Estudantes criam aplicativo gratuito com mais de 20 mil guias de turismo credenciados

Por
20 · mar · 2018       11:29

Conhecer os principais pontos turísticos ao viajar para um destino desconhecido é o objetivo de qualquer viajante, porém isso requer planejamento. A internet facilitou muito essa tarefa, mas há pessoas que ainda sentem dificuldade em organizar viagens com a ajuda da tecnologia, por meio de sites como o nosso Guia de Destinos gratuito onde há dicas para mais de 100 destinos pelo mundo, além de blogs, redes sociais e fóruns.

Mas, também, esses viajantes podem receber uma mãozinha da tecnologia. É o caso de quem busca um guia de turismo para fazer os passeios durante a viagem. Grandes sites como o TripAdvisor e AirBNB oferecem dicas interessantes. Uma nova opção é o aplicativo Guia Certo, disponibilizado gratuitamente por enquanto apenas na App Store (iPhone e iPad). Nele, é possível encontrar o contato de cerca de 20 mil guias de turismo credenciados ao Ministério do Turismo.

Funciona assim: Você realiza uma busca escrevendo o destino para onde você vai e o sistema te apresenta uma relação de guias disponíveis para te acompanhar nos pontos turísticos e demais locais desejados e o preço cobrado pelo serviço. Aí você avalia as tarifas e benefícios de cada profissional.

É possível, também, acessar o perfil de cada guia, onde você encontra uma breve descrição sobre a pessoa, além de um telefone e, em alguns casos, e-mail para contato. Há um espaço para os guias colocarem uma foto pessoal no perfil. No espaço também constam os idiomas que o profissional tem fluência, assim facilitando a comunicação durante os passeios.

O aplicativo foi desenvolvido por cinco estudantes do Apple Developer Academy, no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas-SP. São eles: Felipe Montenegro, Jessica Cherque, Julianny Donda, Leonardo Melo e Yasmin Cropanisi. O projeto foi iniciado em setembro do ano passado e a ideia surgiu após conversas com turistas e guias, quando levantaram uma questão importante: Como fazer os turistas encontrarem guias confiáveis, que sejam regulamentados pelo Ministério do Turismo? E assim nasceu o aplicativo, que faz o intermédio entre turistas e guias.

Todos os guias disponíveis no aplicativo são regulamentados e cadastrados no Ministério do Turismo. Os guias informais ficaram de fora, para que o turista tenha mais segurança durante a sua viagem. O aplicativo também serve de espaço para que os guias divulguem os passeios oferecidos.