Descubra as 20 aldeias e vilas mais bonitas de Portugal


Descubra as 20 aldeias e vilas mais bonitas de Portugal
Repleto de belezas, Portugal encanta todos os visitantes que buscam desvendar a rica história deste país europeu. Em todas as regiões, no continente ou no meio ao mar, Portugal guarda em seus pequenos vilarejos a essência de seu povo construída ao longo de muitos anos sob diversas influência e colonizações, batalhas, castelos, muralhas, gastronomia e maravilhas naturais. Para quem quer sair do básico e conhecer Portugal mais ao fundo, deixando de lado os grandes centros urbanos, o principal jornal da Espanha, El País, elegeu as 20 aldeias e vilas portuguesas mais bonitas.
Quer ir para lá, veja: passagens para Portugal
Os 20 vilarejos mais belos de Portugal
Almeida
Colada na fronteira com a Espanha, Almeida é conhecida por sua impressionante fortaleza em forma de estrela, uma das mais bem preservadas de toda a Europa. Erguida no século XIX, a fortificação foi muito importante e fundamental durante a invasão das tropas napoleônicas em 1810. Hoje é possível conhecer mais sobre todos estes acontecimentos no Museu Histórico Militar do vilarejo.

Foto Wikimedia Commons
Castelo de Vide
Visitar Castelo de Vide é uma viagem no tempo. No Alto Alentejo, esta aldeia tem ruas de pedra, casebres brancos e um castelo medieval, onde algumas construções datam do século XVI.
Castelo Mendo
Os vestígios históricos apontam que os primeiros habitantes chegaram à esta região na Idade do Ferro, 1200 a.C. Com suas muralhas construídas sobre uma maciço de granito voltado para o rio Côa, Castelo Minde desempenhou um papel estratégico na defesa da fronteira portuguesa, especialmente até ao Tratado de Alcanizes em 1297.
Castelo Rodrigo
Pertinho da fronteira com a Espanha, esta aldeia é uma joia medieval no topo de uma colina. Castelo Rodrigo tem tudo o que um vilarejo histórico abriga, como muralhas, ruínas de castelo e ruas de pedras.

Foto Wikimedia Commons
Dornes
Numa península banhada pelas águas calmas do rio Zêzere, na região central portuguesa, Dornes tem origem nos anos templários. Desta época mantêm-se a torre pentagonal e Igreja de Nossa Senhora do Pranto, que atrai peregrinos desde o século XIII.
Estremoz
Conhecida como a “cidade branca” do Alentejo, Estremoz encanta por sua história e pelas famosas construções, é claro, pintadas de branco. Falando em fatos antigos e importantes, a rainha Santa Isabel chegou a viver no Castelo de Estremoz, do século XIII. Além disto, Estremoz é conhecida por sua produção de vinhos e jazidas de mármore.

Foto Wikimedia Commons
Idanha-a-Velha
Na região central portuguesa, Idanha-a-Velha foi fundada pelos romanos no século I a.C. e posteriormente se tornou sede episcopal. A sua história atrai turistas que buscam conhecer as suas ruínas, incluindo muralhas romanas, a Catedral visigótica e a Torre dos Templários.

Foto Wikimedia Commons
Lajes do Pico
No meio do Oceano Atlântico, no longínquo Açores, fica Lajes do Pico. Palco da colonização da ilha do Pico no século XV, hoje a aldeia atrai por suas belezas naturais com trilhas e paisagens vulcânicas, eventos culturais, história e o importante centro baleeiro.

Foto Wikimidia Commons
Marialva
Com origens que remontam ao século VI a.C., quando era conhecida como Aravor pelos Túrdulos, Marialva foi palco de diversas civilizações, incluindo romanos, visigodos e muçulmanos. A aldeia, importante reduto militar na Ida Média, foi reconquistada por D. Fernando Magno em 1063 e hoje é um tesouro histórico de Portugal.
Marvão
A 850 metros de altitude, no topo da Serra de São Mamede, fica uma das aldeias mais encantadoras do Alentejo. Com vistas de tirar o fôlego, Marvão atrai por suas muralhas medievais bem preservadas e o imponente castelo, e por seus inúmeros festivais culturais e gastronômicos.

Foto Wikimedia Commons
Monsanto
Construída entre gigantescas pedras, Monsanto é conhecida como uma das aldeias mais portuguesas do país desde 1938. Os pedregulhos foram incorporados no vilarejo e algumas casas parecem se fundir com as rochas, criando um cenário único que parece ter saído de um conto de fadas. Com este jeito bem diferente e histórico, Monsanto foi escolhido como cenário da House of the Dragon , uma história derivada de Game of Thrones.
Monsaraz
Uma das aldeias mais famosas de Portugal fica no Alentejo, a cerca de 20 km de Évora. No topo da colina, com suas muralhas de xisto, ruas de pedra e casebres, Monsaraz oferece vistas deslumbrantes sobre o Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa.
Óbidos
Um dos vilarejos mais procurados pelos turistas fica a cerca de 1 hora de Lisboa. Com suas ruazinhas de paralelepípedos, casinhas brancas, restaurantes, livrarias, lojas e cafés, Óbidos é toda murada e tem um castelo do século XII bem preservado. O vilarejo também é conhecido por seus festejos e eventos, o que rendeu o título de Cidade Literária pela Unesco.
- Igreja de Santiago ao fundo
- Óbidos
Piódão
Conhecida como o presépio da Serra do Açor a cerca de 100 quilômetros de Coimbra, na região central de Portugal, assim é Piódão de apenas 180 habitantes. As pastagens na área montanhosa da serra recheada de nascentes atraíram os pastores lusitanos que ali alimentavam os seus rebanhos. Na época medieval, formou-se um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casas Piódam. Visitar esta bela aldeia é uma das 48 experiências para fazer pelo menos uma vez na vida em Portugal.
Ponte de Lima
No norte do país, pertinho de Braga, na região do Minho, fica esta que á uma das vilas mais antigas de Portugal. A vila é famosa por sua ponte sobre o rio Lima, que combina traços romanos e medievais, sendo um dos cartões-postais e também que dá ao local. Em visita a Ponte de Lima, não perca o Largo de Camões, o Chafariz Nobre, a Igreja Matriz e Museu do Brinquedo Português. Esta bela cidade faz parte dos diversos destinos e atrações imperdíveis da Região do Minho, norte de Portugal.
Provesende
No coração do Douro, a cerca de 1h30 do Porto, fica Provesende, lar de menos de 500 pessoas. Com suas ruazinhas de pedras, igreja do século XVIII e casarões, é claro que o local produz bom vinho, assim como boa parte da região à beira rio.
Sintra
Nos arredores de Lisboa, fica Sintra, um grande distrito, mas com um centro histórico, que foi tido pelos espanhóis do El País, como um dos vilarejos mais charmosos de Portugal. Entre palácios coloridos como o da Pena, castelos medievais como o dos Mouros e jardins misteriosos como os da Quinta da Regaleira, Sintra é uma magia para os turistas.
- Quinta da Regaleira
- Castelo dos Mouros
Sortelha
Um lugar que resiste ao tempo. Sortelha, na região central portuguesa, mantem intacta a sua pujança medieval. Ali tudo é de pedra desde o calçamento das ruas, a muralha que a circunda e o castelo do século XIII. Sortelha também apareceu na lista das 10 vilas mais bonitas de Portugal, segundo a revista Condé Nast Traveller.
Tavira
Na região mais ensolarada e procurada nos verão português fica esta joia do Algarve. Com raízes que remontam aos fenícios, a cidade foi moldada por romanos, mouros e cristãos, deixando um legado rico e diversificado, entre eles as diversas construções que resistem ao tempo com a bela ponte romana e o castelo. Além de boas praias, Tavira se destaca pela rica gastronomia repleta de frutos do mar.

Foto Wikimedia Commons
Vila Franca do Campo
Vem dos Açores esta última aldeia destacada pelo El País. Vila Franca do Campo chegou a ser a primeira capital da ilha de São Miguel, mas em 1522 foi devastada por um forte terremoto. Hoje o vilarejo encanta os turistas que buscam desvendar as belezas naturais da região, que tem o seu principal atrativo uma reserva que abriga uma lagoa vulcânica perfeita para mergulhos.

Foto Wikimedia Commons
O que achou da lista do El País? Já conhece alguma destes vilarejos? Deixe o seu relato logo abaixo.