Anac autoriza voos comerciais na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre
Anac autoriza voos comerciais na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre
A Base Aérea de Canoas, administrada pela Força Aérea Brasileira (FAB), funcionará como aeroporto e receberá 35 voos semanais, a partir desta quarta-feira (22/05). A medida emergencial servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (RS), que está fechado por tempo indeterminado desde 6 de maio, após ter as instalações térreas e a pista de pouso e decolagem alagadas com a cheia do Guaíba.
De acordo com o Governo Federal, as companhias podem iniciar a venda de bilhetes a partir de hoje. Amanhã (22/05), os voos poderão ser iniciados, conforme a demanda que as aéreas receberem.
Em nota ao jornal O Globo, “a Gol disse que deseja operar em Canoas, mas elencou que espera o cumprimento de requisitos estruturais e de segurança para iniciar pousos e decolagens no aeroporto. A companhia disse que não prevê data para o início da operação, mas planeja ter nove voos semanais operando na cidade gaúcha.”
Já a Latam, “informou que vai operar voos comerciais de passageiros para a Base Aérea de Canoas de forma excepcional”
Atualização: Nosso leitor Diego Bromfman nos informou via e-mail na manhã desta quarta-feira (22/05) que já conseguiu emitir bilhetes para São Paulo com destino e partida de Canoas pela cia.
A Azul iniciará a operação a partir de 1º de junho. O voo partirá do Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da companhia, às 08h15, chegando a Canoas às 10h. Os voos de retorno partirão às 11h30, com chegada prevista às 13h15, em Campinas, com aeronaves Embraer E1-195. Para essas operações, o local de embarque e desembarque será o ParkCanoas Shopping, que servirá como base para atendimento dos Clientes. Mais informações podem ser encontradas neste link.
Com este anúncio, a malha emergencial terá 134 voos para o acesso ao Rio Grande do Sul por semana, A primeira fase do plano de aviação foi anunciada com 116 voos comerciais semanais.
“Com mais 6 mil [passageiros] que nós teremos em Canoas, vamos ter condições de atender, no primeiro momento, a 30 mil passageiros por semana”, estima o ministro da Secretaria Extraordinária, Paulo Pimenta.
Leia também: Companhias devem alterar ou reembolsar passagens aéreas para o Rio Grande do Sul sem cobrar taxas, determina Anac
Voos
Os aviões decolarão e pousarão em sete aeroportos de pequeno e médio porte no Rio Grande do Sul e mais dois em Santa Catarina. Veja a malha aérea emergencial:
Rio Grande do Sul
Aeroporto de Caxias do Sul: 39 voos semanais;
Aeroporto de Santo Ângelo: 6 voos semanais;
Aeroporto de Passo Fundo: 21 voos semanais;
Aeroporto de Pelotas: 6 voos semanais;
Aeroporto de Santa Maria: 3 voos semanais;
Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais;
Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais.
Santa Catarina
Aeroporto de Florianópolis: 14 voos semanais;
Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais.
Ajude as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Milhares de pessoas foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e precisam de toda ajuda com urgência! Veja como você pode colaborar agora:
Projeto Voltar a Sonhar todos os dias estão entregando colchões, cobertores e outros produtos para quem precisa lá nas cidades da região de Canoas. Já foram entregues mais de 3.000 colchões e nos próximos dias terão muitas entregas. A vantagem é que eles estão lá e sua colaboração chega mais rápido a quem mais precisa! Chave pix: Lippert.v4@gmail.com
Governo do Rio Grande do Sul – Você pode colaborar com a conta “SOS Rio Grande do Sul” via PIX, pelo número do CNPJ da Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul: 92.958.800/0001-38 – a conta é vinculada ao Banrisul.
Vaquinha online – Outra opção disponível é doar para a Vakinha online chamada “Maior Campanha Solidária do RS”, realizadas pelo Instituto Vakinha, o Pretinho Básico e o Badin Colono. Faça sua doação aqui!
Há diversas instituições sérias comprometidas com o auxílio à população gaúcha, nesta página você confere um compilado bem completinho feito pela equipe do Núcleo Jornalismo sobre as ações confiáveis que estão rolando. É possível filtrar por categoria e ainda pesquisar quais são as iniciativas partindo do seu estado.
Com informações e foto de capa da Agência Brasil.