Aeroporto vai usar tecnologia para detectar itens proibidos nos calçados dos passageiros
Aeroporto vai usar tecnologia para detectar itens proibidos nos calçados dos passageiros
Nada mais chato que ter que tirar o sapato para passar pela segurança do aeroporto, não é? Pois isso pode estar com os dias contados. O Aeroporto Internacional de Narita, que serve a região de Tóquio, no Japão, vai começar a testar uma nova tecnologia na triagem de segurança dos passageiros. A operação por enquanto experimental será feita com um equipamento que vai fiscalizar os calçados dos viajantes, por meio de dispositivos preparados para detectar automaticamente itens proibidos sem a necessidade do passageiro tirar os sapatos.
A mudança no procedimento padrão quer tornar o aeroporto mais seguro, confortável e confiável. Segundo a administração, o novo equipamento vai aumentar a triagem de segurança, diminuindo também o contato pessoal, a carga de trabalho do departamento, além de melhorar o ambiente de trabalho.
O aeroporto japonês tem adotado várias medidas envolvendo a realização de procedimentos de segurança. Em abril do ano passado, por exemplo, foram instaladas pistas de triagem de segurança modernas e equipamentos que aceleram os atendimentos em 50%. Foram implantados também nos terminais nacionais e internacionais dispositivos de raios-x com recursos avançados de detecção de explosivos, além de alguns scanners corporais.
Outra modernidade por lá é o PRS, sistema que inspeciona a autenticidade dos cartões de embarque dos passageiros antes do embarque. O aeroporto informou também que um dispositivo de desinfecção de bandejas com luz ultravioleta está sendo usado em caráter experimental durante esse mês de março.
Tomara que a tecnologia se espalhe rápido e nunca mais os passageiros tenham que ficar descalços para passar pela segurança! E você, já passou por alguma situação constrangedora ou engraçada durante as inspeções nos aeroportos? Conte ai nos comentários!