Airbus A320: conheça a história e os detalhes do avião comercial mais bem-sucedido da história!
Airbus A320: conheça a história e os detalhes do avião comercial mais bem-sucedido da história!
Em 22 de fevereiro de 1987, o Airbus A320 saiu oficialmente do chão pela primeira vez, dando início a uma nova era na aviação. A aeronave da fabricante europeia Airbus representaria uma grande mudança para o setor por conta de seus controles totalmente computadorizados e por colocar um fim ao monopólio do Boeing 737, lançado cerca de 20 anos antes.
De lá para cá, o A320 passou por inúmeras transformações, tornando-se ainda mais tecnológico, e sua história de sucesso já o tornou o avião mais vendido do mundo!

No Brasil, você encontra o A320 nas frotas de Azul ou Latam, e é provável que já tenha pisado em um, especialmente no caso da segunda. São aviões usados por ambas as empresas tanto para voos domésticos quanto para operações internacionais de curta e média distância. Este padrão se repete ao redor mundo.
Se normalmente aqui no Melhores Destinos mencionamos o A320 apenas para falar de novos voos e de passagens aéreas, neste post vamos abordar um pouco mais sobre a história e as principais características deste que pode ser considerado o avião mais bem-sucedido da história da aviação!
Quando o Airbus A320 foi criado?
O primeiro A320 pode ter decolado pela primeira vez em 1987, mas, como em todo projeto de novo avião, a sua história começa um pouco antes.

O seu desenvolvimento começou em 1981. Três anos depois, em 1984, a Airbus fez o lançamento oficial do projeto, que viria a ser o mais bem-sucedido de sua história, já com 96 pedidos de várias companhias aéreas – o maior contrato era com a Air France.
A fabricante europeia estava buscando uma opção de aeronave que pudesse bater de frente com o Boeing 737 e o McDonnell Douglas DC-9. Além disso, seria uma oportunidade para explorar mercados menores, mas igualmente estratégicos – os Airbus A300 e A310, desenvolvidos antes, tinham capacidade para entre 200 e 270 assentos, enquanto o novo avião veio com um limite máximo de 150 assentos.
O primeiro A320 foi finalmente entregue em março de 1988, justamente para a Air France. E a partir daí, segue-se uma história que se espalhou, literalmente, por todo o planeta.
Variações do Airbus A320
É importante destacar que o Airbus A320 é a espinha dorsal do que se chama de Família A320. A partir deste modelo, a fabricante europeia desenvolveu variações desta aeronave: A318, A319 e A321.

O A318 e o A319 são aviões menores, escalados normalmente em rotas regionais que tenham demanda reduzida ou em voos de curta distância. Já o A321 é um pouco mais longo do que o A320 e é usado em trechos mais longos ou de maior procura.
O A319, o A320 e o A321 também têm suas versões neo, ou seja, tipos mais recentes e mais modernos do que seus “irmãos” mais velhos. O A318 não é mais fabricado, e atualmente integra apenas a frota da Air France. Já o A319 (e sua variação neo), embora ainda tenha pedidos de companhias aéreas chinesas, pode estar perto da aposentadoria.
Em geral, os aviões neo são mais eficientes em termos de consumo de combustível, podem ter mais autonomia de voo, são mais silenciosos e garantem um pouco mais de conforto ao passageiro, especialmente no que diz respeito à umidade relativa do ar dentro da cabine.
O primeiro A320neo foi entregue pela Airbus à companhia aérea alemã Lufthansa no início de 2016, e o primeiro voo comercial aconteceu em 25 de janeiro do mesmo ano.
Características: como são o interior e o exterior do Airbus A320?

Em destaque nesta imagem, sistema fly-by-wire foi uma revolução no setor que deixou para trás os comandos analógicos
O Airbus A320, o primeiro de seu nome, mudou o panorama da aviação em termos tecnológicos. Foi o primeiro a ser operado com controles de voo “fly-by-wire” (sistemas digitais de comando do avião) e formatos de gerenciamento do cockpit (cabine dos pilotos) que deixaram para trás as características analógicas e mecânicas que dominavam os aviões da época. Esses avanços foram replicados mais tarde em toda a Família A320.
No que se refere à estrutura física, segundo a Airbus, o A320 tem uma fuselagem ligeiramente maior do que o Boeing 737. Isso permite que as companhias aéreas possam instalar assentos ligeiramente maiores, e a cabine também garante um pouco mais de capacidade de armazenamento de bagagens e outros tipos de itens.

Já o A320neo tem inovações que beneficiam diretamente muito mais as companhias aéreas do que os passageiros. Entre as diferenças para a geração anterior do A320 estão:
- 20% menos consumo de combustível e emissões de CO2;
- 50% de redução na pegada de ruído, o que traz benefícios para os passageiros;
- 5% de redução nos custos de manutenção da estrutura;
- 14% de redução nos custos operacionais em valor por assento.
Tem internet no Airbus A320?

Se a companhia aérea quiser, um Airbus A320 pode, sim, ter conexão de internet sem fio! Hoje em dia, os aviões já saem de fábrica configurados com wi-fi, se isso estiver nos planos do comprador.
Há duas alternativas para as companhias: aproveitar a solução da própria Airbus para instalar internet a bordo ou correr atrás de um outro fornecedor que instalará o wi-fi usando a estrutura técnica disponível no avião na saída de fábrica.
Também há, é claro, a possibilidade de uma empresa optar por não colocar wi-fi no avião. Mas hoje em dia essa é uma decisão cada vez mais rara, dada a popularidade do serviço. Ninguém vai querer ficar de fora da festa, ainda mais sob o risco de perder passageiros, certo?
Qual é o motor do Airbus A320?

O tipo de motor a ser instalado em um Airbus A320 também é uma decisão que cabe, sobretudo, à companhia aérea. No entanto, as empresas não podem fazer qualquer escolha – há uma limitação a partir do que é proposto pela fabricante.
No caso da Família A320neo, a Airbus destaca que há duas opções: o Pratt & Whitney GTF e o LEAP-1A da CFM International. Segundo a fabricante, estes motores, como parte de um conjunto maior de equipamentos, contribuem para uma economia de 20% no consumo de combustível em relação a gerações anteriores de aviões, permitem alcances maiores de voo e uma capacidade maior de carga.
Entre as companhias aéreas brasileiras que operam o A320, a Latam faz a escolha pelo equipamento da Pratt & Whitney. A Azul, por sua vez, tem usado a opção da CFM International.
O que são os “sharklets” do A320?

“Sharklets” do Airbus A320
A Airbus afirma que foi pioneira no uso de dispositivos de “ponta de asa” na aviação comercial. – os winglets -, começando com os modelos A300 e A310. Essas aeronaves, que são a base do portfólio da empresa, foram equipadas com os chamados “wingtip fences”, extensões em formato de seta posicionadas acima e abaixo da ponta da asa.
A experiência adquirida com o A300/A310 foi aplicada à Família A320. Em 2009, a Airbus anunciou os “sharklets”, uma ponta de asa semelhante à barbatana dorsal de um tubarão, desenvolvida especialmente para aumentar a eficiência e o alcance com carga do A320.
Esses “acessórios” na asa do avião têm 2,4 metros e reduzem o consumo de combustível em até 4%. Além de serem padrão nos modelos A320neo, também estão disponíveis para novas aeronaves A320 de primeira geração. Podem, ainda, ser instalados em aviões A320 já produzidos anteriormente, mas que evidentemente precisam sair de operação para uma visita ao centro de manutenção.
Como funcionam os winglets?

Agora um pouco de física. De maneira geral, os winglets fazem as aeronaves terem um melhor desempenho em voo. Isso acontece porque essas estruturas reduzem os vórtices que se formam atrás da ponta da asa enquanto a aeronave corta o ar. Esses vórtices surgem quando o ar de baixa pressão que flui sobre a asa encontra o ar de alta pressão que flui sob a asa, exatamente na ponta.
Os vórtices criam o chamado arrasto. Esse fenômeno desacelera a aeronave e precisa ser compensado com mais impulsão – e, assim, um maior consumo de combustível. Os winglets conseguem alterar e reduzir drasticamente esses vórtices, de modo que a aeronave precisa de menos impulso para manter a mesma velocidade.
Quantos Airbus A320 já foram entregues?
O A320 é um campeão inquestionável de vendas! Até o fim de agosto de 2025, a Airbus havia entregue um total de 12.198 aviões da Família A320. Destes, 4.752 são do modelo A320 de primeira geração, e 2.244 são do tipo A320neo, a nova geração.

Em relação a pedidos de aviões A320, o que inclui, portanto, aviões ainda não entregues, a Família A320 registrou 19.362 pedidos até o fim de agosto de 2025. A Airbus tem 4.756 pedidos para o A320 e 4.057 pedidos para o A320neo.
Já entre os aviões que estão voando, a Airbus afirma que há 4.161 modelos A320 em operação ao redor do mundo atualmente. No caso do A320neo, todos os 2.244 aviões entregues estão em operação – ou seja, nenhum foi aposentado até agora.
De acordo com a fabricante, a Família A320 registra quase 40 milhões de horas de voo e mais de 18 milhões de ciclos (uma decolagem e um pouso = um ciclo) desde que entrou em operação. A Airbus não divulga essas informações por modelo específico de avião.
Quais companhias aéreas usam o Airbus A320?
Os aviões A320 e A320neo operam em mais de 260 companhias aéreas de cerca de 100 países. No Brasil, Azul e Latam são as operadoras do A320. A Gol, por sua vez, tem uma frota exclusiva de Boeing 737.
Entre as principais companhias aéreas que usam o Airbus A320 e/ou sua variação neo estão: Azul, Latam, Air Asia, Air India, Avianca, British Airways, China Eastern, Easyjet, Iberia, JetSmart, Lion Air, Lufthansa, Qantas, Swiss e TAP.

Como mencionamos acima, a Airbus tem muitos outros clientes ao redor do mundo, incluindo companhias aéreas bem menores ou menos conhecidas. Com o A320, a empresa alcança absolutamente todos os continentes, e o avião é escalado em diversos tipos de rotas, das mais simples às mais complexas, como em altitudes elevadas, regiões montanhosas ou de calor e frio extremo.
Entregas do Airbus A320 vs. Boeing 737
A família Airbus A320 ultrapassou o Boeing 737 no início de outubro para se tornar o avião mais vendido da história. De acordo com a agência de notícias Reuters, a fabricante europeia assumiu a liderança com a entrega de um A320 para a Flynas, da Arábia Saudita. São 12.260 aeronaves deste tipo vendidas desde que o primeiro modelo entrou em serviço.
Vale ressaltar que a fabricante norte-americana está sob amplo escrutínio em relação ao Boeing 737 após problemas recentes que incluíram o desprendimento de uma porta de um 737 da Alaska Airlines em pleno voo. O caso abriu uma “caixa de Pandora” na Boeing por uma série de supostas negligências na linha de montagem de seus aviões.
Quantos assentos tem o Airbus A320?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque cada companhia aérea pode definir quantos assentos terão os seus Airbus A320. Mas, via de regra, a fabricante europeia trabalha com o padrão de 150 assentos em um padrão de duas classes no A320 (com limite de 180 lugares) e de 150-180 no A320neo (com limite de 194 lugares).
No Brasil, por exemplo, a Latam tem uma frota de aviões A320 com 180 assentos. Já as mesmas aeronaves na Azul têm capacidade para 174 passageiros.
A definição sobre quantos assentos tem um Airbus A320 depende de uma série de fatores. Os mais comuns são o espaço que a empresa quer dar entre as poltronas, o que pode permitir adicionar ou retirar fileiras, e se o avião terá apenas classe econômica ou outra seção ou cabine com mais espaço para os passageiros.
E a qualidade dos assentos?

