logo Melhores Destinos

American Airlines e Jetsmart anunciam acordo de cooperação

João Goldmeier
João Goldmeier
29/07/2021 às 16:52

American Airlines e Jetsmart anunciam acordo de cooperação

A American Airlines e a Jetsmart anunciaram hoje um acordo de cooperação (“letter of intent”) que deve envolver o compartilhamento de voos entre as empresas, investimento da companhia americana na empresa chilena, além da utilização do programa de fidelidade AAdvantage por clientes das duas aéreas.

Pelo acordo, que ainda depende de aprovação das autoridades regulatórias de ambos países, a American Airlines vai adquirir uma participação minoritária na Jetsmart, que utilizará esses recursos para financiar a sua expansão.

As companhias planejam oferecer dezenas de voos em conjunto (codeshare), podendo atender a mais destinos no futuro. Um consumidor da American, por exemplo, poderá sair dos Estados Unidos rumo ao Chile voando com a AA e lá se conectar a um destino atendido pela Jetsmart, como Foz do Iguaçu. E o inverso também será possível.

Além disso, será possível acumular e resgatar milhas do AAdvantage para voar com a Jetsmart.

“O investimento proposto na Jetsmart daria aos consumidores acesso à maior rede de voos, menores tarifas e ao melhor programa de fidelidade das Americas” disse Vasu Raja, Chief Revenue Officer da American, adicionando que “isso possibilitaria à Jetsmart e American um crescimento agressivo e lucrativo na América Latina, quando a demanda se recuperar, preservando os melhores aspectos do modelo de negócios de cada companhia”.

O movimento não deixa de ser uma resposta à parceria da Latam com a Delta, ocorrida em 2019. Até então a American e a Latam eram parceiras com planos de integração ainda mais ampla.

Depois disso a American também fechou um acordo com a Gol no Brasil, que lhe permitiu chegar a um bom número de destinos no país. Porém, a Gol tem uma presença tímida na América do Sul quando comparada com a Latam, especialmente nos mercados onde a Jetsmart atua.

O CEO da Jetsmart, Estuardo Ortiz, disse que “Quando completada, essa parceria vai acelerar o caminho da Jetsmart em se tornar a companhia low-cost líder na América do Sul”.

Será que teremos mais voos do Chile para o Brasil num futuro próximo? Que venha mais competição!