Anvisa acaba com a obrigatoriedade de máscaras em aviões e aeroportos
Anvisa acaba com a obrigatoriedade de máscaras em aviões e aeroportos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou hoje a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em aviões e aeroportos do Brasil. O acessório passa a ser apenas recomendado pela Agência, principalmente para quem tem problemas respiratórios.
A decisão ocorreu após reunião da diretoria da Anvisa nesta quarta-feira e foi acordado devido à queda do número de internações e de novos casos de Covid – o Conselho Federal de Medicina já havia pedido para que o uso obrigatório da máscara fosse suspenso.
A nova regra ainda precisa ser publicada no Diário Oficial para começar a valer, o que deve acontecer ainda hoje. Apesar da decisão, a Anvisa ressalta que outros procedimentos de segurança continuam, como o desembarque por filas para evitar aglomeração de passageiros em pé e o tumulto na saída do avião.
Vai e volta da obrigatoriedade
O uso de máscaras havia sido flexibilizado pela Anvisa em agosto do ano passado, mas não durou muito. Diante do aumento de casos da Covid, a Agência retomou a obrigatoriedade em novembro.
Agora, pouco mais de três meses depois, o uso da proteção facial nos voos em território nacional e em aeroportos passa a ser apenas recomendado.
O que você achou da nova medida da Anvisa? Vai continuar usando máscaras ou vai abolir de vez? Deixe seu comentário!
Agradecemos a dica do leitor Rodrigo Aguiar!