logo Melhores Destinos

China vai retomar a construção do maior aeroporto aterrado do mundo

Leonardo Cassol
12/05/2021 às 15:29

China vai retomar a construção do maior aeroporto aterrado do mundo

A China retomou a construção do Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan,  na província de Liaoning, no nordeste do país. O projeto resultará no maior terminal construído sobre o mar do mundo, numa ilha artificial completamente aterrada na costa da cidade de Dalian, com 21 quilômetros quadrados. Quando for totalmente concluído, o aeroporto poderá receber até 70 milhões de passageiros por ano.

O novo aeroporto tinha sido anunciado inicialmente em 2012, com a construção do aterro tendo começado no ano anterior. Mas as obras foram paralisadas anos depois, ainda em fase de aterramento, em meio a uma polêmica quanto ao seu custo – que deve ultrapassar 5 bilhões de dólares (mais caro por ser um aeroporto aterrado) -, bem como a uma não priorização pelo governo central chinês. Mas agora o projeto foi incluído no plano prioritário de infraestrutura da China, que engloba mais de 30 aeroportos de grande porte. De acordo com o governo de Dalian, as obras devem ser reiniciadas ainda em 2021.

Ele vai substituir o Aeroporto Internacional Zhoushuizi, inaugurado em 1924, que chegou a receber quase 19 milhões de passageiros em 2018, após quatro obras de ampliação. Por causa da expansão da cidade, o aeroporto de Dalian agora está cercado por uma densa área urbana e não tem mais espaço para crescer.

Dalian é um centro financeiro e logístico do nordeste da Ásia

Dalian (em chinês: 大连) é uma metrópole portuária que fica no sul da província de Liaoning, na China. É a cidade mais ao sul da península de Liaodong, com mais de 4,4 milhões de habitantes (nem é muito para os padrões chineses). É considerada um centro financeiro, marítimo e logístico do nordeste da Ásia, mas vem perdendo espaço na competição com outras cidades chinesas e asiáticas.

Nos últimos anos, a região assistiu à saída de investimentos estrangeiros devido aos custos crescentes, à escassez de mão de obra e ao risco geopolítico. O atual aeroporto de Dalian, que já esteve entre os 20 principais da China em termos de volume de passageiros e carga, caiu para 40º lugar em 2020, também por conta dos efeitos da pandemia.

Dalian, cidade do Nordeste da China (Imagens: Wikipedia)

O projeto do novo Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan

Ele será o primeiro aeroporto chinês construído em uma ilha artificial. Foi projetado com um design futurista e super moderno, com capacidade para receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A380 e o Boeing 747. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, a área envolvida é quase o dobro do já enorme Aeroporto de Hong Kong, também construído sobre uma área aterrada.

Projeto do novo Aeroporto Internacional de Dalian – Jinzhouwan (Imagens: PASCALL+WATSON)

A construção será duas etapas. A primeira fase, que deve ser concluída em 2025, compreende duas pistas e terminal de 400.000 metros quadrados para receber até 31 milhões de passageiros e 650.000 toneladas de carga por ano. Na segunda fase, ainda sem data, o aeroporto vai ganhar mais duas pistas e um novo terminal, atingindo a capacidade para movimentar 70 milhões de passageiros por ano, além de 1 milhão de toneladas de carga.

O projeto e os números são impressionantes. Esse aeroporto só acirra a disputa dos super terminais recentemente construídos, como o novo Aeroporto Internacional de Pequim Daxing, o novo Aeroporto Internacional de Istambul, ou dos que estão em construção, como o novo aeroporto Al Maktoum, conhecido como Dubai World Central (DWC), nos Emirados Árabes.

Vejam um vídeo que mostra em detalhes o projeto de construção desse novo aeroporto.

Eu não sei vocês, mais eu curto muito um aeroporto, especialmente quando ele é novo, moderno e/ou diferentão. Quando viajei para Dubai, Singapura e para a Coreia do Sul, reservei horas extras só para passear pelos terminais com calma. Não vejo a hora de conhecer os novos aeroportos da Turquia e de Pequim!

Vale lembrar que no Brasil temos um importante aeroporto construído numa área aterrada: o lindíssimo aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que oferece aos passageiros uma das decolagens e pousos mais bonitos do mundo.

Com informações do China Morning Post.


Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção