logo Melhores Destinos

Arábia Saudita vai permitir a entrada de turistas brasileiros

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
14/01/2021 às 14:39

Arábia Saudita vai permitir a entrada de turistas brasileiros

Um dos países mais fechados do mundo para turismo, a Arábia Saudita anunciou que vai começar a emitir vistos para turistas brasileiros. O documento vai custar US$ 80, algo em torno de R$ 425 no câmbio de hoje, e a validade será de cinco anos permitindo múltiplas entradas durante o período – desde que a permanência não exceda os 90 dias em cada viagem e 180 dias no ano inteiro.

Visto para a Arábia Saudita

O acordo entre Arábia Saudita e Brasil chega como parte do fortalecimento das relações de amizade entre os governos, além do desejo comum de facilitar a circulação de cidadãos entre os países, considerando o princípio da reciprocidade. Foi enfatizada também a necessidade dos portadores do visto respeitarem as leis, regulamentos e tradições nacionais durante todo o período de estadia.

Vale lembrar que, apesar da taxa da emissão do visto, o país tem o direito de recusar a entrada de cidadãos brasileiros em seu território se considerado necessário, ou até mesmo reduzir o período de validade do visto do solicitante. O mesmo vale para os sauditas que vierem ao Brasil.

Mada’in Saleh, antiga cidade em pleno deserto

Com a novidade, o Brasil se junta a outros 49 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China e Japão, que foram autorizados em 2019 a solicitar o visto online para a Árabia Saudita. O país até então era tão restrito que só era permitida a visitação de peregrinos muçulmanos com destino à cidade de Meca, além de viajantes de negócios e diplomatas.

Os turistas estrangeiros poderão conhecer algumas das diversas atrações do país, como a moderna capital Riade, as praias cristalinas de Umluj, conhecidas como “as Maldivas da Arábia Saudita”, além de sítios arqueológicos como o Mada’in Saleh, em meio aos cênicos desertos sauditas. As cidades sagradas de Meca e Medina ainda continuarão proibidas para visitantes internacionais.

Ilhas Umluj e suas águas transparentes são atração no turismo interno da Arábia Saudita


E você, vai colocar esse destino na sua lista? Comente abaixo e participe!

Com informação dos sites Gulf News e Saudi Gazette