logo Melhores Destinos

Aeroporto vai usar tecnologia para detectar itens proibidos nos calçados dos passageiros

Thayana Alvarenga
19/03/2021 às 16:37

Aeroporto vai usar tecnologia para detectar itens proibidos nos calçados dos passageiros

Nada mais chato que ter que tirar o sapato para passar pela segurança do aeroporto, não é? Pois isso pode estar com os dias contados. O Aeroporto Internacional de Narita, que serve a região de Tóquio, no Japão, vai começar a testar uma nova tecnologia na triagem de segurança dos passageiros. A operação por enquanto experimental será feita com um equipamento que vai fiscalizar os calçados dos viajantes, por meio de dispositivos preparados para detectar automaticamente itens proibidos sem a necessidade do passageiro tirar os sapatos.

A mudança no procedimento padrão quer tornar o aeroporto mais seguro, confortável e confiável. Segundo a administração, o novo equipamento vai aumentar a triagem de segurança, diminuindo também o contato pessoal, a carga de trabalho do departamento, além de melhorar o ambiente de trabalho.

Aeroporto de Narita serve a região de Tóquio

O aeroporto japonês tem adotado várias medidas envolvendo a realização de procedimentos de segurança. Em abril do ano passado, por exemplo, foram instaladas pistas de triagem de segurança modernas e equipamentos que aceleram os atendimentos em 50%. Foram implantados também nos terminais nacionais e internacionais dispositivos de raios-x com recursos avançados de detecção de explosivos, além de alguns scanners corporais.

Outra modernidade por lá é o PRS, sistema que inspeciona a autenticidade dos cartões de embarque dos passageiros antes do embarque. O aeroporto informou também que um dispositivo de desinfecção de bandejas com luz ultravioleta está sendo usado em caráter experimental durante esse mês de março.


Tomara que a tecnologia se espalhe rápido e nunca mais os passageiros tenham que ficar descalços para passar pela segurança! E você, já passou por alguma situação constrangedora ou engraçada durante as inspeções nos aeroportos? Conte ai nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção