logo Melhores Destinos

Inframerica vai devolver concessão do aeroporto de Natal ao governo federal

Thayana Alvarenga
05/03/2020 às 10:51

Inframerica vai devolver concessão do aeroporto de Natal ao governo federal

A Inframerica anunciou que vai devolver a concessão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, ao governo federal. O leilão foi realizado em 2011, sendo o primeiro a ter concessão à iniciativa privada no país.

A operadora justifica a devolução pelo baixo tráfego de passageiros. Segundo a Inframerica, o aeroporto foi negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região.

Era esperada uma movimentação de 4,3 milhões de passageiros, porém o fluxo registrado no terminal potiguar foi bem abaixo: 2,3 milhões. “Além disso, as tarifas de embarque de Natal são 35% inferiores se comparado aos demais aeroportos privatizados do país sob o mesmo regime tarifário (dados de dezembro de 2019)”, disse a Inframerica em nota.

Pelo menos R$ 700 milhões foram investidos pela operadora em obras de infraestrutura. Contudo, a Inframerica já disse que vai entrar com um pedido de indenização seguindo a Lei 13.448/2017, sobre a devolução amigável de concessões. O terminal foi inaugurado em 2014 e fica localizado a 33 km do centro da capital Natal. Ele passou a ser administrado pelo grupo argentino em 2012, sendo que o prazo da concessão em contrato era de 28 anos.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção