logo Melhores Destinos

Anac limita número de passageiros e proíbe novos voos em Noronha – veja o que muda!

Mateus Tamiozzo
04/07/2025 às 18:12

Anac limita número de passageiros e proíbe novos voos em Noronha – veja o que muda!

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Uma nova medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgada na tarde de hoje impõe limitações ao número de passageiros por voo e proíbe as companhias aéreas de aumentar operações em Fernando de Noronha.

A ação tomada pelo órgão regulador é válida até 15 de agosto e vem na esteira de dois episódios de aviões da Azul e da Gol que afundaram na pista do aeroporto do arquipélago após o asfalto ceder, e que levaram autoridades federais a exigir esclarecimentos da administração do terminal e do governo de Pernambuco.

Entre as medidas implementadas pela Anac estão:

• o congelamento da quantidade de voos autorizados
• a limitação de operações simultâneas
• a redução do “parâmetro de resistência” do asfalto, para limitar o peso dos aviões que operam no aeroporto

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que as “companhias ajustarão suas malhas aéreas a partir desta sexta-feira (04) para atender às restrições temporárias”, e que os voos serão operados somente em condição de “pista seca”.

A entidade orientou os passageiros a buscar informações sobre remarcação e reembolso nos sites de Azul, Gol e Latam.

Falhas na pista e obras (muito) atrasadas

Os problemas em Noronha começaram há três anos. Em outubro de 2022, a Anac proibiu a operação de jatos (como os Embraer E195 da Azul, os Airbus A319 da Latam e os Boeing 737 da Gol) em Fernando de Noronha por conta de buracos e fissuras na pista.

A partir daí, foram elaborados projetos para reformas, mas as obras começaram apenas em outubro de 2024, ou seja, com atraso de cerca de dois anos. A promessa inicial do governo de Pernambuco era de conclusão em dois meses, mas até hoje os trabalhos não foram finalizados.

Em março deste ano, a Anac liberou o aeroporto de Fernando de Noronha para receber jatos. À época, o Ministério de Portos e Aeroportos deu a previsão de conclusão das obras até o fim de 2025. Porém, segundo a Anac, ainda em março, a reforma das áreas pavimentadas foi paralisada novamente.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção