logo Melhores Destinos

Programa Amigo anuncia novo modelo de resgate de voos com pontos nos parceiros da Star Alliance!

Leonardo Cassol
18/09/2018 às 13:00

Programa Amigo anuncia novo modelo de resgate de voos com pontos nos parceiros da Star Alliance!

O programa Amigo anunciou hoje que fará mudanças no modelo de resgate de voos com pontos das companhias parcerias da Star Alliance. A partir de 17 de outubro o valor em pontos dos trechos deixa de seguir uma tabela fixa por regiões e passa a considerar a distância completa que será voada no itinerário, desde a origem, até o destino final. O diretor executivo do programa, Fabrício Angelin, falou com o Melhores Destinos sobre essas mudanças e também de novidades que vem por aí, como Clube Amigo e cartão Amigo co-branded. Confira!

O que muda nos resgates de voos com pontos nas companhias da Star Alliance

Na prática, a partir de 17 de outubro, os valores em pontos para resgate de voos das companhias membro da Star Alliance vão sofrer maior variação, conforme a distância voada no itinerário escolhido. Por exemplo, um voo entre São Paulo e Miami direto terá um preço. Já um voo entre São Paulo e Miami, com conexão no Panamá, custará mais caro.

Hoje os resgates de voos da aliança seguem uma tabela fixa de pontos, que determina valores exatos por continente ou região do mundo. Com a mudança, essa tabela acaba e cada rota terá um valor que vai depender da distância nos voos escolhidos, e podem/devem ter um custo mais elevado, salvo algumas exceções.

As principais rotas que devem sofrer aumento são destinos na Oceania (Nova Zelândia e Austrália), na Ásia e no Oriente Médio (que hoje custa mais barato que a Europa, por exemplo, mas que fica mais longe). Como dissemos, os valores vão depender da distância no itinerário escolhido e da quantidade de conexões necessárias para se chegar da origem ao destino final.

Por outro lado, rotas domésticas mais curtas dentro da Europa e dos Estados Unidos terão seu custo em pontos reduzido. Por exemplo, um trecho curto dentro da Europa hoje custa 25 mil pontos. E poderá custar 5 mil pontos a partir de outubro, segundo o programa. Já um trecho bem longo, entre Portugal e Rússia, por exemplo, pode ter seu preço elevado. Além disso, na lógica do novo modelo, um voo direto para Portugal vai custar menos que um voo direto para a Turquia, devido à distância menor para o Brasil. No entanto, um voo para Portugal como destino final, com conexão na Turquia, vai ficar mais caro do que um voo direto para Portugal, já que a distância voada será maior.

O Amigo fez questão e enfatizar que analisou as rotas internacionais mais resgatadas pelos clientes do programa e que trabalhou para que o impacto da mudança fosse reduzido nesses casos. Segundo Angelin, por exemplo, foram priorizadas 15 rotas na Europa para que o custo em pontos fosse mantido, ou até reduzido, em alguns casos. Além disso, destacou que analisaram a concorrência e que, mesmo após as mudanças, ficarão de 8% a 10% mais competitivos que eles. Vamos aguardar!

Clube Amigo e Cartão Amigo Co-branded

O Diretor do programa Amigo, Fabrício Angelin, confirmou em entrevista ao Melhores Destinos que a Avianca está trabalhando no desenvolvimento de um clube de pontos mas que seu lançamento deve ocorrer em 2019. Segundo ele, o Amigo não quer criar apenas um clube que a pessoa pague uma mensalidade e ganhe pontos, mas algo que reforce o relacionamento com a empresa, oferecendo benefícios realmente relevantes, sem entrar no mérito dos produtos que já existem no mercado.

O Amigo também é o único programa de fidelidade nacional que não possui um cartão de crédito co-branded em parceria com um grande banco. Segundo Angelin, esse projeto também está sendo analisado, mas não há previsão de lançamento no curto prazo. “A prioridade é melhorar o site e a experiência do cliente”, disse.

Resgate de voos da Avianca Brasil

Nada muda nos resgates de voos nacionais e internacionais da Avianca Brasil com pontos.  Inclusive perguntamos até quando o sistema antigo de emissões continuará funcionando (para quem não sabe, a Avianca Brasil mudou em 2017 o modelo de resgate de voos com pontos para preços dinâmicos, mas deixou ativo o sistema antigo que segue uma tabela semi-fixa de resgate, às vezes mais barato, às vezes mais caro). E não há uma data para a desativação do sistema antigo. Segundo Angelin, a Avianca está acompanhando o comportamento do cliente e é provável que o sistema permaneça funcionando até o início de 2019.

Resgates online de voos em classe executiva da Avianca Brasil

Aqui uma boa notícia! É provável que até o fim do ano o Amigo disponibilize o resgate de voos da Avianca Brasil em classe executiva pelo site do programa, sem precisar ligar para o call center. Hoje é possível resgatar alguns trechos online pesquisando a disponibilidade como voos da Star Alliance, mas além de ser um inventário de voos bem menor, o valor em pontos segue a tabela de parceiros, mesmo quando tem promoção da Avianca Brasil.

Integração/fusão com o Lifemiles

É pública a informação de que a Avianca Internacional e a Avianca Brasil estudam uma fusão, ainda sem data para acontecer. Isso certamente teria impacto para o programa Amigo, que poderia se fundir com o Lifemiles (programa de fidelidade da Avianca Internacional), ou ser mantido separado, mas com um uma melhor integração. Quanto a isso, Angelin informou que nada deve mudar até que de fato se tenha uma movimento concreto com as companhias aéreas irmãs.


Apesar do aviso com antecedência, a Avianca não divulgou os valores em pontos dos trechos que serão trabalhados a partir de outubro. A companhia informou apenas que fará a mudança. Portanto, não dá para avaliar com mais profundidade esse impacto, até que os novos custos sejam conhecidos.

Portanto, se você pretende resgatar voos com pontos em parceiros da Star Alliance, lembre-se: até 16 de outubro é possível utilizar as regras atuais. A partir do dia 17 entram em vigor as novas regras. Agora, se você quer saber se deve esperar ou aguardar, fica a dica. Exceto se você planeja resgatar um voo que claramente pode ser beneficiado pela mudança, como um trecho curto dentro dos Estados Unidos, ou da Europa, ou um voo direto entre São Paulo e Portugal, por exemplo, eu diria que é melhor resgatar logo. Afinal, para que trocar o certo pelo duvidoso…

E, não se esqueça, nada muda nos voos da Avianca Brasil!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção