Antártida pode ganhar o primeiro aeródromo com pista pavimentada


Antártida pode ganhar o primeiro aeródromo com pista pavimentada
O continente gelado da Antártida pode ganhar o primeiro aeródromo com primeira pista de pouso pavimentada. O governo australiano planeja lançar nos próximos meses uma licitação para a construção da pista. O projeto ainda aguarda a aprovação dos órgão ambientais, mas já foi aprovado em consulta pública.
A ideia é construir a pista pavimentada de 2.700 metros perto do campo de pesquisa australiano Davis. A região escolhida é uma área rochosa que raramente fica coberta pela neve. A nova construção oferecerá uma pista segura e melhorará significativamente a pesquisa científica no continente já que o envio de equipamentos e de pessoal será feito mais regularmente e com eficiência. O local fica a 4.838 quilômetros da Austrália num voo de cerca de 6 horas.
Hoje há diversas pistas de pouso da Antártida, mas todas são no gelo e sofrem com as temperes do clima extremo com temperaturas inferiores aos 40 graus negativos. A pista utilizada atualmente pela equipe científica da Austrália fica a 1.400 quilômetros de distância do campo Davis.
A perspectiva é que grande parte da nova pista seja pré-fabricada na Austrália e enviada para o local de navio. Ainda não há data para a construção, mas o projeto é de longo prazo e a ideia é que esteja em operação em 2040.
Com informações do Simple Flying