logo Melhores Destinos

Aplicativo gratuito reúne informações sobre acessibilidade de lugares pelo mundo

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
13/03/2019 às 16:41

Aplicativo gratuito reúne informações sobre acessibilidade de lugares pelo mundo

Viajar é incrível e precisa ser para todos, mas na prática infelizmente não é bem assim. Nem todo lugar possui infraestrutura com acessibilidade completa para receber um turista cadeirante, por exemplo. A parte boa é que com o advento da internet ficou muito mais fácil se comunicar e, consequentemente, descobrir uma informação sobre algum lugar. Para facilitar, foi criado em 2016 o aplicativo “Guia de Rodas“, que avalia a acessibilidade de hotéis, restaurantes, praias, parques, lojas, entre outros. Ele é gratuito e suas informações podem ajudar muita gente.

Imagine você chegar em um hotel e descobrir que a cadeira de rodas não entra no banheiro do quarto? Ou chegar ao restaurante onde seus amigos estão e não poder entrar porque tem escada na porta ou não dá para circular entre as mesas apertadas? São situações comuns para milhares de pessoas com dificuldade de locomoção. Esse cenário de surpresas desagradáveis é realidade não somente para os cadeirantes, como também para idosos, mães com crianças de colo, ou até mesmo alguém com uma perna quebrada, por exemplo.

O aplicativo é totalmente colaborativo e possibilita qualquer pessoa, sendo ela com deficiência ou não, consultar e relatar o nível de acessibilidade dos locais que visitam. Para avaliar é simples: se imagine no lugar de alguém que tenha uma certa limitação e precise de ajuda na acessibilidade. Então analise quais seriam as dificuldades que ela teria para entrar e se movimentar no local e avalie no aplicativo. Entre as perguntas, estão “a entrada tem boa acessibilidade?” e “o local tem banheiro adaptado?”. Você também pode escrever um comentário.

Exemplo de como funciona o aplicativo

Por enquanto o conteúdo reúne dados de cerca de mil cidades em 62 países. Então quanto mais gente participar durante as viagens, maior será o alcance! Uma curiosidade é que 65% dos usuários avaliando são voluntários sem deficiência. O grande foco é reunir o máximo possível de informações para fazer com que todos possam planejar melhor suas viagens e passeios.

No ano de inauguração do Guia de Rodas, o World Summit Awards, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu o aplicativo como a melhor iniciativa para acessibilidade e inclusão. Em 2018 o reconhecimento foi da ITU, uma agência da ONU especializada em tecnologia de informação e comunicação.

Procure na loja de aplicativos do seu celular iOs e Android e contribua em suas viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *