logo Melhores Destinos

Air Caraïbes solicita voos entre Campinas e Paris e pode disputar com a Azul horários deixados pela Aigle Azur

Wendell Oliveira
06/12/2019 às 13:22

Air Caraïbes solicita voos entre Campinas e Paris e pode disputar com a Azul horários deixados pela Aigle Azur

A companhia aérea francesa Air Caraïbes pretende voar para o Brasil. De acordo com a Coordenação de Aeroportos da França (COHOR), a empresa apresentou proposta para ficar com parte dos slots (horários de pousos e decolagens) da Aigle Azur, falida desde setembro, planejando um voo diário do aeroporto de Orly, em Paris, para Viracopos, em Campinas. Mas ela não está sozinha: a Azul também pediu horários para operar nesse mesmo trecho, com cinco voos semanais.

As dúvidas que surgem são: os voos serão em parceria? Será uma concorrência? Ou é apenas uma estratégia para conseguir os slots no disputado aeroporto francês?

A Azul era parceira da francesa Aigle Azur, com um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) suspenso antes da falência. Por enquanto, há poucas informações. Procurada pelo Melhores Destinos, a companhia aérea brasileira disse que não tem nenhuma negociação de parceria com a Air Caraïbes em andamento.

Com base em Guadalupe e Martinica, no Caribe, a Air Caraïbes voa para outras 13 ilhas caribenhas, além de Paris. É uma empresa muito pequena. O que causa surpresa seu pedido de voar para o Brasil, especificamente para o aeroporto de Viracopos, principal centro de operações da Azul…

Vale lembrar que o CEO da Azul, John Rodgerson, já havia antecipado que a empresa estava analisando duas cidades para anunciar sua nova rota internacional, em 2020: Nova York e Paris.

Ao que tudo indica, 2020 será um ano agitado para a aviação brasileira, com mais ofertas de voos ligando o Brasil ao Caribe. A holandesa Fly Caribbean Direct (FlyCD) já anunciou voos diretos saindo de São Paulo e Brasília para Bonaire, onde será possível se conectar para mais destinos caribenhos como Aruba e Cancún. Já a low cost Flycana, da República Dominicana, almeja voar para São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

A falência da Aigle Azur

A Aigle Azur estava em recuperação judicial desde o início de setembro, quando cancelou todos os seus voos para o Aeroporto Viracopos, em Campinas. Dias depois, a companhia decretou falência, deixando mais de 19 mil passageiros sem voar.

Era uma vez a Aigle Azur…

Durante o período de recuperação judicial, a aérea chegou a receber 14 ofertas de empresas interessadas em seus ativos, como os seus horários no aeroporto de Orly, em Paris.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção