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Finalmente! Hóspedes pedem e Airbnb anuncia melhorias na plataforma

Daniel Akstein Batista
21/09/2023 às 15:44

Finalmente! Hóspedes pedem e Airbnb anuncia melhorias na plataforma

Se o Airbnb precisava das sugestões dos hóspedes para fazer melhorias em sua plataforma, então finalmente os pedidos básicos dos viajantes já começam a sair do papel. A empresa anunciou novidades após saber dos usuários o que eles queriam de melhorias na ferramenta.

As principais mudanças anunciadas pelo Airbnb estão ligadas às taxas de limpeza e preços, nos filtros das buscas de hospedagens, no atendimento ao cliente e na verificação de anúncios. Como podemos perceber, são alguns pontos um tanto básicos, mas com os quais os viajantes andam insatisfeitos.

Pesquisa com os clientes

Segundo o Airbnb, em maio o CEO Brian Chesky perguntou aos viajantes que usam a plataforma quais melhorias eles gostariam de ver, e não faltaram sugestões. As principais foram:

  • Taxas de limpeza reduzidas;
  • Busca e filtros aprimorados;
  • Anúncios verificados;
  • Atendimento ao cliente mais eficiente;
  • Programa de fidelidade para hóspedes;
  • Preço total com impostos;
  • Melhorias no sistema de avaliação;
  • Preços mais baixos;

Diante dos pedidos, o Airbnb finalmente mudou algumas coisas na plataforma para melhorar a experiência dos viajantes. Confira algumas delas:

Taxa de limpeza

Pagar a mais para ter um quarto limpo parece exagero, mas o Airbnb tem essa política, uma das principais reclamações dos viajantes. “A taxa de limpeza é uma cobrança única para limpar o espaço em que você fica e é definida pelo anfitrião. A taxa de limpeza é somada ao preço por noite quando você reserva um anúncio”, diz a empresa em seu site.

Segundo comunicado do Airbnb, no entanto, essa prática está diminuindo. “Ainda neste ano, globalmente, a taxa de limpeza de mais de 260 mil anúncios foi reduzida ou removida”, diz a empresa, referindo-se aos oito primeiros meses no ano. Segundo ela, ainda, há “3 milhões de anúncios que não a cobram”.

Hospedagens mais baratas

Os preços das hospedagens também mudaram e estão um pouco mais baixos, segundo a empresa. A plataforma agora conta com novas ferramentas que facilitam o anfitrião a controlar os valores e a oferecer descontos semanais e mensais, além de outras iniciativas que ajudam a tornar os preços das acomodações mais acessíveis, com uma maior transparência das taxas cobradas para os hóspedes e o recurso de exibição do preço total.

Além do valor total da hospedagem, dá para ver os detalhes da cobrança. Mas alguns lugares ainda cobram taxa de limpeza

Melhorias na busca e nos filtros

A melhora no sistema de busca também foi um pedido dos usuários do Airbnb, para encontrar as acomodações com facilidade. E as melhorias nesse sentido começaram hoje. Caso uma busca tenha poucos resultados, os hóspedes vão visualizar na página da procura um carrossel com outras opções de acomodações disponíveis em datas semelhantes.

Além disso, o Airbnb adicionou dois novos filtros de busca , para quem procura acomodações que aceitam animais de estimação e que oferecem camas king. Segundo a empresa, mais de 25% das acomodações disponíveis na plataforma aceitam animais de estimação e mais de um milhão de acomodações possuem camas king.

Verificação de anúncios

Nada pior do que fechar uma acomodação e depois descobrir que ela não está na localização divulgada ou até mesmo se tratar de um anúncio falso. Para evitar esse problema, o Airbnb afirmou que no final do ano vai começar a verificar os anúncios nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e França, exibindo um ícone de verificação nesses anúncios.

Apenas no segundo semestre de 2024 é que a empresa começará a verificar os anúncios em mais 30 países. Ou seja: talvez no Brasil essa melhora na segurança ainda demore mais um ano.

Mesmo ainda sem o selo de verificação oficial, o Airbnb diz que “neste ano 157 mil anúncios falsos foram impedidos de entrar na plataforma e outros 59 mil foram removidos”.

Atendimento ao cliente

Quem nunca esperou loooongos minutos para conseguir ser atendido no famoso ‘Atendimento ao Cliente’ das empresas que atire a primeira pedra. Segundo o Airbnb, essa é uma situação que também está sendo revista com carinho e, no último trimestre, a empresa já conseguiu uma melhora, respondendo a 94% das chamadas em inglês em até 2 minutos – e o mesmo tempo foi estendido a outros nove idiomas.

O Airbnb ressalta que a partir de novembro outras melhorias começarão a ser feitas no atendimento ao cliente, melhorando ainda mais o tempo de resposta.


O que você achou dessas mudanças? Se costuma usar o Airbnb em suas viagens, compartilha sua experiência com a gente!

 

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