logo Melhores Destinos

Amazon Locker: como economizar nas compras online e recebê-las sem ter endereço nos Estados Unidos

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
23/09/2020 às 4:45

Amazon Locker: como economizar nas compras online e recebê-las sem ter endereço nos Estados Unidos

Uma maneira de economizar tempo e dinheiro nas suas compras nos Estados Unidos é fazê-las online. Dependendo do produto, pode sair bem mais barato que na loja física. Mas nem todos os hotéis aceitam encomendas sem cobrar pelo armazenamento, o que pode se tornar uma surpresa desagradável na hora de receber seu pedido. Um dica é utilizar o eficiente e prático sistema de entregas da Amazon, a maior empresa de comércio online do mundo. Veja como funciona o Amazon Locker e como utilizá-lo em sua próxima viagem.

O que é o Amazon Locker?

O Amazon Locker é um serviço de entrega de auto-atendimento oferecido pela empresa varejista desde 2011, que já conta com mais de 2.700 pontos de entrega espalhados nas principais cidades dos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Os clientes da Amazon podem comprar pelo site da empresa e selecionar qualquer local com armários da Amazon como seu endereço de entrega, sem custo adicional.

Os armários da Amazon geralmente ficam em locais bem acessíveis, dentro de supermercados, lojas de conveniência, shoppings centers e galerias.

Como funciona o Amazon Locker?

Após realizar a sua compra no site da Amazon dos Estados Unidos ou do Reino Unido, você pode selecionar a opção incluir um novo endereço (add address).

Em seguida, selecionar a opção “Amazon Pickup location”. Basta colocar o CEP (Zip Code) do lugar desejado (onde você vai ficar ou passar), ou endereço e ponto de referência. O site vai mostrar todos os pontos de coleta próximos. A partir daí basta escolher a opção desejada.

O pedido será entregue dentro do prazo no armário do endereço indicado. Como toda encomenda, pode sofrer atrasos. Por isso, é importante ter uma margem de segurança, não sendo esse serviço recomendado para períodos de curtíssima permanência. Há ainda um risco pequeno dos armários do estarem cheios no momento da entrega, exigindo um tempo de espera maior do cliente. Isso nunca aconteceu comigo, mas já vi acontecer com pessoas que eu conheço.

Quando o pedido for entregue, a Amazon vai mandar por e-mail um código de 6 dígitos. Após receber essa confirmação, o cliente terá apenas 3 dias úteis para retirar o pacote. Do contrário, os itens serão devolvidos!

Existem ainda algumas outras regras para que a entrega do produto possa ser feita num Amazon Locker. A primeira é que o produto precisa ser vendido e entregue pela Amazon, não sendo elegíveis itens comercializados por lojas parcerias. Os itens devem ter no máximo 4,5kg, com dimensões inferiores a 40cm x 30cm x 35cm. Não são aceitos materiais perigosos e itens com valor acima de US$ 5.000 (acho que por nós tudo bem ser abaixo desse valor, né? kkk).

Como retirar seu produto no Amazon Locker?

Basta ir até o endereço indicado, procurar o armário da Amazon (geralmente na cor amarela, com alguns poucos em cinza escuro), tocar na tela e digitar o código recebido por e-mail. Outra opção é escanear um código de barras que vem junto no e-mail.

É bom ressaltar que não terá nenhum funcionário no local. Apenas um monitor para digitar o código, que vai abrir o box da sua encomenda imediatamente após a validação da senha. O box será aberto apenas uma vez e, depois de fechado, ficará indisponível (nada de fechar o armário com sua encomenda dentro, ok?).

Existe Amazon Locker no Brasil?

Ainda não. O serviço está disponível apenas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

O Amazon Locker vale a pena?

Eu utilizei o Amazon Locker umas seis vezes. Em todas funcionou super bem. Parte das vezes foi alguém da minha família que pediu para eu trazer alguma coisa, aí indiquei para fazerem a compra utilizando para entrega armários próximos de onde eu me encontrava. Em outras eu mesmo comprei, pensando em economizar tempo e dinheiro. Acho que vale muito a pena, especialmente quando o hotel cobra para receber encomendas.

Tem um vídeo bem didático do TecMundo sobre o funcionamento do Amazon Locker. Confira:

 


E você, já utilizou o Amazon Locker? O que achou? Comente e participe!