A seleção do tipo de assento costuma ser responsabilidade das companhias aéreas, e faz parte do processo de personalização do avião. Os materiais das poltronas podem variar dependendo do fornecedor e das especificações escolhidas pela empresa aérea, que tem a flexibilidade de selecionar os materiais, cores e designs dos assentos para atender às suas preferências e a requisitos operacionais.
Quais são a velocidade e altitude máximas do Airbus A320?

Segundo a Airbus, o modelo A320neo tem uma velocidade de cruzeiro de 830-840 km/h e uma altitude máxima de operação de 39.800 pés (12.100 m). No entanto, a velocidade e a altitude exatas podem variar dependendo de fatores como regulamentos de controle de tráfego aéreo e configuração da aeronave.
Já o peso máximo de decolagem (Maximum Take-Off Weight, ou MTOW) do A320 é de 78 toneladas. O A320neo tem um MTOW minimamente maior, de 79 toneladas. O peso bruto da aeronave depende da configuração de cada aeronave.
De acordo com a fabricante, o A320 voa até 6.200 km sem necessidade de paradas, enquanto o A320neo voa 6.400 km.
Qual é o preço de um Airbus A320?

Mais uma vez, não há uma resposta exata. A Airbus informou que não divulga o preço médio de um Airbus A320, e o valor final também depende do tipo de personalização que uma companhia aérea solicitará à fabricante.
Um dos últimos registros públicos da Airbus neste sentido data de 2018. À época, um A320 novo custava, em média, US$ 101 milhões, enquanto o A320neo, nova geração do mesmo avião, alcançava a casa de US$ 110 milhões.
Esses valores certamente estão mais elevados hoje em dia por elementos como a inflação e os custos de fabricação de aviões por conta da escassez de suprimentos no mercado.
O Airbus A320 é seguro?

Linha de montagem do A320
Assim como toda aeronave, a resposta é sim. Vale sempre ressaltar que nenhum acidente ou incidente (com ou sem fatalidades) tem causa única na aviação, sendo um conjunto de fatores que culminam em uma tragédia.
Em quase cinco décadas de história, há nove registros de acidentes com o Airbus A320 em que todos ou quase todos os passageiros a bordo morreram, segundo o Aviation Safety Network. O mais recente foi em 2020, envolvendo a Pakistan International Airlines (PIA), e foi resultado de uma aparente sucessão de erros da tripulação no momento do pouso.
Há muitas outras ocorrências em torno do Airbus A320, mas que não resultaram em mortes. O Airbus A320neo, por sua vez, não tem registro de acidentes com fatalidades desde que entrou em operação, em 2016.
O Airbus A320 em números
Confira abaixo um resumo dos principais números em torno do Airbus A320 e do A320neo!
| Característica | A320 | A320neo |
| Data de estreia | 22 de fevereiro de 1987 | 25 de janeiro de 2016 |
| Variações | A318, A319, A320 e A321 | A319neo, A320neo e A321neo |
| Pedidos | 4.756 | 4.057 |
| Entregas | 4.752 | 2.244 |
| Em operação | 4.161 | 2.244 |
| Número de assentos | Até 180 (duas cabines) | Até 194 (duas cabines) |
| Wi-fi | Sim, mas depende da companhia aérea | Sim, mas depende da companhia aérea |
| Velocidade máxima | 840 km/h | 840 km/h |
| Altitude máxima | 12.100 m | 12.100 m |
| Peso | 78 toneladas (peso máximo na decolagem) | 79 toneladas (peso máximo na decolagem) |
| Autonomia de voo | 6.200 km | 6.400 km |
| Preço (em 2018) | US$ 101 mi | US$ 110 mi |
| Acidentes fatais | 9 | 0 |
Já viajou em um Airbus A320? Para além das características da própria companhia aérea, você conseguiu notar aspectos do próprio avião? Participe nos comentários!