Aeroporto de Florianópolis testa embarque por reconhecimento facial
Aeroporto de Florianópolis testa embarque por reconhecimento facial
O Aeroporto de Florianópolis está testando o embarque de passageiros por meio de um sistema de reconhecimento facial. A novidade dispensa a necessidade de apresentar qualquer documento como geralmente é feito antes de entrar no avião. Esse deve ser o novo método brasileiro de embarque para as viagens futuramente, e o aeroporto catarinense foi escolhido para a realização dos primeiros testes por já ter a tecnologia necessária.
O objetivo principal da novidade é agilizar os processos de embarque nas viagens. Atualmente já existe no mercado o sistema de reconhecimento facial para identificar passageiros e para embarque automático, porém de acordo com o Ministério da Infraestrutura ainda não havia um sistema unificado para checar e validar a identidade do passageiro “com rapidez e segurança, a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais”.
Participaram do teste 12 passageiros voluntários. Considerando a pandemia da Covid-19 eles estavam de máscara, que teve de ser retirada para que o sistema pudesse efetuar o reconhecimento facial. O processo foi realizado na entrada da área de embarque antes do acesso ao avião.
Quando implantado, a verificação deve ser feita em poucos segundos. Vai funcionar assim: antes do embarque, no ato do check-in, será capturada uma imagem biométrica do passageiro, que depois será validada junto à base de dados do governo federal. Após a confirmação, o viajante pode seguir para o embarque sem apresentar documentação.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, novos testes devem ser realizados em mais aeroportos brasileiros nos próximos meses. O sistema pode levar até três anos para ser completamente implantado, podendo começar pelo Aeroporto de Florianópolis a partir de dezembro.
E você, o que achou do sistema? Também acha mais prático embarcar sem apresentar documentação? Comente abaixo e participe!