Os 12 aeroportos mais bonitos do mundo

João Goldmeier
João Goldmeier
22/06/2020  ·  5:0122 · jun · 2020  ·  5:01

Os 12 aeroportos mais bonitos do mundo

Listas são sempre polêmicas e nunca vão agradar a todos. Talvez esse seja o lado bacana delas: são ótimas para iniciar discussões, cada um defendendo seus gostos e até lembrando de opções que sequer foram consideradas. Vamos conferir os aeroportos mais bonitos do mundo?

Aeroporto Internacional Adolfo Suárez, Madri-Barajas (MAD) – Madri, Espanha

Em qualquer lista dos aeroportos mais bonitos do mundo, você vai encontrar o Terminal 4 do Aeroporto Internacional de Madri. Seu teto ondulado com ripas de bambu e clarabóias para permitir iluminação natural, sustentado por colunas de aço amarelas é icônico e rendeu diversos prêmios aos arquitetos Antonio Lamela, Richard Rogers e Luis Vidal.

Aeroporto Internacional de Incheon (ICN) – Seul, Coreia do Sul

Inaugurado em 2001 e eleito por cinco anos consecutivos o melhor aeroporto do mundo na pesquisa realizada pela Airport Council International’s (ACI), o aeroporto de Seul possui algumas amenidades que dificilmente encontramos em aeroportos como campo de golfe, rinque de patinação, spa com sauna e até um cassino. Além disso, passageiros em trânsito podem aproveitar tours gratuitos pela capital coreana (eu fiz um e recomendo!).

Aeroporto Internacional Changi (SIN) – Singapura

Se é pra falar de amenidades inéditas, ninguém ganha de Changi, que tem o apropriado slogan “mais que um aeroporto”. Nada melhor para definir um espaço que abriga um borboletário, piscina no teto, cinema (grátis), escorregadores com altura de 3 andares, museu de arte e muito mais. Em sua recente expansão, chamada The Jewel (a jóia) ganhou um jardim tropical com direito a uma cachoeira com queda d’água de 40 metros. Realmente nem parece um aeroporto!

Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing (PKX) – Pequim, China

Inaugurado em setembro de 2019 e projetado para receber até 72 milhões de passageiros ao ano, o novo aeroporto de Pequim é obra da arquiteta Zaha Hadid. O Melhores Destinos esteve lá recentemente e contou tudo sobre o novo Aeroporto Internacional de Pequim Daxing. Suas formas orgânicas e vãos livres imensos impressionam!

aeroporto internacional de pequim daxing

Aeroporto Internacional Marrakech-Menara (RAK) – Marrakech, Marrocos

O aeroporto de Marrakech foi inaugurado em 1952 e na recente reformulação de 2008 foi modernizado, ganhando painéis solares para geração de energia e uma fachada magnífica cheia de desenhos ornamentais típicos da cultura islâmica.

Aeroporto Internacional Heydar Aliyev (GYD) – Baku, Azerbaijão

Inspirado na hospitalidade do Azerbaijão, o Aeroporto Internacional de Baku foi concebido para romper os conceitos do que é um aeroporto. Apostando em materiais naturais como madeira, pedra e tecidos para criar a sensação de acolhimento, o projeto do estúdio de arquitetura turco Autoban foi inaugurado em 2014.

Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) – Dubai, EAU

O Aeroporto de Dubai é o maior do mundo no total de passageiros transportados por ano. Seu Terminal 3, inaugurado em 2008 possui capacidade para receber 29 Airbus A380 simultaneamente. A arquitetura também é destaque, com sua forma ovalada e recortes de vidro para entrada de luz natural.

Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KUL) – Kuala Lumpur, Malásia

Desenhado pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa, o Aeroporto de Kuala Lumpur incorpora o estilo islâmico em seu teto, ancorado por colunas imensas. Inagurado em 1998 ele conta uma floresta tropical no terminal principal chamada de Jungle Boardwalk (calçadão de selva).

aeroportos mais bonitos do mundo

Aeroporto Internacional de Shenzen-Bao’an (SZX) – Shenzen, China

Construído em apenas 3 anos e inaugurado em 2013 ao custo de US$1 bilhão, o novo Terminal 3 do Aeroporto de Shenzhen, na China, impressiona quem por lá passa. Com desenho dos arquitetos italianos Massimiliano e Doriana Fuksas, tem altura de 80 metros dividida em três pisos e coberta por um teto imitando uma colmeia que permite a entrada de luz natural.

aeroportos mais bonitos do mundo

Aeroporto Internacional de Hamad (DOH) – Doha, Qatar

Inaugurado em 2014, o Aeroporto de Doha foi projetado pelo escritório de arquitetura HOK. Ficou famoso pela escultura de um urso de pelúcia gigante no seu átrio. Possui uma academia de ginástica com spa (paga) na área de embarque, entre os portões A10 e B10, com piscina, hidroterapia, quadra de squash e muito mais. Foi nomeado o melhor aeroporto do mundo pela AirHelp em 2019.

aeroportos mais bonitos do mundo

Aeroporto Internacional Franz Josef Strauss (MUC) – Munique, Alemanha

Único aeroporto na Europa a receber 5 estrelas pela Skytrax, Munique possui um vão central multiuso, que permite que diversos eventos diferentes ocorram durante o ano. Já rolou por ali até campeonato de surfe em piscina de ondas! No Natal o espaço recebe um animado mercado de Natal com direito a rinque de patinação no gelo. Além disso, o aeroporto possui uma cervejaria produzindo o ano inteiro, com direito a biergarten no verão.

Aeroporto Internacional de Bilbao (BIO) – Bilbao, Espanha

O Aeroporto de Bilbao foi desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava (o mesmo do Museu do Amanhã, no Rio) e tem a forma que lembra um pássaro, com duas “asas” simétricas e um “bico” afiado apontando pra cima no centro.

aeroportos mais bonitos do mundo

Menção honrosa: Terminal TWA no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – Nova York, EUA

Embora não funcione mais como um terminal aeroportuário, o Terminal TWA merece uma menção honrosa, já que hoje é possível visitá-lo e até dormir nele com a inauguração do TWA Hotel. Obra-prima do arquiteto Eero Saarinen, o Terminal TWA foi inaugurado em 1962, na era dourada da aviação a jato. Por sua importância é patrimônio tombado do Estado de Nova York.

aeroportos mais bonitos do mundo

Sua forma foi inspirada nas asas de uma gaivota voando e com certeza você deve lembrar dele no filme “Prenda-me se for Capaz”, com Tom Hanks e Leonardo DiCaprio.


Agora é com vocês, leitores! Algum aeroporto que deveria estar na lista dos aeroportos mais bonitos do mundo? Não concorda com alguma das escolhas que fizemos? Comente!