizadas a dirigir, e cinemas ainda são novidade.
Parte das mudanças vêm do jovem príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, que estudou no exterior e visa preparar a economia do país para a era pós-petróleo. A promoção do turismo é um dos principais pontos de um ousado programa de reformas chamado “Visão 2030”. A Arábia Saudita espera que até 2030 o turismo seja responsável por até 10% do PIB.
Visitantes de nacionalidades que não constam na lista de países autorizados a obter o visto online, como o Brasil, são aconselhados a entrar em contato com a embaixada saudita.