logo Melhores Destinos

American Airlines e JetBlue anunciam parceria estratégica e compartilhamento de voos

Leonardo Cassol
16/07/2020 às 11:03

American Airlines e JetBlue anunciam parceria estratégica e compartilhamento de voos

Duas das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, a American Airlines e a JetBlue, anunciaram hoje uma parceria estratégica inédita com compartilhamento de voos e de benefícios de programas de fidelidade para seus clientes. Segundo as empresas, a novidade vai melhorar a conectividade e oferecer mais opções de destinos para os passageiros das duas empresas a partir dos centros de operação em Nova York e em Boston, além de ajudar na recuperação da crise causada pela pandemia de coronavírus. Por outro lado, pode reduzir a concorrência nas rotas domésticas. Confira as principais novidades:

Mais opções de voos e de destinos

Através de suas redes integradas, a JetBlue e a American Airlines anunciaram que vão compartilhar voos (codeshare), oferecendo aos clientes novas opções com horários aprimorados, tarifas competitivas e acesso sem escalas a mais destinos nacionais e internacionais partindo de Boston e de Nova York. A parceria vai oferecer aos clientes da JetBlue mais de 60 novos destinos operados pela parceira. Já os clientes da American terão acesso a mais de 130 novos destinos operados pela JetBlue.

Novas rotas e ampliações de frequências

A American Airlines lançará o serviço internacional de Nova York (JFK) para Tel Aviv e Atenas. Além disso, retornará com os voos de Nova York para o Rio de Janeiro como uma rota sazonal diária, no inverno de 2021. Também continuará a servir destinos populares de longa distância como Londres (LHR) e Madri.

A JetBlue crescerá na cidade de Nova York, adicionando voos em LaGuardia (LGA) e Newark (EWR), além de aumentar sua presença no JFK para conexões à rede internacional expandida da American. A empresa planeja aprimorar o atendimento a mercados estratégicos na costa leste, costa oeste e sudeste, aproveitando o serviço recentemente anunciado pela JetBlue entre Newark e nove mercados, incluindo o serviço de primeira classe doméstica (Mint) para Los Angeles e San Francisco.

Benefícios dos programas de fidelidade

Os membros dos programas de fidelidade JetBlue (True Blue) e da American Airlines (AAdvantage) também poderão desfrutar dos benefícios quando tiverem voando com as duas empresas. Os detalhes dessa parceria, no entanto, ainda não foram divulgados.

Melhor experiência de viagem

As empresas vão permitir a reserva de um único itinerário em qualquer site, conexões convenientes e uma experiência aprimorada no aeroportos. Além disso, uma única experiência de check-in para voos das duas empresas.

A American Airlines informou também que pretende operar mais aeronaves regionais de classe dupla, oferecendo primeira classe nesses voos com origem em Boston e Nova York a partir de 2021.

“O compartilhamento da rede doméstica da JetBlue com o mapa de rotas internacional da American Airlines cria uma nova opção competitiva no Nordeste dos Estados Unidos, onde os clientes desejam uma alternativa às operadoras de rede dominantes”, disse Joanna Geraghty, presidente da JetBlue.

“Esta é uma oportunidade incrível para as duas companhias aéreas. Juntos, podemos oferecer aos clientes um produto líder do setor em Nova York e Boston, com mais voos e mais assentos para mais cidades”, disse o presidente da American Airlines, Robert Isom.

A JetBlue destacou que não está se unindo à aliança Oneworld e que continua com os planos de lançar e operar de forma independente os voos transatlânticos para Londres em 2021.

A implementação do acordo está sujeita a aprovação governamental.


Olha, dá para comparar essa novidade ao anúncio da parceria da Azul com a Latam no Brasil. São duas concorrentes com malhas aéreas complementares se unindo para enfrentar a crise! Tudo indica que ainda teremos novos movimentos de aproximação como esse nos próximos meses. Vamos aguardar!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção