Cuidado! Embaixada do Reino Unido alerta sobre golpe de solicitação do ETA


Cuidado! Embaixada do Reino Unido alerta sobre golpe de solicitação do ETA
A Embaixada do Reino Unido no Brasil está alertando viajantes sobre golpes envolvendo a solicitação da autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization – ETA) para a entrada de turistas no Reino Unido.
O órgão reforça que os únicos meios legítimos de solicitar uma ETA são por meio do aplicativo ou do site oficial do governo britânico (veja aqui o passo a passo).
“Estamos cientes de que golpistas podem alegar oferecer esse serviço, mas alertamos que essas solicitações não são reconhecidas pelo governo britânico e são fraudulentas”, alerta a embaixada.
Desde o dia 8 de janeiro, brasileiros e outros viajantes que pretendem entrar no Reino Unido precisam apresentar a autorização eletrônica.
Veja também:
- Saiba como solicitar o ETA para o Reino Unido: passo a passo para brasileiros!
- Reino Unido suspende o ETA para viajantes em conexão; taxa pode aumentar para turistas
Atenção
Uma forma de identificar o site oficial do governo do Reino Unido é verificar o final do link recebido: nunca terminará em “.com”, mas sempre com “.uk”.
Também é importante estar atento ao valor cobrado pela autorização: uma ETA oficial custa, em janeiro de 2025, 10 libras. Qualquer valor diferente deste é motivo de suspeita.
Vale saber ainda que o governo britânico aceita exclusivamente cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay. Então, se a cobrança for solicitada por PIX, isso também é um indicativo de golpe.