logo Melhores Destinos

Conheça a origem de 14 apelidos de cidades pelo mundo

Rafael Castilho
Rafael Castilho
28/07/2021 às 4:24

Conheça a origem de 14 apelidos de cidades pelo mundo

Qual o apelido da sua cidade? Muitos destinos pelo mundo são conhecidos por termos e palavras que diferem de seu nome original. Todos estão ligados a algum fato histórico ou simplesmente a poemas que eternizaram na escrita a essência da cidade. Terra da Garoa, Cidade Maravilhosa, Ilha da Magia, são alguns dos apelidos de cidades brasileiras. Agora, aproveite para conhecer a origem dos apelidos pelo mundo.

Big Apple – Nova York 🍎

A “cidade que nunca dorme”, como cantou Sinatra, também é mundialmente conhecida como a Big Apple – Grande Maçã em inglês. Este apelido foi primeiramente usado no livro “The Wayfarer in New York”, de 1909, para identificar de forma metafórica a má distribuição de renda entre os estados americanos.

Anos mais tarde, na década de 20, John J. Fitzgerald, colunista de esportes do New York Morning Telegraph, usou Big Apple para falar sobre corridas de cavalo na cidade. A palavra Apple era muito utilizado pelos jockeys e treinadores para se referir a premiação. Assim foi ficando e a Big Apple – Grande Maça virou símbolo de Nova York.

Big Smoke – Londres ☁️

A capital inglesa já é muito conhecida pelo clima quase inóspito. A chuva e a neblina são frequentes e atrapalham a visita de qualquer turista a Londres. Entretanto, o nome Big Smoke não está ligado a nenhum fenômeno atmosférico, mas sim à poluição.

Com o avanço das indústrias no final do século XIX a cidade começou cada vez mais a ser coberta por uma densa fumaça, mas o apelido Big Smoke ganhou força em 1952. A chegada de uma forte frente fria provocou o bloqueio da dissipação dos poluentes. Londres praticamente ficou às escuras coberta por um denso nevoeiro de poluição. A Big Smoke durou 4 dias e estima-se que 12 mil pessoas perderam as vidas por causa de problemas respiratórios.

Foto: History Channel

Cidade da Coroa Violeta – Atenas ☀️

Este não é um apelido facilmente empregado, mas vale a pena conhecê-lo por sua origem pra lá de incomum. O termo doce e florido, Cidade da Coroa Violeta, só poderia vir de um poeta. Por volta de 450 a.C., o poeta Píndaro, vindo de Tebas, escreveu: “Cidade da luz, com tua coroa violeta, amada dos poetas, tu és o baluarte da Grécia”. Com os dizeres ele se referia ao pôr do sol de cor púrpura e nebuloso que encontrou em Atenas, onde o sol se guarda atrás das montanhas no horizonte.

Cidade das 100 Torres – Praga ⛪

Se você pesquisar apelidos para Praga, na República Tcheca, encontrará: Cidade das 100 torres, 500 torres e até o exagero de 1.000 torres. A confusão é compreensível porque o nome foi concedido a Praga após uma contagem dos muitos, e quero dizer muitos mesmo, pináculos de igreja, campanários, torres e mais torres de quaisquer outras características arquitetônicas que se assemelhavam a um pináculo.

Dependendo de quando a contagem ocorreu podemos falar que todas elas são verdadeiras em algum ponto, pois hoje a contagem relatada está em algum lugar entre 500 e 1.000. Dito isso, stověžatá, o apelido local de Praga em tcheco, na verdade se traduz como “Cem Torres”, então vamos seguir com este que é o mais comum.

Cidade do Fim do Mundo – Ushuaia ❄️

No extremo sul da Argentina fica a cidade mais austral do planeta. O Ushuaia, que já abrigou presídio de segurança máxima e hoje é um importante destino turístico, fica a cerca de 1.000 km do Polo Sul. A cidade argentina é repleta de atrativos naturais e tem ótimas pistas de esqui. É também porto para os navios de cruzeiro que partem em direção ao Continente Gelado.

Cidade do Leão – Singapura 🦁

Originalmente chamada Temasek, a cidade recebeu o nome de Singapura no século 14 e deriva das palavras sânscritas simha (“leão”) e pura (“cidade”). De acordo com a lenda, Sang Nila Utama, um príncipe de Sumatra de Pelambang, esteve na região para caçar e deparou-se com uma criatura as costas, a qual ele acreditou ser um leão. Julgando ser um sinal de boa sorte, ele fundou uma cidade naquele local. Hoje, o mítico Merlion é o símbolo da cidade-nação e representa os valores: coragem, força e excelência.

Cidade dos Sonhos – Mumbai 😴

Mumbai, antiga Bombaim, na Índia, também é chamada de Mayanagri, a Cidade dos Sonhos. Este apelido se desenvolveu ao longo dos anos por várias razões, em parte devido à riqueza econômica da cidade, com muitos milhares de trabalhadores migrando do campo para a urbe todos os dias para ganhar a vida e realizar seus sonhos de uma vida melhor. Mas, igualmente, Mumbai é a sede de Bollywood, uma verdadeira fábrica de sonhos. O local onde mais se grava filmes no mundo.

Cidade do Tigre – Oslo 🐅

Mais um poeta apelidou esta cidade. É difícil entender qual a relação de Oslo, na Noruega, com um tigre. Entretanto, a capital norueguesa é conhecida como a Cidade do Tigre. Tudo graças ao poeta Bjørnstjerne Bjørnson, que em 1870 em seu poema Sidste Sang, descreve uma luta entre um cavalo e um tigre. No poema, o cavalo representa o campo seguro e o tigre a cidade perigosa. Bjørnson via Oslo como um lugar frio, inóspito e perigoso.

A cidade ficou conhecida como Tigerstaden – Cidade do Tigre e o nome foi adotado por todos. Hoje a estátua de um gigante tigre, bem pertinho da estação central, é um dos locais mais fotografados de Oslo.

Cidade Eterna – Roma ⏳

Não há como negar que Roma é a cidade eterna. A capital italiana já foi Império e dominou boa parte do mundo. E até hoje guarda boa parte de seus tesouros. O apelido Cidade Eterna vem desta época. De acordo com a primeira teoria, tudo começou com o poema A Eneida, escrito por Vírgilio entre 29 e 19 a.C., no qual ele se refere ao império (romano) eterno. No entanto, Tibullus foi quem se referiu à cidade de Roma como Romulus aeternae, a Roma eterna, em suas Elegias, escritas no primeiro século a.C.

Cidade Invicta – Porto ⚔️

A bela cidade do norte de Portugal é quedinha por muitos turistas brasileiros que tomam suas ruas principalmente nos dias de primavera e verão. Hoje a invasão às ladeiras do centro histórico é só de visitantes, mas Porto já foi tomada por mouros, cristãos, etc.

O apelido de Cidade Invicta vem do século XIX. Durante as as Guerras Liberais (1832 – 1834), Porto foi cercada pelas tropas absolutistas, mas demonstrou-se invicta perante as ofensivas de D. Miguel. Anos mais tarde, D. Maria II, atribuiu o título de Invicta à cidade e ainda hoje essa referência é mantida no brasão municipal.

Cidade Luz – Paris 💡

Todos que passam por Paris se apaixonam. Durante a noite a capital francesa ganha mais charme ainda com ruas, fachadas, museus e monumentos iluminados, como a famosa Torre Eiffel que brilha e se torna um alto farol. Com este brilho geral, muitos devem acreditar que o apelido Cidade Luz vem daí. Errado!

Acreditem, Paris ficou conhecida como Cidade Luz quando o rei Luiz XIV ordenou a criação de um plano de segurança para diminuir a criminalidade na cidade no século XVII. Uma das medidas adotadas foi o aumento de pontos de iluminação pública e colocação de velas e lampiões nas janelas das casas. Anos depois, o surgimento do Iluminismo, quando Paris se tornou o centro do pensamento científico, artístico e filosófico, fez a capital francesa ter o seu apelido ainda mais reforçado.

La Serenissima – Veneza 🚤

La Serenissima se traduz como “A mais serena”. Este apelido tem tudo a ver com uma das cidades mais românticas da Europa. Mas engana-se quem acredita que o termo foi adotado devido a beleza e a serenidade inconfundíveis desta cidade italiana. Na verdade, o local foi fundado no século V e se tornou, em 697, a Sereníssima República de Veneza. Era seu nome oficial, que durou até 1797.

Paris do Oriente – Beirute 🥐

Atualmente Beirute sofre com a grave crise econômica e politica. As guerras, que tomaram a região durante as últimas décadas, fizeram com que o apelido Paris do Oriente caísse até um pouco no desuso. Entretanto, o charme cultural desta vibrante cidade, a mistura entre o ocidente e oriente, e a grande influência francesa mantida devido a ocupação durante a Segunda Guerra Mundial ainda se mantêm presentes. Os cafés fazem parte da paisagem, assim como a riqueza intelectual, artística e da moda são fortes na capital libanesa.

Veneza do Oriente – Bangkok 🛕

Bangkok fica às margens do grande rio Chao Phraya, o rio dos Reis que tem importância ímpar para a cidade. Por meio de suas águas abundantes e riquezas a cidade se expandiu. No final do século XIX não havia ferrovias e somente poucas ruas pontilhavam a região, o principal meio de transporte era o barco. Para atender a crescente população e o comércio, a cidade contava com dezenas de canais, Tudo fluía por ali. Assim, Bangkok ficou conhecida como a Veneza do Oriente. Os barcos ainda são importante no transporte da cidade e os mercados flutuantes atraem os turistas.

mercado flutuante bangkok

Conhecia a história por detrás destes apelidos? Há outro apelido que gostaria de destacar? Deixe seu comentário logo abaixo.