logo Melhores Destinos

Gramado retoma roteiros de agroturismo. Confira os passeios e ingressos!

Bruna Scirea
14/07/2021 às 12:49

Gramado retoma roteiros de agroturismo. Confira os passeios e ingressos!

A partir de hoje viajantes que visitam a Serra Gaúcha poderão voltar a curtir as atrações dos Roteiros de Agroturismo de Gramado. São quatro diferentes passeios que irão levar os turistas para o interior do município, onde poderão ter mais contato com a natureza, com o estilo de vida do campo e com produtos coloniais, entre eles bebidas e comidas pra lá de deliciosas.

As diferentes rotas turísticas são operadas pela Brocker Turismo e podem ser conferidas a seguir:

Tour do Vale

Para conhecer as belezas que Gramado esconde no seu interior, uma bela pedida é visitar o Vale do Quilombo, que tem uma paisagem feita de morros verdes, rios e cachoeiras, passando por campos de araucária, plantações de kiwi e parreirais de uva. O vale está localizado na Linha 28, na zona rural de Gramado, um lugar repleto de casas coloniais.

Lá, o turista é recebido pelas famílias de descendentes de imigrantes italianos e alemães. Uma delas é a Família Marcon, que compartilha a história de seus antepassados em um memorial, mostrando objetos que eram utilizados pelos familiares no plantio de milho e o manejo com os animais. O visitantes podem alimentar ovelhas e degustar suco de uva, pão e geleias produzidas pelos Marcon.

O tour segue para o Alambique dos Rosas, onde o visitante acompanha a produção da cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar. A última parada é na Família Baretta, em uma casa centenária em estilo enxaimel, que serve café da tarde com produtos coloniais como bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés. Veja mais informações e reserve ingressos para o Tour do Vale.

Tour Linha Ávila

Na Linha Ávila, a primeira parada é na Família Wagner, onde os visitantes são recebidos com saborosos doces e geléias produzidos pelo casal Lírio e Terezinha. A família de origem italiana e alemã é contada enquanto o passeio se estende até a plantação de morangos e árvores frutíferas da família. Em época de frutas é oferecido o “colha e pague”, que garante um belo momento junto à natureza.

Na Cantina Nonno Giovanni, a história da imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani. Lá, ganha destaque a produção artesanal de vinho, além da degustação de queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros. O roteiro termina com uma parada no Sítio Tradição, espaço natural e tradicionalista da cultura gaúcha em Gramado, onde é servido um delicioso almoço com costelão na vala. O local também oferece passeios e demonstrações de doma de cavalos e uma aula sobre chimarrão. Leia mais sobre o passeio e reserve seus ingressos para a Linha Ávila.

Tour O Quatrilho

No Tour O Quatrilho, o visitante é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram as localidades de Campestre do Tigre e Tapera, uma região de vales e riachos onde viveram os protagonistas do livro e do filme O Quatrilho. O cultivo de frutas, a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta são alguns dos pontos altos do passeio.

A primeira parada é na Família Lazaretti, que desde 1880 se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa. Tendo em sua adega, onde o visitante é recebido, barris de madeira produzidos pela família.

O tour segue para o Moinho Grings, construído no final do século 19 pelas famílias Trentin e Dal Ri – que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme O Quatrilho. Para encerrar , a Família Ramm abre as portas de sua casa e convida o visitante para um café típico alemão, com receitas, história, sabores e a tradição guardadas pela família. Veja mais sobre o passeio e reserve ingressos para o Tour O Quatrilho.

Tour Raízes Coloniais

O Tour Raízes Coloniais faz um retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita, o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração até os dias atuais. Entre os destaques, estão a arquitetura típica, a hospitalidade e um delicioso café colonial servido no passeio.

A primeira parada é na Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames), que conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores. Na Ervateira Marcon é possível acompanhar o processo artesanal de fabricação da erva-mate. O tour ainda passa pelo Museu Fioreze e o Caffe Della Nonna, onde a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece um saboroso café com pães caseiros saindo quentinhos do forno a lenha, geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas, polenta e muito mais. Veja mais informações e reserve ingressos para o Tour Raízes Coloniais.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção