Conheça todos os detalhes do novo aeroporto de Berlim, inaugurado com 9 anos de atraso
Conheça todos os detalhes do novo aeroporto de Berlim, inaugurado com 9 anos de atraso
O novo aeroporto de Berlim foi finalmente inaugurado depois de 9 anos de atraso. O Berlim – Brandenburg Willy Brandt vai concentrar todo o tráfego aéreo da região da capital alemã em um único local. Berlim já chegou a contar com três aeroportos. O novo aeroporto, quando todas as obras estiverem concluídas, terá capacidade para mais de 40 milhões de passageiros. Conheça aqui todos detalhes.
Estrutura do novo aeroporto de Berlim
O aeroporto de Berlim Brandenburg Willy Brandt tem BER como código Iata e ocupa uma área total de 1.470 hectares, valor que corresponde a cerca de 2.000 campos de futebol. Os novos terminais T1 e T2 estão localizados entre duas pistas de decolagem e aterrissagem paralelas, que podem ser operadas de forma independente devido à distância de 1,9 km entre elas. O antigo aeroporto de Schönefeld, fica na mesma área do novo Bradenburg, e foi transformado em Terminal 5.
• Pista norte: a pista de decolagem e pouso existente atualmente em vigor no Aeroporto de Schönefeld foi ampliada de 3.000 metros para 3.600 metros.
• Pista Sul: a nova pista de pouso e decolagem tem 4.000 metros de comprimento e 60 metros de largura.
• Pontes de embarque de passageiros: o Terminal 1 possui um total de 25 fingers de embarque de passageiros, sendo 16 no Pier Principal e outras nove no Píer Sul. Há também a parte do Pier Norte para embarque a pé ou por meio de ônibus.
• Posições de estacionamento: Berlim Brandenburg tem 85 posições de estacionamento de aeronaves. Mais 15 estão em construção. Além disso, outras 30 posições estão disponíveis na área norte no antigo aeroporto Schönefeld, agora Terminal 5.
Terminal 1
• Novo terminal e o maior deles com 360.000 m2 e capacidade para 25 milhões de passageiros por ano.
• Dez ilhas de check-in com 118 balcões.
• 36 postos de segurança para raio-x no embarque.
• Oito carrosséis para retirada de bagagem.
Terminal 2
• Terminal em construção com 23,000 m2 e capacidade para 6 milhões de passageiros por ano.
• 16 balcões de check-in.
• Oito postos de segurança para raio-x no embarque.
• Três carrosséis para retirada de bagagem.
• Previsão de inauguração no verão de 2021.
Terminal 5
• Antigo aeroporto de Schönefeld.
• Terminal com 17,000m2 e capacidade para até 10 milhões de passageiros por ano.
• 47 balcões de check-in.
• 15 postos de segurança para raio-x no embarque.
• Oito carrosséis para retirada de bagagem.
Operações do aeroporto de Berlim
O aeroporto foi oficialmente inaugurado em 31 de outubro com a chegada de dois voos. O voo da Lufthansa proveniente de Munique e o da Easyjet vindo de Gatwick (Londres) pousaram em BER e foram recebidos com o tradicional jato d’água para o batismo. Vale destacar que a Easyjet já operava no local e manterá as operações no Terminal 5, antigo Schönefeld.
Antes da inauguração, o novo aeroporto passou por vários dias de testes que contaram com a participação de mais de 30 mil pessoas, entre empregados e convidados.
Com o novo aeroporto, Berlim operará finalmente com o código Iata BER. Os antigos aeroportos da capital alemã usavam os códigos TXL (Tegel), THL (Tempelholf) e SXF (Schönefeld) e BER era usado apenas para a cidade.
O aeroporto de Tegel, no noroeste da capital alemã, será desativado para voos comerciais e todas as operações serão transferidas para Berlim Bradenburgo Willy Brandt até 8 de novembro. Já o antigo Tempelholf foi desativado em 2008.
O primeiro voo internacional a pousar em BER foi o da Qatar Airways proveniente de Doha.
