logo Melhores Destinos

Vai para Londres? O Aeroporto Heathrow fecha de madrugada. Veja como chegar se o seu voo partir logo cedo

Rafael Castilho
12/12/2019 às 4:56

Vai para Londres? O Aeroporto Heathrow fecha de madrugada. Veja como chegar se o seu voo partir logo cedo

O aeroporto de Heathrow em Londres é o mais movimentado da Europa. O gigante, que conta com 5 terminais, transportou mais de 80 milhões de passageiros que voaram para 204 destinos em 81 países no ano passado. Mas acredite, ele poderia receber muito mais voos. Você sabia que o Heathrow fecha de madrugada para pousos e decolagens? Sabia que o transporte público até o aeroporto também para? Saiba como chegar até lá se o seu voo for bem cedo.

Em novembro passado, agendei um voo da Air France para o Brasil saindo do Heathrow às 6h25 com escala em Paris. Tudo certo até aí. Foi quando comecei a programar a minha última noite em Londres e me deparei com várias dificuldades e questões de como chegar ao Terminal 4. Para minha surpresa, o aeroporto não opera de madrugada.

Inaugurado em 1929, a antiga Fazenda Heathrow, onde hoje fica o Terminal 1,  registra diariamente cerca de 1,3 mil voos para todos os cantos do planeta. Os destinos mais populares são Nova Iorque (JFK), Dubai, Dublin, Amsterdã, Paris e Hong Kong. Apesar deste gigantismo, o Heathrow opera com restrição de horários.

As restrições noturnas de ruído estão em vigor no aeroporto desde 1962 e foram regulamentadas na Lei de Aviação Civil britânica. Mas os atuais moldes de horários foram aplicados a partir de outubro de 2017. Desde então, estão proibidas as decolagens entre 22h50 e 6h da manhã e as chegadas das 23h05 até 4h45. Com esta restrição, Heathrow perde por ano cerca de 5,8 mil voos.

Há alguma brechas nesta imposição. Voos emergenciais, mau tempo, atrasos, etc podem receber autorização excepcional para operar. Se o avião estiver agendado para as 4h45 e chegar a Londres antes, ele só terá autorização de pouso depois das 4h30. Já os aviões de carga não podem pousar antes das 6 horas.

Terminal 5.

Transporte até o Aeroporto Heathrow

Com toda esta restrição e sem operações de madrugada, o transporte público para chegar ao aeroporto também não funciona. O metrô, o expresso e o ônibus finalizam as viagens desde o centro por volta da meia-noite e retomam às 5 horas. Sendo assim, fica difícil usá-los para tomar voos logo cedo.

O meu voo saia às 6h25 do Terminal 4. O último metrô da linha Picaddily, durante a semana, para este Terminal sai de Picaddily Circus por volta das 23 horas. Já para o Terminal 2,3 e 5 partem um pouco mais tarde. Então, resolvi tomar este, assim ficar menos tempo no saguão do aeroporto. Nesta noite, não reservei hotel, pois iria ter que sair muito cedo e o custo-benefício não compensava.

Leia mais:
Metrô de Londres: guia completo sobre como usar e economizar com o Oyster Card

Para minha surpresa, ao chegar no Terminal 3 encontrei tudo vazio e as portas da estação sendo fechadas. Não havia transporte fácil para o Terminal 4. Ao me informar com o segurança tive que correr para tomar um ônibus até a estação Hatton Cross e de lá mais outro ônibus para chegar até o Terminal 4. O frio da madrugada londrina só piorava as coisas. Esperar o transporte do lado de fora não foi fácil. A viagem de metrô desde o centro durou cerca de 1 hora e custou £ 2,20 com Oyster, bilhete de transporte. Depois foram mais cerca de 40 minutos até o Terminal 4. Pelo menos o ônibus dentro das dependências do aeroporto não é pago.

Estação do metrô no Terminal 1, 2 e 3 operando no período da tarde

Ao chegar no Terminal, havia poucos passageiros. Apenas o Café Nero funcionava. Os balcões de check-in estavam fechados, assim como a área de embarque. Só o pessoal da limpeza trabalhava. Tudo começou a funcionar às 4h30. Já as salas VIPs só abrem às 5 horas.

Cada Terminal do Heathrow tem um horário de operação diferente, mas não foge muito desta realidade do Terminal 4, devido às restrições operacionais. Quem tem voo logo cedo, pode optar e seguir de metrô, assim gastará menos, mas se cansará de esperar. O bom é que tem Wi-Fi grátis no saguão. Pode também optar em seguir do centro até o aeroporto em táxi ou aplicativo de transporte, a viagem dura cerca de 50 minutos e custa a partir de £45. Ou até se hospedar em algum hotel próximo.

Veja abaixo os horários e opções de transporte durante a madrugada:

Metrô

Linha Picaddily – custo a partir de £ 2,20 dependendo da Zona de embarque e horário

Horários: Primeira saída 05h47 da Estação Piccadilly Circus; última às 23h57 (dias da semana). Sextas e sábados o serviço é 24 horas.

Veja aqui os detalhes do seu itinerário no transporte público londrino.

Tempo de viagem: cerca de 1 hora

Ônibus público

Saídas de Piccadilly Circus no N9 para Estação Central de Heathrow

Horários: Primeira viagem às 05h26; última às 01h47

Tempo de viagem: cerca de 1h10

Preço: £1.50

Veja aqui os detalhes do seu itinerário no transporte público londrino.

Trem expresso

Saídas da Estação Paddington

Horário: Primeira saída às 05h10; última às 23h25

Tempo de viagem: 15 minutos

Preço: a partir de £5.50 quando comprado com 90 dias de antecedência

Mais informações no site do Heathrow Express.

Ônibus Executivo

 

A National Express opera ônibus desde a Estação Central Vitória.

Horário: das 4 à 1 hora

Tempo de viagem: 45 minutos

Preço: a partir de £7.50

Londres

Moderna, elegante, movimentada, riquíssima em cultura e opções de entretenimento. Características como essas, entre tantas outras, deixam claro por que Londres é um dos destinos mais procurados do mundo.

Não deixe de conferir nossos guias gratuitos de LisboaPortoBarcelona, Madri e de Londres, onde você vai encontrar muitas informações para planejar e aproveitar melhor a sua viagem. Confira também o post o que fazer de graça em Londres.

Você já teve que pegar voo muito cedo em Heathrow? Conte para nós como foi a sua viagem até o aeroporto. 

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção