Conheça os melhores aeroportos da América do Sul – três estão no Brasil
Conheça os melhores aeroportos da América do Sul – três estão no Brasil
A Skytrax divulgou, na última semana, o ranking World Airports Award (melhores aeroportos do mundo), um dos mais importantes do setor! O prêmio classifica os melhores terminais em diferentes categorias, inclusive, os campeões de cada região do mundo. Nós separamos os 10 melhores da América do Sul para que você confira – já adiantamos que os brasileiros estão dando um show.
10. Aeroporto de Congonhas, São Paulo
O Aeroporto de Congonhas está no coração de São Paulo e é o segundo mais movimentado do país. Recebendo apenas voos domésticos, ele registrou mais de 210 mil pousos e decolagens em 2019. Possui somente um terminal – muito bem sinalizado – o que facilita a vida dos passageiros na hora de se localizarem por lá. Ele abriga muitas lojas, sorveteria, livrarias, farmácias e lanchonetes, além de disponibilizar serviços como Correios e caixas eletrônicos. Quem tiver acesso as salas VIP pode desfrutar por lá também, são três, no total. Veja todos os estabelecimentos disponíveis no site.
9. Aeroporto Internacional de Ezeiza, Buenos Aires
O aeroporto de Ezeiza fica a 35 km de Buenos Aires e atende voos internacionais e alguns domésticos. Ele é o mais importante da Argentina – transportou cerca de 11,8 milhões de passageiros em 2019, em rotas por toda a América Latina, América do Norte, Europa, e algumas para a África e Oceania. Por lá você encontra livrarias, lanchonetes, restaurantes com culinária típica da região, além de lojas variadas e serviços como internet gratuita, casas de câmbio, serviços bancários, lojas de conveniência e salas VIP.
8. Aeroporto de Medellín, Colômbia
Localizado no município de Rionegro, a 29 km do centro da cidade de Medellín, ele opera voos domésticos e com destinos internacionais para países próximos. O aeroporto conta com caixas eletrônicos, casas de câmbio 24 horas, salas VIP e acesso Wi-Fi gratuito. A gastronomia é diversa, contando com restaurantes, lanchonetes, confeitarias, bares, sorveterias e muito mais. As lojas também estão disponíveis e têm opção de roupas, bebidas, eletrônicos, acessórios etc.
7. Aeroporto Rio Galeão, Rio de Janeiro
Seguindo o ritmo das grandes capitais, a cidade do Rio de Janeiro também precisou ampliar a sua capacidade de chegadas e partidas aéreas. Dona de uma das paisagens mais lindas do mundo, a capital fluminense abriga o Aeroporto Rio Galeão – ou Tom Jobim – ele é bem maior do que a outra opção da cidade, o Santos Dumont, especialmente para voos internacionais, além operar importantes rotas domésticas. Localizado na Ilha do Governador, é a melhor opção para quem tiver como destino a Baixada Fluminense, Barra da Tijuca e outros bairros da Zona Oeste. As opções de alimentação, serviço e compras também são variadas.
Leia mais sobre ele no post Santos Dumont ou Galeão: qual aeroporto no Rio de Janeiro escolher para a sua viagem?
6. Aeroporto de Santiago, Chile
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, conhecido com Aeroporto de Santiago, é a única alternativa para quem vai à capital do Chile e arredores – é por ele que decolam e pousam quase todos os voos para o país. Ele conta com mais de 20 restaurantes, lojas, casas de câmbio, hotel e salas VIP e fica a 20 minutos do centro da cidade de carro. O aeroporto está em processo de ampliação, com a construção de novos píeres.
5. Aeroporto de Internacional Guarulhos, São Paulo
O Aeroporto de Guarulhos garantiu um lugar no top 5 da América do Sul no ranking da Skytrax – e o posto de melhor do Brasil. Cumbica é o maior aeroporto do país e o segundo mais movimentado da América Latina, perdendo apenas para Aeroporto Internacional da Cidade do México. Recebendo cerca de 50 milhões de passageiros por ano e pelo menos 830 pousos e decolagens diárias, é também o principal para rotas internacionais do Brasil – são 48 destinos, com dezenas de companhias estrangeiras. As opções de lojas são inúmeras, sem contar os restaurantes, cafés, bares, lanchonetes, sorveterias e a vasta oferta de serviços como casas de câmbio e agência dos Correios.
4. Aeroporto de Guayaquil, Equador
O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guayaquil, é o principal do Equador. A poucos quilômetros do centro da cidade, ele é o destino da maioria dos voos internacionais que chegam ao país. Ele é bem grande e possui uma gama enorme de lojas e restaurantes. Os serviços também variam, são caixas eletrônicos, casa de câmbio, wi-fi grátis, salas VIP, correios e aluguel de carros. A corrida de táxi para ir até o centro da cidade é bem baratinha, vale a pena!
3. Aeroporto de Lima, Peru
O Aeroporto Internacional Jorge Chávez fica em Callao, região metropolitana da Capital Peruana. A distância até o centro de Lima é de 13 km e até o bairro de Miraflores, que é bastante turístico, são 17 km. Ele possui um ótimo hotel, banco, caixas eletrônicos, casas de câmbio 24 horas, posto dos correios, salas VIP, e acesso Wi-Fi gratuito para a primeira hora. Há lojas variadas, inclusive com opções locais para lembranças. Os bares, lanchonetes, cafés e restaurantes são variados e costumam funcionar 24h. Além dos que viajam ao Peru, Lima é muito usado pelos brasileiros que voam com a Avianca para os Estados Unidos ou Caribe para fazer conexão.
2. Aeroporto de Quito, Equador
Inaugurado em 2013, também foi construído para que a capacidade de tráfego aéreo do país e da região fosse ampliada. Ele possui uma das pistas mais longas da América do Sul e conta com caixas eletrônicos, casas de câmbio 24 horas, salas VIP, tomadas para carregar celular e computador, quiosque de internet e acesso Wi-Fi gratuito disponível para os passageiros. Possui também um centro comercial chamado “Mall del Cielo”, que conta com lojas variadas. A gastronomia também é destaque, viu? Outros serviços disponíveis são sala de entretenimento infantil – para quem tem filhos pequenos é uma baita ajuda – sala de massagens e centro médico.
1. Aeroporto de Bogotá, Colômbia
E temos o vencedor! O Aeroporto Internacional El Dorado é enorme, não só em infraestrutura interna, como também externa – é dono de uma das maiores pistas de aterrissagem DO MUNDO! Ele está a 15 km do centro da cidade e possui serviços diversos: caixas eletrônicos, Wifi gratuito, sala VIP, casas de câmbio, cafeterias, restaurantes, free shops e locadoras de carro – tudo isso preenchendo os dois terminais que funcionam 24h. Este é também o aeroporto de cargas mais importante da América Latina!
Ficou curioso para conhecer alguns desses aeroportos e seus destinos? Você pode conferir as melhores promoções que encontramos em nossa página de passagens aéreas, as oportunidades mais incríveis sempre estão por lá!
Queremos saber o que você achou sobre o ranking, conta pra gente nos comentários? Concorda, ou acha que faltou algum?