Aeroporto de Frankfurt testa robôs para prestar assistência a passageiros
Aeroporto de Frankfurt testa robôs para prestar assistência a passageiros
O aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, esteve testando robôs para prestar assistência a passageiros. Chamado de “YAPE”, da sigla Your Autonomous Pony Express, o objetivo é orientar os viajantes pelo terminal, além de transportar itens de bagagem como uma mochila, por exemplo.
Quem já esteve no aeroporto alemão está ciente dos longos e intermináveis corredores que há por lá. O robô foi testado para ser também um guia, então se deslocar pelo terminal deve se tornar mais fácil com a ajuda do YAPE. Durante os testes foi necessário um smartphone para que os passageiros pudessem interagir com o robô.
O YAPE pode transportar até 30 kg a uma velocidade de 6 km/h em ambientes fechados. Como o robô elétrico autônomo detecta seus arredores, é capaz de contornar obstáculos.
O aeroporto de Frankfurt ainda está avaliando se vai manter a tecnologia pelo terminal. Na próxima fase de testes será permitido que o robô tenha contato direto com um humano, sem a necessidade de controlá-lo através do uso de um aplicativo.
Lembrando que a Fraport, que administra o aeroporto de Frankfurt, é a mesma dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre. Já pensou que interessante algo assim aqui no Brasil? Você experimentaria o serviço? Comente abaixo e participe!