Sentiu! Aeroporto de Lima adia cobrança de taxa de conexão após críticas e cortes de voos
Sentiu! Aeroporto de Lima adia cobrança de taxa de conexão após críticas e cortes de voos
Depois da repercussão negativa e de uma reação da Latam que inclui o corte de voos, a Fraport, que administra o Aeroporto de Lima, no Peru, decidiu adiar para 7 de dezembro o início da cobrança de uma taxa de conexão que será aplicada a todos os passageiros em trânsito no terminal. A nova tarifa, de US$ 12,67 (em torno de R$ 68) estava prevista para entrar em vigor hoje.
Em nota, o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru disse que o adiamento é “temporário, enquanto se concluem os processos de revisão tarifária e adequação da normativa correspondente”. O Aeroporto de Lima, por sua vez, afirmou que a mudança de data da cobrança da taxa de conexão vem com algumas condições firmadas com o governo local.

Uma das medidas envolve a modificação da Lei de Aeronáutica Civil, “para garantir que todos os custos do transporte aéreo sejam inclusos e sejam informados de forma clara e transparente em todos os bilhetes aéreos, em benefício dos passageiros”, diz a administração do terminal.
Outra iniciativa é a proposta para ajustar a taxa de conexão doméstica, “analisando alternativas a partir do estado para não afetar o usuário e manter a recuperação do investimento privado feito pela concessionária [do Aeroporto de Lima]”, afirmou a Fraport. Neste momento, não há cobrança de tarifa para transferência nacional.
Quando anunciou a taxa de conexão internacional, a concessionária argumentou que a nova cobrança “assegura mais serviços e melhora a experiência dos passageiros”. Também declarou que, do valor total, ficará com US$ 5,74, sendo o resto destinado ao estado para “melhorar outros aeroportos do país”.
Aeroporto de Lima rebate companhias aéreas, especialmente a Latam

O adiamento do início da cobrança da taxa de conexão no Aeroporto de Lima vem após uma enxurrada de críticas dos passageiros e de reações contundentes das companhias aéreas. A Latam, por exemplo, já anunciou o corte de pelo menos duas rotas – Lima-Havana e Lima-Orlando -, justificando nominalmente a taxa de conexão como um dos motivos.
Mas o Aeroporto de Lima não apanhou calado. Diante das críticas, a administração do terminal afirmou, em comunicado: “Manifestamos com preocupação a difusão de anúncios públicos por parte das companhias aéreas que buscam desinformar e gerar confusão em torno da aplicação da Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) de transferência”.
A Fraport argumentou que a tarifa “não constitui uma cobrança adicional”, mas sim a “execução de um mecanismo contratual” que está previsto no contrato de concessão do aeroporto.
Crítica direta ao fim da rota Lima-Havana

No mesmo comunicado, a concessionária faz menção ao corte da linha Lima-Havana pela Latam. O aeroporto rejeitou o argumento da companhia aérea de que a rota seria cancelada por conta da nova taxa, e afirmou que “as companhias aéreas têm flexibilidade para definir e modificar seus itinerários, de acordo com a rentabilidade de suas próprias estratégias comerciais e o fator de ocupação de cada destino”.
Em manifestações na semana passada, a Latam disse que o fim do serviço Lima-Havana se tornou necessário “devido ao desempenho financeiro da rota, agravado pela próxima cobrança da Tarifa Unificada de Uso de Aeropuerto (TUUA) de Transferencia”.
“Este novo cenário de custos torna insustentável a operação da rota face à concorrência regional, uma vez que muitos passageiros em conexão optariam por outros hubs regionais que não impõem este tipo de cobranças. Como resultado, a rota que liga o Peru a Cuba já não é economicamente viável. O cancelamento dos voos entrará em vigor a partir de 11 de março de 2026”, afirmou a empresa.

O CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, disse em um evento da Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte (ALTA) que a medida do Aeroporto de Lima “não só afetará a conectividade do Peru, mas também afetará o turismo e o desenvolvimento econômico do país”.
E em uma entrevista ao jornal peruano El Comércio, afirmou que “a TUUA [taxa] de conexão vai converter o [Aeroporto] Jorge Chávez em uma oportunidade perdida”.
Arrecadação com nova taxa pode passar de US$ 17 milhões
Somente em 2024, segundo dados do Aeroporto de Lima, 1,3 milhão de passageiros que transitaram pelo terminal estavam fazendo conexão. Isso renderia algo em torno de US$ 17 milhões em arrecadação anual só com essa nova taxa.

Com a perspectiva de aumento da demanda global por viagens aéreas, é possível que as cifras sejam ainda maiores considerando números futuros.
Ainda de acordo com dados da própria administração do aeroporto, o investimento no terminal no ano passado ficou em torno de US$ 555 milhões. Vale lembrar que o Aeroporto de Lima é completamente novo e ainda está com algumas obras em andamento.
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