Como chegar ao aeroporto de Berlim
O Terminal 1-2 conta com uma estação ferroviária: Flughafen BER – Terminal 1-2. Assim, o passageiro pode chegar e sair facilmente, pois o aeroporto está ligado à rede de transportes públicos de Berlim, permitindo um acesso conveniente e rápido para qualquer destino da capital alemã. O centro da cidade encontra-se a 18 km de distância.
O Terminal 5 também conta com estação de trem. A ligação entre os terminais 5 e o 1 e 2 é feita gratuitamente pelo transporte público. É só tomar o trem para fazer a conexão. Acesse o mapa do transporte metropolitano de Berlim.
Problemas na construção e atrasos
Era setembro de 2006, a Alemanha vivia uma boa expansão econômica e um pós Copa do Mundo de Futebol, quando as autoridades locais lançaram a pedra fundamental do novo aeroporto de Berlim. Uma obra imprescindível no processo de modernização e reconstrução da capital alemã. A expectativa era que o novo aeroporto fosse inaugurado em 2011, após 5 anos de obras. Mas não foi isto que aconteceu.
Os primeiros problemas foram relatados durante o projeto, que foi várias vezes alterado. Depois de muitas idas e vindas o atraso foi inevitável. A data de inauguração teve que ser adiada em nove meses passando para junho de 2012. A imprensa alemã estava preparada para a oficial abertura. A emissora pública RBB já tinha planejado fazer uma mega cobertura de 24 horas. Os testes de operação no aeroporto foram iniciados, mas tudo foi por água abaixo. O aeroporto foi reprovado na inspeção dos bombeiros e outros problemas foram encontrados.
Os inspetores relataram cerca de 120.000 defeitos, incluindo problemas de segurança contra incêndio, portas automáticas que não abriam e telhados caídos. Cerca de 170.000 quilômetros de cabos instalados dentro e ao redor do aeroporto foram encontrados perigosamente conectados. Algumas luzes não acenderam e outras não conseguiam desligar. E mais de 1000 portas tiveram que também ser substituídas. Novo atraso.
Desde a primeira data até a inauguração oficial no fim do mês passado foram sete atrasos. Até parece o Brasil, onde há obras para a Copa de 2014 ainda não entregues! A máxima alemã de perfeição e eficiência foi dizimada. O custo da obra pulou de € 2 bilhões para € 7 bilhões. Um rombo gigantesco na previsão orçamentária.
É claro que com esta enxurrada de dinheiro consumida acima do previsto os casos de corrupção também vieram à tona. Um ex-operador chegou a ser condenado por aceitar subornos da empresa responsável pelo sistema de proteção contra o incêndio. Além disto, a chefe executiva do aeroporto foi acusada de receber o salário ao mesmo tempo que tinha aposentadoria do Governo. Uma infinidade de problemas.
Problemas futuros para o aeroporto de Berlim
Apesar dos atrasos, o aeroporto foi finalmente inaugurado, mas infelizmente numa época conturbada e de incertezas para o setor aéreo. A pandemia do novo coronavírus provocou uma drástica queda no número de passageiros, deixou os aviões no chão e quebrou algumas companhias aéreas ao redor do mundo. No ano passado, cerca de 36 milhões de passageiros usaram os aeroportos de Berlim. Neste ano, o volume total dos aeroportos da cidade será de apenas 10 milhões. E a previsão, otimista, é que cerca de 18 milhões usem o aeroporto em 2021.
Além de lidar com a queda na receita devido a diminuição do fluxo aeroportuário, a Flughafen Berlin Brandenburg (FBB), empresa proprietária do aeroporto, tem contas a pagar da custosa obra.
A FBB é financiada inteiramente pelos contribuintes na Alemanha. Os estados alemães de Berlim e Brandemburgo possuem cada um 37%, com os 26% restantes pertencentes ao governo federal. Mesmo antes de a pandemia colapsar a aviação global, a FBB já havia sinalizado que precisaria de € 375 milhões em financiamento para 2021. Agora com a pandemia e o buraco financeiro maior, o valor pedido pode ultrapassar os € 500 milhões.
Vale destacar que a FBB é financiada inteiramente pelos contribuintes aa Alemanha. Os estados alemães de Berlim e Brandemburgo possuem cada um 37% e o governo federal tem 26% restantes.
E você, o que achou do novo aeroporto de Berlim? Deixe seu comentário!