Santos Dumont ou Galeão: qual aeroporto no Rio de Janeiro escolher para a sua viagem?
Santos Dumont ou Galeão: qual aeroporto no Rio de Janeiro escolher para a sua viagem?
Vai viajar para o Rio de Janeiro e está em dúvida sobre qual aeroporto escolher? O Rio de Janeiro tem dois aeroportos distantes apenas 14 quilômetros um do outro. De forma geral, o consenso é que o Aeroporto Santos Dumont é a melhor opção na maioria dos casos: está localizado no Centro e próximo à Zona Sul, ou seja, perto de tudo que interessa à grande maioria dos turistas e visitantes da Cidade Maravilhosa.
Há a previsão de que a partir de janeiro de 2024, por determinação do governo, as companhias aéreas deverão transferir a maioria de seus voos do Santos Dumont para o Galeão, deixando no aeroporto do centro do Rio de Janeiro basicamente voos da ponte-aérea SP-RJ. No entanto, não sabemos se a decisão será mantida, já que ela gerou diversos questionamentos, inclusive judiciais.
Enquanto aguardamos o desfecho, se quiser economizar, pesquise a passagem aérea para RIO (Rio de Janeiro – Todos os Aeroportos) no site da companhia aérea ou da agência de viagem, dessa forma serão mostrados os voos para ambos aeroportos.
Nesse post reunimos informações úteis para ajudar você a decidir qual aeroporto escolher na cidade, mostrando os prós e contras de cada um deles.
Aeroporto Santos Dumont
“Na dúvida, vá para o Santos Dumont”. O antigo conselho que virou ditado para os viajantes com destino ao Rio de Janeiro tem sua razão de ser. Em primeiro lugar pela localização privilegiada do aeroporto, no centro da cidade, que favorece tanto a chegada às principais áreas de hotéis e pontos turísticos quanto às zonas de negócios, além de ser a opção mais rápida para se chegar à Rodoviária Novo Rio. Do Santos Dumont para a Zona Sul, a distância varia desde uns poucos quilômetros até os bairros mais próximos ao centro, como Flamengo e Botafogo, a pouco mais de 10 km até Copacabana e aproximadamente 20 km até Ipanema e Leblon.
O trajeto entre o Santos Dumont ao Aeroporto do Galeão pode levar mais de uma hora, dependendo do trânsito. E não há muitas opções de transporte público entre eles. A linha de ônibus especial havia sido suspensa, mas deve ser retomada com a transferência dos voos. Além disso, o governo estadual avalia disponibilizar transporte de barcas entre os dois aeroportos, em viagens de cerca de 20 minutos de duração. Mas, por enquanto, é apenas um projeto.
O Santos Dumont foi conectado pelo moderno VLT, que liga o aeroporto ao Centro da cidade, ao metrô e a rodoviária Novo Rio. Em setembro de 2023 a tarifa custa R$ 4,30. O VLT é confortável, seguro e tem ar condicionado, sendo uma excelente opção para esses casos.
O aeroporto também ganhou um shopping anexo, com boas opções de alimentação e de compras, além de um hotel com uma vista bem legal.
O local designado para o embarque em transporte por aplicativos, como Uber e 99, é no shopping vizinho, o Bossa Nova Mall, sendo fácil acessar ele a pé.
Além disso, o Santos Dumont é um dos aeroportos mais bonitos do Brasil, com bela arquitetura – tombada como patrimônio do estado -, ao lado do mar e com vista privilegiada para o Pão de Açúcar e para a Ponte Rio Niterói. Decolar do terminal e passar ao lado desses cartões postais cariocas é uma experiência inesquecível.
Aeroporto Internacional Rio Galeão / Tom Jobim
Assim como em São Paulo e Belo Horizonte, o crescimento da cidade exigiu a construção de um segundo aeroporto com mais capacidade, especialmente para voos internacionais. No caso do Rio, o novo terminal foi construído na Ilha do Governador, mais próximo da área central que seus colegas paulista e mineiro.
O Galeão já foi muito maior que o Santos Dumont e concentra todos os voos internacionais do Rio de Janeiro. Deve retomar importantes rotas domésticas em 2024, após a migração de voos do aeroporto central da cidade, inclusive para o Norte e Nordeste.
O Galeão é a melhor opção para quem vai para a Baixada Fluminense e é interessante para quem vai para a Barra da Tijuca e demais bairros da Zona Oeste. Fica relativamente próximo ao centro, com acesso pelas Linhas Vermelha e Amarela, além da Avenida Brasil. Mas, dependendo do horário, o trânsito é intenso. O ideal é pousar no Galeão no período da tarde ou da noite e decolar pela manhã. Assim, você estará sempre no contra-fluxo do trânsito.
As linhas de ônibus turísticas foram interrompidas devido à baixa demanda, mas devem ser retomadas em 2024, com ônibus especial executivo e com ar condicionado – o chamado frescão. Atualmente estão disponíveis apenas linhas comuns partindo do Galeão, com preços e horários que você pode conferir clicando aqui.
O aeroporto conta ainda com espaços designados para carros de aplicativos, como Uber e 99, que são boas opções para grupos, além dos pontos oficiais de táxis. Quem preferir pegar um táxi deve optar pelos de cor amarela, que são mais baratos, havendo a opção de pré-pagamento na tarifa comum, o que recomendamos.
Mais informações no site da concessionária RioGaleão
Clique aqui e conheça as opções de transfers no Rio de Janeiro!
Dicas para escolher o melhor aeroporto para chegar no Rio de Janeiro
Um site muito interessante para quem vai ao Rio de Janeiro é o Vá de Ônibus, que oferece opções para montagem de trajetos e linhas com consulta por endereços, pontos de interesse e atrações turísticas.
Para pesquisar passagens para ambos os aeroportos, em vez de utilizar os códigos SDU (Santos Dumont) ou GIG (Galeão) use RIO nos sites de venda de passagens ou das companhias aéreas. Vão aparecer nos resultados as melhores opções dos dois aeroportos.
No mapa abaixo você pode conferir onde ficam os principais aeroportos que atendem a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Visualizar Aeroportos Rio de Janeiro em um mapa maior
Faltou alguma dica importante? Deixe seu comentário para que possamos melhorar este post!
Com contribuições dos leitores Gilberto Martins, Bruno Feliciano e Jörg Bliesener
Veja também: