logo Melhores Destinos

Arábia Saudita vai emitir vistos para turistas estrangeiros pela primeira vez!

Wendell Oliveira
29/09/2019 às 11:13

Arábia Saudita vai emitir vistos para turistas estrangeiros pela primeira vez!

Um dos países mais fechados do mundo finalmente se rendeu ao turismo. A Arábia Saudita, que até então só permitia a visitação de peregrinos muçulmanos com destino a Meca, viajantes de negócios e diplomatas, começou a emitir vistos para turistas estrangeiros.

Cidadãos de 49 países foram autorizados a solicitar o visto online para a Árabia Saudita, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China e Japão. O visto eletrônico (eVisa) é válido por um ano, com múltiplas entradas, para estadias de até 90 dias no país. O Brasil ainda não faz parte da lista.

Riade, a moderna capital da Arábia Saudita

Riade, a moderna capital da Arábia Saudita

Leia também:
Turismo no Irã: dicas de viagem para um misterioso destino no Oriente Médio
É ético viajar para Cuba a turismo? Vale a pena? Confira nossas dicas!
Turismo na Coreia no Norte: um relato de três dias na capital Pyongyang
Como tirar o visto cubano?

Abrir a Arábia Saudita para turistas internacionais é um momento histórico para o nosso país”, declarou em um comunicado Ahmed al-Khateeb, chefe do turismo saudita. “Os visitantes serão surpreendidos (…) pelos tesouros que temos para compartilhar – cinco locais de patrimônio mundial da Unesco, uma cultura local vibrante e uma beleza natural de tirar o fôlego.

Agora os turistas estrangeiros poderão conhecer algumas das diversas atrações do país, como a moderna capital Riade, as praias cristalinas de Umluj, conhecidas como “as Maldivas da Arábia Saudita”, além de sítios arqueológicos como o Mada’in Saleh, em meio aos cênicos desertos sauditas. As cidades sagradas de Meca e Medina ainda continuarão proibidas para estrangeiros.

Mada’in Saleh, sítio arqueológico em pleno deserto

A decisão não vem ao acaso. A Arábia Saudita, conhecida por ser um reino islâmico ultraconservador, vem se esforçando para modernizar sua imagem. O país árabe frequentemente é alvo de denúncias de abusos dos direitos humanos e ainda promove execuções públicas. Só recentemente as mulheres foram autorizadas a dirigir, e cinemas ainda são novidade.

Parte das mudanças vêm do jovem príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, que estudou no exterior e visa preparar a economia do país para a era pós-petróleo. A promoção do turismo é um dos principais pontos de um ousado programa de reformas chamado “Visão 2030”. A Arábia Saudita espera que até 2030 o turismo seja responsável por até 10% do PIB.

Visitantes de nacionalidades que não constam na lista de países autorizados a obter o visto online, como o Brasil, são aconselhados a entrar em contato com a embaixada saudita.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção