Sem poluição! Novos aviões com emissão zero podem deixar viagens mais baratas
Sem poluição! Novos aviões com emissão zero podem deixar viagens mais baratas
As fabricantes de aeronaves buscam, há anos, mais eficiência nos aviões com gasto menor de combustível e o uso de energias renováveis. É claro que o grande objetivo é diminuir custos e baratear o transporte aéreo, mas por trás disto tudo há um grande benefício a todos com a menor poluição. Pensando nisto, a Airbus apresentou três conceitos para a primeira aeronave comercial de emissão zero do mundo. Acredite, a previsão da gigante francesa é que os novos aviões entrem em operação em 2035. Caso a fabricante tenha sucesso poderá ser um marco para a redução da poluição e do custo das viagens, permitindo passagens aéreas mais baratas no mundo todo.
Cada um dos conceitos da Airbus busca por meio de abordagens diferentes o avião com emissão zero. Para isto, a empresa estuda diversos processos tecnológicos e configurações aerodinâmicas. “Este é um momento histórico para o setor de aviação comercial. Os conceitos que apresentamos hoje oferecem ao mundo um vislumbre de nossa ambição de conduzir uma visão ousada para o futuro dos voos com emissão zero ”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.
Projeto Airbus ZEROe
Os três protótipos da Airbus terão o hidrogênio como fonte de energia primária. A empresa acredita que este será o combustível da aviação limpa e provavelmente a melhor solução para a indústria aeroespacial atingir as metas de emissão zero.
“Acredito fortemente que o uso de hidrogênio – tanto em combustíveis sintéticos quanto como fonte de energia primária para aeronaves comerciais – tem o potencial de reduzir significativamente o impacto climático da aviação”, destacou Faury.
Veja abaixo os três projetos da Airbus, todos receberam o codinome “ZEROe”:
Turbofan (120-200 passageiros) – Avião com capacidade semelhante ao A320, modelo mais vendido da fabricante. Ele teria alcance de mais de 2.000 milhas náuticas (cerca de 3.700 km), movido por um motor de turbina a gás modificado funcionando com hidrogênio, em vez de combustível de jato, por meio de combustão. O hidrogênio líquido será armazenado em tanques localizados na parte traseira da aeronave.
Turboélice (até 100 passageiros) – usando um motor turboélice em vez de um turbofan e também alimentado por combustão de hidrogênio em motores de turbina a gás modificados. Capazes de viajar mais de 1.000 milhas náuticas (1850 km), tornando-se uma opção perfeita para viagens curtas.
Conceito de design de “corpo de asa mista” (até 200 passageiros) – no modelo mais inovador do projeto as asas se fundem com o corpo principal da aeronave com alcance semelhante ao do turbofan. A fuselagem excepcionalmente larga abre várias opções para armazenamento e distribuição de hidrogênio e para o layout da cabine. O desenho lembra o Flying-V, protótipo desenvolvido por técnicos holandeses com parceria da KLM e Airbus.
A partir destes três conceitos a Airbus amadurecerá o design e o layout até chegar ao modelo ideal da primeira aeronave comercial do mundo com emissão zero. “A transição para o hidrogênio, como fonte de energia primária para esses aviões conceituais, exigirá uma ação decisiva de todo o ecossistema da aviação. Com o apoio do governo e de parceiros industriais, podemos enfrentar este desafio de aumentar a escala de energia renovável e hidrogênio para o futuro sustentável da indústria da aviação”, afirmou o CEO da Airbus.
Para que esta aeronave chegue aos aeroportos até 2035 outras ações em conjunto deverão ser feitas, entre elas a infraestrutura de transporte e reabastecimento por hidrogênio das aeronaves. Para isto, a Airbus ressalta que o apoio dos governos locais será fundamental para atender a esses objetivos ambiciosos com maior financiamento para pesquisa e tecnologia, digitalização e mecanismos que incentivem o uso de combustíveis sustentáveis e a renovação de frotas de aeronaves para permitir que as companhias aéreas retirem as aeronaves mais antigas e menos ecológicas mais cedo do ar. O meio ambiente agradece!
*Informações e fotos Airbus